Governo do Tocantins continua monitoramento da colheita do capim dourado no Jalapão

por Wenina — 23/09/2020 às 10:13 — em Destaques, Estado

Nesta semana, o Governo do Tocantins, por meio de equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), continua o monitoramento da colheita do capim dourado no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão a fim de garantir a colheita consciente e coibir o tráfico do capim. O monitoramento também é fundamental para controlar possíveis incêndios que possam eventualmente prejudicar a colheita na região.

Atualmente, cerca de 850 extrativistas de oito associações estão autorizados pelo Naturatins para trabalharem nos campos de colheita. O biólogo Thomás Tanaka, técnico do PEJ, explica como funciona o processo para que coletores e coletoras realizem o trabalho neste período de colheita que iniciou no domingo, 20, e prossegue até o dia 30 de outubro. “O documento de autorização para colheita e transporte do capim dourado e buriti é emitido para extrativistas e artesãos devidamente vinculados às associações ou cooperativas cadastradas no Naturatins. No Jalapão, o órgão realizou este ano a revalidação e a renovação das licenças para que os coletores estivessem aptos a realizar a atividade”, informa o biólogo.

Dona Sidnei Pereira Matos, do Quilombo Carrapato, conta que está acampada, junto com sua família, e iniciaram no fim de semana a colheita do capim. “Chegamos no sábado para começar a colheita do capim. Eu e minha família: irmão, marido, filho e sobrinho. Todos estão espalhados nas veredas catando capim. Já colhemos bastante, Deus está nos protegendo e estamos muito felizes nessa colheita”, ressalta.

O supervisor do PEJ, Reinaldo Tavares de Sousa, destaca que o planejamento adequado realizado pelo Naturatins para o controle do fogo, garantiu, neste ano, mais tranquilidade às comunidades que vivem e tiram o sustento do Parque. “O fogo é uma ameaça para o capim dourado. No entanto, trabalhamos bem no MIF [Manejo Integrado do Fogo] e estamos sempre dando respostas imediatas com relação aos incêndios dentro do parque. Assim que é solicitado, estamos presentes. Monitoramos no Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais], e assim que se detecta foco de incêndio, deslocamos com as brigadas para fazer a prevenção e o combate. Este ano, reduzimos muito, muito mesmo. Fizemos visitas às comunidades e já ouvimos muitos relatos de que este ano foi mais tranquila a ocorrência com o fogo”, enfatiza.

Lei garante uso sustentável

A Lei nº 3.594, sancionada pelo Governo do Tocantins no final de 2019, estabelece a Política Estadual de Uso Sustentável, com o objetivo de garantir a manutenção do equilíbrio ecológico nos ambientes de ocorrência do capim dourado e da palha do buriti. A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, destaca que a nova legislação define as competências e as responsabilidades de cada agente envolvido no processo de extração, desde os extrativistas envolvidos na cadeia produtiva do artesanato, ao poder público.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Saúde de Lagoa realiza ação do Grupo Crescer Saudável

Atendimentos com acompanhamento teve participação de mais de 45 crianças, intermediados pelos...

Prefeitura de Lagoa intensifica manutenção das estradas vicinais com a chegada do período chuvoso

Serviços no Povoado Rio Preto visam reduzir os impactos do período chuvoso...