APARECIDA: 6ª Conferência Municipal de Assistência Social conta com grande participação da comunidade

por Wenina — 02/06/2025 às 08:30 — em Cidades, Destaques

Moradores propuseram ideias e debateram melhorias para a área social, em consonância com a legislação. O prefeito Deusimar e a primeira-dama Ana Cláudia destacaram os avanços obtidos no atendimento aos mais vulneráveis

Com o tema “20 Anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, Aparecida do Rio Negro realizou, nesta sexta-feira, 30, a 6ª Conferência Municipal de Assistência Social. Promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento foi uma oportunidade para refletir sobre o Sistema Único de Assistência Social, suas conquistas e, principalmente, os desafios que ainda precisam ser superados.

A participação da comunidade foi expressiva, já que a Conferência é um espaço destinado ao diálogo com a sociedade na construção das diretrizes que nortearão o futuro do SUAS. Durante o encontro, foram desenvolvidas atividades com base em cinco eixos temáticos, discutidos por grupos formados para a elaboração de propostas e ideias.

O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Amélia Tavares e contou com a presença do prefeito Deusimar Amorim, da primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social Ana Cláudia, do presidente do Cmas, Fhilipe César, da representante dos trabalhadores do SUAS, Hélida Helena, da representante dos usuários, Maria Ribeiro, e do padre José Barbosa.

Ao participar da abertura, o prefeito Deusimar destacou a importância da participação cidadã para elaboração das ideias. “Às vezes uma ideia daqui do Município, de pessoas mais simples, de uma cidade pequena, pode ir para o Estado, e se torna uma política pública que pode ser ofertada pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal. Então, para vocês terem ideia do quanto isso é importante. Agora retornando à Gestão, vamos trabalhar cada dia mais para ofertar esse serviços, especialmente aos que mais precisam, crianças, idosos e toda a sociedade”, enfatizou.

Para a secretária Ana Cláudia, o evento é uma rica oportunidade de debates e propostas. “Nessa Conferência, vamos trabalhar e discutir os avanços dessa política tão importante na vida de tantas pessoas, principalmente dos mais precisam. É hora de discutirmos e elaborarmos propostas que melhorem, pois só assim podemos mudar o funcionamento dessa política”, afirmou.

Ana Cláudia pontuou em sua fala as ações realizadas na gestão de 2013 a 2020, como os grupos, oficinas, atividades e ações realizadas na pandemia, além dos eventos tradicionais, como encontros, arraiá, passeios, oficina de pintura, além de benefícios estruturais entregues à área social.

O presidente do Cmas, Fhilipe César declarou aberta oficialmente a Conferência. “A realização desta Conferência Municipal celebra os 20 anos do Suas e nos convida a refletir sobre os avanços, desafios e o futuro da política de assistência social em nosso município. Convido a todos para que participem ativamente desta discussão, com a certeza de que juntos podemos construir uma assistência social mais forte e eficaz para todos”, afirmou.

A abertura do evento contou com a execução do Hino Municipal pela estudante Maitê Costa, seguida por um momento de oração e reflexão com o padre José Barbosa e um louvor conduzido pelo Ministério Emanoel.

As idosas do grupo “É Preciso Saber Viver!” também encantaram o público com uma animada apresentação musical, marcada por coreografia e alegria.

Uma apresentação sobre os 20 anos do Suas foi realizada pela pedagoga Julina Amorim, que abordou os avanços e conquistas da área social. Já os eixos foram abordados por servidores, sendo eles: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades, pela assistente social Hélida Helena; Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional, pelo conselheiro Magno Martins; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pela assistente social Hélida Helena e coordenador do CadÚnico e Bolsa Família, Sérgio Cardoso; Gestão Democrática, informação no Suas e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no Suas, abordado por Julina Amorim; Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do Suas, pelo Contador Ronan Aquino.

Após o almoço servido no local, os grupos apresentaram suas propostas, que foram votadas em plenária. Ao final, foram escolhidos os delegados que representarão Aparecida do Rio Negro na Conferência Estadual. Representando o governo, foram eleitos Magno Martins de Abreu e Ildiney Gomes de Sousa Alves. Pela sociedade civil, foram eleitas Hélida Helena Nunes Pereira como titular e Meiredalva Pereira Rocha como suplente.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros prepara grande festa para celebrar 35 anos de emancipação

A Capital do Jalapão comemora 35 anos com música, esporte e momentos...

Segurança, cultura e proteção infantil: Palmas mobiliza gestão para o Carnaval 2026

Ações integradas entre forças de segurança, saúde e assistência social garantem folia...