SANTA TEREZA 34 ANOS:
Desfile Cívico, homenagens e corte do bolo abrem comemorações

por Wenina — 01/06/2023 às 15:07 — em Cidades, Destaques

Muitas homenagens marcaram o Momento Cívico em comemoração ao aniversário de Santa Tereza. Além de Desfile dos estudantes, parabéns e corte do bolo marcaram o início da comemoração pelos 34 anos da cidade

Uma festa de muita alegria, homenagens e reconhecimento ao município de Santa Tereza do Tocantins foi realizada na manhã desta quinta-feira, 1º, data em que se comemora 34 anos de Emancipação Política da Cidade. A Gestão Municipal preparou um Momento Cívico cheio de surpresas para celebrar a trajetória do município e agradecer a todos que contribuíram para o desenvolvimento local.

Além de apresentações culturais e pronunciamentos das autoridades, um lindo desfile cívico com estudantes e o tradicional corte do bolo também fizeram parte do evento, tudo pensado para celebrar a importante data e homenagear a população.

Na Avenida Manoel Silvério Dourando, nas proximidades do Paço Municipal, foi montada uma estrutura para recepcionar os convidados, além do pavilhão para o hasteamento das bandeiras. Com uma decoração em tons de azul, a comunidade foi acolhida pelo prefeito Antônio Campos e primeira-dama Alice Lourenço, além de outras autoridades municipais.

Desfile Cívico

A principal atração da celebração foi o desfile cívico, composto pelo Sistema Municipal de Educação, Colégio Estadual Professor Manoel Silvério Dourado e parceiros da Educação. Os integrantes percorreram a avenida e chegaram à Praça 5 de Janeiro com muitas homenagens à cidade. Os estudantes municipais e estaduais de Santa Tereza desfilaram pela principal via da cidade com muita história, graça, demonstraram personagens e destacaram momentos importantes vividos pela comunidade. 

Na primeira parte do desfile estiveram os alunos das escolas municipais Francisco Sousa Barros e Horácio José Rodrigues. Após as bandeiras do Brasil, Estado e Município e faixa de identificação da Escola Municipal Francisco de Sousa, passaram pela avenida os pelotões das balizas, a Fanfarra Avalanche, Paz, Sítio do Pica-pau Amarelo, Esporte, artesanato em capim-dourado, frutos da região, e, homenagem aos 34 anos da cidade.

Em seguida foi a vez da Escola Municipal Horácio José Rodrigues, da Comunidade Quilombola Barra do Aroeira, que desfilou com os pelotões Quilombola, Maculelê, Beleza Negra, em defesa do preconceito, parceiros da Educação, Saúde, Cras, e, Meio Ambiente e Urbanismo.

A Escola Estadual Professor Manoel Silvério Dourado também mostrou orgulho em pertencer a Santa Tereza. À frente do pelotão foi apresentado o quadro do professor que dá nome à escola, além da bandeira do município. Em seguida foram apresentados os blocos Paz na Escola, Parabéns minha Cidade, Cultura Quilombola e Valorização do Ideb.

Momento Cívico

Além do prefeito Antônio Campos e primeira-dama Alice, também compuseram a Mesa de Honra o presidente da Câmara Municipal, Jonas Barreira, o representante do deputado federal Vicentinho Junior, Marlen Ribeiro, o ex-prefeito Pantaleão de Paula Pinto, e o subtenente da Polícia Militar, Cleomar de Oliveira. Os dispositivos de honra contaram com a presença dos demais vereadores, secretários municipais, integrantes da equipe municipal e ex-prefeito Joaquim Vieira.

Para o hasteamento, as autoridades foram acompanhadas pelos estudantes Carlos Miguel, do Colégio Estadual Manoel Silvério, Franciely Rodrigues, da Escola Municipal Horácio José Rodrigues, e, Wanderson Junior, da Escola Municipal Francisco de Sousa.

O Hino Nacional foi executado pela Banda de Música do 22º Batalhão de Infantaria do Exército do Tocantins, regida pelo maestro, segundo sargento Valdir Alves Carvalho.

