Redução de Acidentes: Vilmar propõe Semana Estadual de Trânsito

por Wenina — 28/09/2023 às 07:35 — em Atividade Parlamentar

O projeto prevê que a Semana Estadual de Trânsito seja realizada anualmente na segunda semana do mês de junho

Citando os alarmantes números de vítimas do trânsito no Estado, o deputado Vilmar (Solidariedade) propôs na sessão desta quarta, 27, um projeto de lei que institui a Semana Estadual de Trânsito no Tocantins.

“Considerando os altos índices de acidentes de trânsito envolvendo veículos e pedestres, é oportuno instituir uma semana para intensificação de ações educativas em escolas, perímetros urbanos, órgãos públicos e onde se fizer necessário”, pontou o parlamentar durante a apresentação do projeto, destacando que outros estados já instituíram esta semana de trânsito como medida de reforço à ação anual que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro.

A Semana Estadual de Trânsito

O projeto prevê que a Semana Estadual de Trânsito seja realizada anualmente na segunda semana do mês de junho e o Conselho Estadual de Trânsito fica como o órgão responsável por definir o tema que será divulgado e desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito.

“Por considerar que ações educativas são ferramentas eficientes para a conscientização das pessoas para a preservação da vida, através da adoção de medidas preventivas, é que submeto este projeto de lei à apreciação da Casa”, destacou ainda o parlamentar.

Dados numéricos que justificam a necessidade de ações

Em 2022 foram registrados no Tocantins 4.865 acidentes. Os três primeiros meses deste ano de 2023 já somam 959 acidentes. O número de vidas perdidas no trânsito também chama atenção: foram 543 no ano passado e 101 em 2023 – até o final de março. Do total de vítimas de acidentes neste ano, 715 eram homens e 244 mulheres. Em relação às mortes, 41 vítimas eram motociclistas. 

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Assembleia abre espaço para mulheres empreendedoras da Amazônia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres (MDB), destacou a importância...

Dorinha Seabra anuncia R$ 7,5 milhões em emendas nas contas de 55 municípios para ações de assistência social e esporte

A senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) anunciou nesta segunda-feira, 27, ter garantido...