APARECIDA: 5ª Conferência aborda sugestões e avaliação da Assistência Social do Município

por Wenina — 26/06/2023 às 12:44 — em Cidades, Destaques

A Conferência Municipal de Assistência Social contou com um amplo debate acerca da área social. Os munícipes puderam sugerir e avaliar medidas para a melhoria dos atendimentos

Aparecida do Rio Negro teve nesta sexta-feira, 23, sua 5ª Conferência Municipal da Assistência Social, realizada no Ginásio Poliesportivo Marilon Veloso. No local, o Poder Público Municipal se reuniu com os integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social e comunidade em geral para debater, avaliar e propor melhorias para a área da assistência no município, tendo como tema central “Reconstrução do Suas: o Suas que temos e o Suas que queremos”.

O local foi preparado para receber todos os moradores com uma decoração colorida e aconchegante. Na abertura, a equipe do Social recepcionou a todos com o credenciamento e boas-vindas.

A conferência foi iniciada com a composição da mesa de honra, que teve a presença do prefeito Suzano Marques, secretária municipal de Assistência Social, Luísa Marques, o presidente da Câmara Municipal, Mizael Ribeiro, a presidente do CMAS, Carmy Amorim, a coordenadora do Fórum dos Trabalhadores, Hellyane Lino, e a representante dos usuários do Suas, Maria Ribeiro e a palestrante do evento a Coronel Patrícia Amaral.

Abertura

Na abertura as idosas do Grupo “É Preciso Saber Viver!”, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), encantaram a todos com uma apresentação regionalizada. Também houve a execução do Hino Municipal dirigida pela autora do hino a professora aposentada Maria Madalena e o momento devocional dirigido pelo padre José Barbosa e pastor Adalton Silva.

Ao se dirigir ao público, o prefeito Suzano Marques enfocou que sua gestão tem sido pautada em melhorias que se refletem no social. “Na conferência nós chamamos a sociedade para discutir as ações que nós queremos para o nosso município. O que queremos para Aparecida na área social? Somos nós que temos que construir. A gente pode fazer uma saúde, educação de qualidade, esporte, mas tudo isso olhando para as pessoas mais vulneráveis, tudo tem o social. Fizemos o pacto pela Primeira Infância mesmo antes da orientação do Tribunal de Contas, e temos que resgatar as pessoas independentemente da idade, principalmente os que mais precisam. É tão importante o resultado social de uma gestão. Nosso principal objetivo é transformar a cidade em um lugar melhor para se viver”, disse.

O gestor ainda pontuou as diversas ações e inovações em diversas áreas que tem melhorado a qualidade de vida da população, que tem como resultado o social, como a contratação de médicos 24 horas, transporte escolar urbano, climatização das escolas, e, entrega de obras.

A secretária Luísa Marques falou dos esforços da Gestão em fortalecer a Assistência Social. “Reunidos aqui nesta importante conferência temos a oportunidade de discutir e refletir sobre um tema crucial para o desenvolvimento da nossa cidade, a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social, que desempenha um papel fundamental para a garantia dos direitos sociais e na promoção da cidadania de todos os aparecidenses por meio de políticas públicas inclusivas e ações estratégicas, buscando fortalecer a justiça social”, disse.

Luisinha ainda pontuou dados referente ao Suas na cidade, reiterando a melhoria dos números de atendimentos. “Ampliamos o número de famílias atendidas pelos programas socioassistenciais, atualmente com 1.285 famílias no Cadastro Único, e total 565 atendidas com o Bolsa Família. O Cartão Aparecida Mais Solidária, resultado da última conferência, tem beneficiado mais de 60 famílias, proporcionando alívio imediato à sua situação econômica, permitindo que adquiram alimentos da cesta básica e impulsionando o comércio local, um instrumento de autonomia e empoderamento familiar. A gestão tem buscado fortalecer, investindo em formação continuada dos profissionais e já estamos com recursos já em conta para a construção da nova sede do Cras”, completou.

O presidente da Câmara Mizael Ribeiro, também destacou o desempenho da atual gestão na área social. “Quero parabenizar a Administração pelo trabalho, a gente fica orgulhoso em fazer parte, temos dado apoio e estamos aqui para somar. A Assistência Social está ajudando tantas famílias, especialmente com o Cartão Aparecida Mais solidária”, reforçou.

Também usaram a palavra a presidente do CMAS, Carmy Amorim que deu início à conferencia e também falou da importância do Conselho para a Assistência, assim como a coordenadora do Fórum dos Trabalhadores, Hellyane Lino. Após a abertura houve a leitura do Regimento Interno, seguido de uma palestra sobre o tema central do evento, ministrada pela Coronel Patrícia Amaral.

Os grupos de trabalho foram divididos entre os quatro eixos propostos. Os participantes levantaram sugestões e avaliaram as ações voltadas ao município, estado e país. Ao final da aprovação da plenária, também foram eleitos os delegados que irão participar da Conferência Estadual: as representantes governamentais, titular Heylliane Barbosa Lino e suplente Fernanda Francisca Soares Messias, e as representantes da sociedade civil, titular Marilza Pereira e suplente Maria da Mercês.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Defesa Civil alerta para chuvas intensas e ventos fortes na Capital

Aviso do Inmet prevê precipitação de até 100 milímetros por dia e...

Casa do Empreendedor de Palmas é destaque nacional e lidera ranking de atendimentos no Brasil

Unidade também conquista Selo Ouro de Referência em Atendimento, certificação que atesta...