Homenagens

Os estudantes também deram um show ao realizarem apresentações em homenagem à cidade. O momento cultural foi aberto com a apresentação das balizas, e em seguida a dança da boneca Emília, das alunas da Extensão Creche Municipal Creuza Pereira Campos.

A Fanfarra Avalanche também mostrou o talento dos estudantes com um número musical. A declamação de um texto poético encerrou as apresentações, feita pelo estudante Douglas Vinicius, do Colégio Estadual Professor Manoel Silvério. O poema é de composição do estudante e das professoras Mara Aparecida e Júlia Lourenço.

Gratidão

No momento dos pronunciamentos, o prefeito Antônio Campos falou da gratidão em ser gestor da cidade que ama, podendo trazer benefícios para a comunidade. “Quero agradecer a Deus por esses 34 anos, a todos que até aqui contribuíram, a Administração não teria êxito se não fosse o trabalho de todos. Peço a Deus que continue abençoando cada um de vocês. Este é um dia de muita emoção que toma conta de todos nós, e quero desejar uma ótima festa a todos, que possamos ter uma comemoração abençoada. Parabéns Santa Tereza, por esses anos de conquistas e uma trajetória de sucesso, que venham muitos anos de alegria para todos!”, disse o prefeito.

A primeira-dama Alice Lourenço também falou à comunidade e demonstrou sua gratidão a todos. “Minha felicidade neste dia de hoje é muito grande, meus sinceros agradecimentos a todos que contribuíram com este evento em que foi dado o melhor de cada um. Obrigada a população, que todos se sintam hoje homenageados com essa belíssima festa”, disse. 

O presidente da Câmara Municipal, Jonas Barreira, falou em nome dos demais parlamentares do município e destacou sua emoção. “Quero parabenizar a todos da Gestão Municipal, aos que estão envolvidos nesta festa que está muito bonita, a nossa cidade pelo 34º aniversário.  Quem é santanterezense raiz neste momento sente uma emoção. Parabéns a todas as crianças que prestaram homenagens, deixo meu abraço a cada um de vocês. Que possamos ter um final de semana cheio de alegrias e muita paz!” ressaltou.

O representante do deputado federal Vicentinho Junior, Marlen Ribeiro, deixou o abraço do parlamentar aos santaterezenses. “Essa manhã está sendo muito honrosa, que bom saber que sentimentos de patriotismo ainda existem nos jovens, que são o presente da nação. Em nome do deputado Vicentinho venho desejar os parabéns a essa tão jovem cidade de Santa Tereza e dizer que podem contar com ele em todos os momentos”, felicitou.

O pároco da cidade, padre Marcos Teles, encerrou os pronunciamentos com uma oração pela cidade e seus gestores.

As homenagens ainda contaram com entrega de presentes do prefeito Antônio e primeira-dama Alice, às autoridades. As lembranças contêm itens que apontam para a cultura local, produzidos na cidade e na Comunidade Barra do Aroeira. Os quilombolas foram convidados a fazer a entrega aos vereadores do município.

As mulheres mais idosas presentes no evento também receberam o reconhecimento, em nome dos moradores pioneiros da cidade.

Parabéns

Com bolo e muita alegria foram cantados os parabéns à cidade, pela Banda do Exército, que no encerramento também encantou o público com canções. As autoridades festejaram o momento e realizaram o corte do bolo, que foi servido a todos que estiveram no evento.

Galeria

Ao final, as autoridades visitaram o hall da Prefeitura, que passou a contar com a Galeria de prefeitos. Todos os gestores até o atual foram homenageados pela Administração com o registro histórico dos prefeitos que contribuíram com a trajetória do município.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Novo Acordo mobiliza força-tarefa e leva serviços completos ao Assentamento Primogênito

Mobilização integrada leva atendimentos essenciais, ações de prevenção e serviços públicos diretamente...

Obra de ampliação do Aterro Sanitário de Palmas com a construção da 7ª célula atinge 60% de execução

Com investimento de R$ 9,3 milhões, nova estrutura deve ser concluída no...