MATEIROS: Crianças visitam exposição de animais taxidermizados em programação alusiva ao Dia do Cerrado

por Wenina — 12/09/2023 às 16:48 — em Cidades, Destaques, Estado

Atividades foram desenvolvidas pelo Naturatins e pela Universidade Federal do Tocantins

Com foco na preservação da fauna e da flora do Cerrado tocantinense, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizou nessa segunda-feira, 11, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental (CCEA), em Mateiros, uma Exposição de Animais Taxidermizados e esqueletos da fauna com peças do Museu de  Morfologia da UFT – câmpus de Palmas. Nesta terça-feira, 12, a programação será levada para o povoado Mumbuca.

Cerca de 265 alunos das unidades educacionais de Mateiros: Escola Municipal Ernestina Vieira Soares, Escola Estadual Estefânio Teles das Chagas, Escola Estadual Silvério de Matos e Centro de Educação Infantil Começo de Vida, conheceram a diversidade de aves e de animais silvestres expostos na mostra.

“Com o material em exposição voltado principalmente à educação ambiental, trabalhamos de forma lúdica com as crianças e a comunidade local, temas como o Cerrado, suas espécies e a importância delas na saúde dos ecossistemas em que vivem. Quanto mais ensinamos nossas crianças, maior é a chance de atitudes positivas que resultem na preservação”, descreveu a bióloga e supervisora da Área de Preservação Ambiental (APA) do Jalapão, Rejane Ferreira.

De acordo com o gerente de Pesquisa e Informação da Biodiversidade, Wiliam Aires, os animais utilizados para a exposição são doados pelo Centro de Fauna do Tocantins, responsável por fazer a triagem e a reabilitação de animais silvestres vítimas de tráfico, atropelamentos, queimadas ou oriundos de apreensões realizadas por órgãos de fiscalização e outras ocorrências. “Muitos desses animais não sobrevivem e, após o óbito, são doados ao Museu de Morfologia da UFT para serem utilizados no ensino, pesquisa e extensão. Para as exposições, os animais são taxidermizados [preparação de pele] ou terão o esqueleto montado”, explicou o gerente.

Além da exposição, a equipe do Museu da UFT, coordenada pela professora Tainá de Abreu, ministrou para crianças, educadores e comunidade local o minicurso Pegadas da Selva, que tem como objetivo trabalhar a educação ambiental por meio da produção de material didático como forma de fortalecer a sustentabilidade e o conhecimento sobre o Cerrado tocantinense.

Encantado com tudo que estava aprendendo durante a exposição, Bleno Lucas Sousa Amorim, aluno do Centro de Educação Infantil Começo de Vida, contou com detalhes as características da onça-pintada e sua beleza. “Ela tem patas largas, seus dentes também são enormes, parece até de verdade. Foi o bicho que eu mais gostei”, contou, entusiasmado, o estudante.

Museu

Os animais taxidermizados expostos foram disponibilizados pelo Museu de Morfologia da UFT.

A taxidermia é uma arte de montar/empalhar animais para estudos científicos ou exibições, utilizando diversas técnicas de preservação, buscando atingir o maior grau de fidelidade possível.

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Feira Jardim Encantado movimenta Taquaruçu

Com apoio da Prefeitura de Palmas, programação, até domingo, 5, acontece na...

Palmas deve ter calor mais intenso em 2026 por influência do El Niño, alerta meteorologista

Fenômeno deve intensificar as ondas de calor especialmente no período de estiagem...