Tocantins - 06/03/2021 - 14:09

APARECIDA: Agência de Saneamento investe em melhorias no abastecimento de água

Postado em 23/02/2021

Compartilhe no:

A Gestão Municipal está realizando investimentos para as melhorias e modernização no sistema de abastecimento de água em diversos setores do Município, levando mais qualidade de vida e água aos moradores.

A Prefeitura Municipal de Aparecida do Rio Negro está realizando investimentos para melhorias no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) em diversos setores do Município, levando mais qualidade de vida aos moradores. Os serviços são realizados pela Agência Aparecidense de Saneamento e Limpeza Pública (AAS), com reparos, manutenção e modernização da rede de distribuição de água, para melhorar todo o sistema de abastecimento do Município.

Conforme explicou o presidente da Agência, Renan Carvalho, desde o início do ano estão sendo realizados reparos e manutenções quando ocorrem vazamentos e problemas técnicos na rede. Já em fevereiro a AAS começou a fazer a modernização do sistema de abastecimento.

Melhorias

As melhorias são realizadas conforme as necessidades dos moradores ouvidas pela equipe, como problemas da chegada de água no Setor Ipanema ou como a falta de pressão da água no Centro. “Mudamos a logística de distribuição da rede, interligando a tubulação que passa entre a Rua Piauí e a Av. 07 de Setembro com a Av. Sebastião Vasconcelos e ainda, modificamos as canalizações do Setor São Domingos, com novas tubulações na Rua Antônio Maciel Bastos (Praça São Domingos) e com o auxílio de equipamentos de manobra”, disse ele

Presidente da Agência, Renan Carvalho

Renan Carvalho destacou ainda os avanços já obtidos com os serviços executados. “Dessa maneira, melhoramos significativamente a pressão da água no centro, principalmente na Rua 30 de Dezembro. No que tange ao abastecimento do Setor Ipanema, já avançamos um pouco pois o mesmo já está sendo abastecido em alguns horários, apesar de sabemos que o problema existe desde sua ligação e estamos procurando as melhores opções para sanar o problema”, explica o presidente Renan.

Para que os serviços sejam executados, é necessária a interrupção do abastecimento de água, a depender do setor em que as melhorias estejam sendo realizadas, como enfatizou o presidente. “O sistema de abastecimento do Município é precário e mal distribuído, por isso quando ocorre algum problema técnico ou vazamento, dependendo da gravidade, precisamos interromper todo o abastecimento da Cidade pois não existe uma setorização dessa distribuição. Com isso, há muitas reclamações dos moradores que não possuem caixa d’água em suas residências, sendo este um item essencial, pois ela garante um abastecimento independente, poupando o consumidor de ficar sem água quando existem essas interrupções que são necessárias, além de evitar sobrecargas de pressão da rede” ressalta.

Além disso, o Presidente destaca que a setorização da distribuição do sistema de abastecimento de água já está sendo realizada pela equipe da AAS, diminuindo assim, a paralização da distribuição em toda a cidade.

Ainda serão executadas melhorias na distribuição de rede Setor Flamboyant e São Domingos, com a interligações de água. O nível da qualidade da água é outro fator que é analisado semanalmente em parceria com o Laboratório de Saneamento da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Conforme as análises, as amostras estão de acordo com o que determina o Ministério da Saúde.

Compartilhe no:

Relacionados