AGOSTO LILÁS: Prefeitura de Rio Sono realiza pedal e caminhada pelo fim da violência contra a mulher

por Jornal Folha do Jalapao — 18/08/2025 às 12:38 — em Cidades, Destaques

A comunidade foi alertada sobre a necessidade de denunciar casos de violência e conscientizar sobre o fim de todo e qualquer tipo de violência de gênero

Com foco em garantir proteção e os direitos das mulheres, na manhã desta segunda-feira, 18 de agosto, a Prefeitura de Rio Sono, por meio da Secretaria da Mulher e da Diretoria da Mulher, realizou um pedal e caminhada em homenagem ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher.

O evento teve início no portal da cidade e seguiu até o bosque, localizado ao lado da prefeitura. Durante o percurso, um carro de som foi utilizado pelos participantes com músicas e mensagens de enfrentamento à violência contra a mulher.


A ação contou com a parceria da Câmara Municipal de Rio Sono, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria Municipal de Controle Interno, Sala do Empreendedor e Polícia Militar, que juntos reforçaram a importância da união no combate à violência de gênero.

O Agosto Lilás é uma campanha nacional que reforça a importância da luta pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher. A prefeita Valdéia destacou seu compromisso com essa causa fundamental para o município.“A gente precisa educar as crianças de que em mulher não se bate, que temos o apoio dos órgãos de proteção, da polícia, que estão dando esse apoio a todas as mulheres, e que possamos unir forças”, afirmou a prefeita.

A secretária da Mulher, Valéria Martins, também agradeceu o empenho das secretarias parceiras e toda a equipe envolvida na organização do evento. Ela destacou a participação especial do grupo da melhor idade, que esteve presente de forma vibrante do começo ao fim.

“O Agosto Lilás é um momento fundamental para reafirmarmos nosso compromisso com a luta pelo fim da violência contra a mulher. Precisamos seguir unidas, fortalecendo essa rede de apoio que envolve não só o poder público, mas toda a sociedade”, frisou.

Dentro da programação, no bosque, os integrantes participaram de uma sessão de alongamento conduzida pela fisioterapeuta Kelly Torres, além de apresentações culturais que enriqueceram o momento. O aluno do Colégio Estadual Diogo Coelho emocionou a todos com a declamação de um poema, enquanto o teatro foi representado pelo monólogo “Você Não Sente Minha Dor”, interpretado por Raglede Alves, de Tocantínia.

Também integraram a ação, a secretária municipal de Saúde, Tálita Martins, a presidente da Câmara Municipal, Oneide Batista, idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dentre outros.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas pavimenta mais avenidas e reforça infraestrutura do Distrito Industrial de Taquaralto

Mesmo durante o período chuvoso, obras seguem ritmo programado Mais duas vias...

Conheça os fervedouros do Jalapão e entenda por que é impossível afundar nessas águas

Fontes de águas cristalinas estão entre as atrações mais procuradas por turistas...