SANTA TEREZA: Disputa eleitoral faz presidente da Câmara atropelar processo de julgamento de contas de ex-prefeito

por Wenina — 03/09/2020 às 11:56 — em Cidades, Destaques, Sem categoria

As contas do ex-prefeito do Município de Santa Tereza do Tocantins, Neto Trajano (MDB), referentes ao período 2015/2016, foram julgadas nesta segunda-feira, 31. O parecer da Câmara Municipal foi pela rejeição, apesar dos cinco votos favoráveis que não foram suficientes para aprovar  as contas do ex-gestor

Durante a sessão realizada pela Câmara de Santa Tereza no dia 31 de agosto as contas do ex-prefeito Neto Trajano foram rejeitadas. A Câmara teria que contabilizar pelo menos seis votos contra o parecer do Tribunal de Contas, para que as contas fossem aprovadas, porém apenas cinco parlamentares votaram pela aprovação.

O que chama atenção da defesa do ex-prefeito é que o julgamento foi colocado em votação em período eleitoral. O presidente da Câmara, Severino Cirqueira, escolheu justamente o período eleitoral para realizar o julgamento, que poderia ter sido realizado há pelo menos dois anos, o que pode prejudicar a carreira política do ex-prefeito.

De acordo com a defesa do ex-prefeito, os trâmites para apreciação da matéria não foram seguidos. Segundo o regimento da Casa de Leis o processo de julgamento das contas deveria respeitar as seguintes determinações: Recebido o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado, a Mesa, independente de leitura no Expediente, faria a distribuição, em avulsos a todos os vereadores; Após a distribuição em avulsos, o processo será encaminhado à Comissão de Finanças, Orçamento; O relator terá o prazo de até trinta dias para apresentar o parecer sobre a prestação de contas; No prazo estipulado poderão ser formulados pedidos de informações ao gestor, por meio de citação, para que no prazo de 15 (quinze) dias, possa fazer sua defesa e a defesa dê base jurídica/política, para a Comissão competente exarar parecer pela aprovação ou rejeição das contas; Deverá a Câmara Municipal informar ao gestor dia e horário do julgamento e na oportunidade, caso queira, poderá usar a palavra pelo prazo de até 60 minutos, para defender e justificar o que desejar. Após a oitiva do acusado, suas testemunhas e a sua produção de provas, depois de ouvido os vereadores que quiser se manifestar sobre o julgamento, o Presidente da Câmara passará a votação, que será nominal e pública; Feita a votação em turno único, o Presidente declarará o resultado, aprovação ou rejeição das contas, mandará expedir Decreto Legislativo que será assinado pela Mesa e incluído na Ata da Sessão que deverá ser assinada pelos vereadores.

A defesa de Neto Trajano  destaca que, da forma como o processo foi conduzido, “ possui vício formal de procedimento e poderá ser nulo de pleno direito; pelo fato do ex-gestor não ter comparecido deveria o Presidente da comissão fazer certificado de revelia e publicar no portal da Câmara Municipal ou mural de publicações do Poder Legislativo, todavia não foi esse o procedimento”, frisou.

Presidente

De acordo com o presidente da Câmara, Severino Cirqueira, a intensão é que o processo fosse colocado em votação no início do ano, mas a pandemia dificultou o andamento. Ainda segundo ele, tudo foi feito com orientação do jurídico da Câmara. “Fizemos tudo como manda a lei. Acompanhamos o regimento a lei orgânica”.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeito e gabinete de crise acompanham mapeamento de mais de 150 famílias no Jardim Taquari

Além de suporte material aos moradores, ação conjunta garante antecipação de repasses...

Prefeitura de Aparecida realiza leilão online e presencial de bens inservíveis no dia 27 de janeiro

No total, serão leiloados nove itens, entre sucatas, maquinários e veículos. Os...