Abertas inscrições para Webinário de Alternativas penais promovido pela Seciju em parceria com a Esmat

por Wenina — 27/10/2021 às 09:05 — em Destaques, Estado

Inscrições seguirão abertas até a data do evento, dia 5 de novembro

Para discutir e analisar a política criminal punitiva e encarceradora brasileira, assim como os desafios da execução de mecanismos e estratégias de enfrentamento ao encarceramento em massa, a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju) e a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat-TO) promovem o Webinário de Alternativas Penais, com o tema “Uma Abordagem Político-Criminal no Contexto do Não Encarceramento”. As inscrições foram abertas nesta terça-feira, 26, e seguem até a data do evento, dia 5 de novembro. Para se inscrever, clique aqui.

O evento será realizado na modalidade Ensino à Distância, das 13 às 18 horas, tendo como público-alvo servidores do Sistema Penal, Sistema de Justiça, da Rede de Apoio, magistrados e sociedade civil. Ao todo, são ofertadas mil vagas.

“[O evento] surge como uma proposta de continuidade de ações de promoção e discussões sobre as alternativas penais. Desde 2019 temos desenvolvido workshops em parceria com a Esmat para reunir os diferentes públicos relacionados às políticas de alternativas penais e discutir a temática sob diversos aspectos”, explica a gerente de Políticas de Alternativas Penais da Seciju, que coordena o Webinário.

A gerente explica, ainda, que o tema deste ano busca trazer a reflexão e o debate sobre a importância de outras estratégias para além da prisão em regime fechado. “Desta vez faremos o debate sobre o cenário nacional e estadual quanto a estratégias de políticas criminais desencarceradoras, efetividade das audiências de custódia, alternativas penais, tudo isso no sentido de trazer a reflexão sobre a importância dos atores envolvidos investirem cada vez mais em outras estratégias para além do cárcere, utilizando-se desta como último recurso para aplicação da pena”, destaca.

Dentre os objetivos do Webinário estão o debate sobre mecanismos político-criminais de fortalecimento das alternativas penais; diálogo sobre o cenário atual e estratégias de rompimento da lógica punitivista e encarceradora da política criminal; importância de qualificar a porta de entrada e redução da massa carcerária, investindo na audiência de custódia como uma importante estratégia de enfrentamento ao cárcere.

Para acessar o Edital, clique aqui.

(Secom-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

SANTA TEREZA: Governador Wanderlei entrega ponto de internet via satélite do projeto Tocantins Conectado no Quilombo Barra do Aroeira

Ação realizada em Santa Tereza marca início da expansão da conectividade em...

Defesa Civil atende ocorrências de incêndio em lixo e entulho e reforça alerta em Palmas

Casos foram registrados nas regiões norte e sul; Capital soma 13 focos...