Adapec alerta sobre cadastramento obrigatório de transportadores de animais e veículos que encerra dia 1º de setembro


Já se passaram mais de 60 dias do início do prazo para o cadastramento obrigatório de transportadores de animais e também dos veículos e a adesão é considerada baixa. Até o momento, apenas 28 motoristas procuraram a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) para realizar o cadastro. Após o prazo determinado que encerrará no dia 1º setembro, o trânsito de carga viva interestadual e intraestadual só será autorizado mediante a efetivação do cadastro.

 A medida é respaldada pela IN nº 48/2020 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que aprovou as diretrizes gerais para o Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), que consta, entre elas, a recomendação da rastreabilidade animal. “Com a retirada da vacinação antiaftosa, o mapeamento do trânsito animal será uma segurança para executarmos com mais eficiência a vigilância e comprovarmos que temos o controle e estamos preparados para qualquer ação”, avalia o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Márcio Rezende.

 A partir do período do cadastramento, todas as Guias de Trânsito Animal (e-GTAs) serão emitidas com dados do transportador e do veículo. “Esta segurança garantirá a identificação imediata da origem e destino dos animais, caso seja necessário. Essa adequação deverá ser cumprida por todos os estados brasileiros, inclusive pelo Tocantins, para retirada da vacinação contra febre aftosa”, acrescenta Márcio Rezende.

Cadastro

O cadastro é gratuito e poderá ser realizado em um dos escritórios da instituição, presente nos 139 municípios do Estado. É necessário apresentar CPF, comprovante de residência e carteira de motorista, bem como do veículo transportador.

Para evitar aglomerações, a Adapec alerta que os transportadores não deixem para última hora. O prazo iniciou dia 11 de maio e termina dia 1º de setembro deste ano para que todos possam fazer com calma, sem transtornos. Qualquer dúvida, o interessado poderá entrar em contato pelo 0800 063 11 22, em horário comercial das 8 às 14 horas, de segunda-feira a sexta-feira.

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *