Aleto aprova projeto que autoriza uso de até R$ 45 milhões do Fundo Amazônia para combate a queimadas no Tocantins

por Jornal Folha do Jalapao — 04/07/2025 às 10:14 — em Destaques, Estado

A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou nesta quarta-feira (2) o Projeto de Lei nº 15/2025, que autoriza o governo estadual a firmar contrato de colaboração financeira não reembolsável com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do Fundo Amazônia. O valor autorizado pode chegar a R$ 45 milhões.

De acordo com o projeto, os recursos serão usados exclusivamente em ações de monitoramento, prevenção e combate ao desmatamento, incêndios florestais e queimadas ilegais no território tocantinense. O montante será aplicado, principalmente, na ampliação da estrutura do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), com previsão de instalação de novas unidades e bases temporárias em períodos críticos.

Na justificativa encaminhada à Aleto, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) classificou a proposta como uma medida estratégica de gestão ambiental. “A proposta viabiliza a ampliação da estrutura do CBMTO no combate ao desmatamento, à degradação florestal e aos incêndios, em articulação com brigadas estaduais e municipais”, afirmou.

O projeto também prevê a inclusão dos recursos no Plano Plurianual (PPA) 2024–2027, na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e nas próximas peças orçamentárias enquanto durar o contrato. A abertura de créditos adicionais para execução das ações também está autorizada pela nova lei.

Com a aprovação pela Assembleia, o governo do Estado poderá formalizar o convênio com o BNDES e acessar os recursos do Fundo Amazônia. O fundo é financiado com doações internacionais para apoiar iniciativas de combate ao desmatamento e desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Construção da nova sede da Prefeitura de Santa Tereza do Tocantins entra na reta final

Paço Municipal, uma das maiores obras administrativas da região, será inaugurado em...

Lagoa do Tocantins celebra 35 anos com show de Rio Negro & Solimões e programação especial

Show de Rio Negro & Solimões, atrações culturais e esportivas movimentam Lagoa...