APARECIDA: Alunos da Rede Municipal vão receber atividades em casa no período de pandemia

por Wenina — 19/05/2020 às 12:41 — em Cidades, Destaques

Os alunos da Rede Municipal de Ensino da zona urbana receberão as atividades nas unidades de ensino e os alunos da zona rural em suas residências, conforme programa e horários definidos.

Durante o período de suspensão das aulas em razão do enfrentamento à pandemia do coronavírus (COVID-19), a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida do Rio Negro, faz entrega de Atividades Dirigidas – com lições disciplinares aplicadas no início do ano, para que os alunos pratiquem em casa. O objetivo é consolidar as aprendizagens iniciadas neste ano letivo, mantendo vínculos com a rotina de estudos. Além disso, as atividades servirão como monitoramento da frequência e aproveitamento escolar de cada aluno. Em cada uma delas, constará prazo para a realização.

A Escola Municipal Luza Machado de Miranda, conta com 700 alunos, e o Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela 200 alunos. Destes, cerca de 200 alunos moram na zona rural. O Ministério Público do Estado, por meio da recomendação nº 36/2020, também solicitou a volta das atividades de forma remota.

Os alunos irão receber atividades fotocopiadas, que estarão devidamente protegidas e higienizadas, serão entregues aos pais nas unidades de ensino, conforme data e horário preestabelecidos, seguindo as recomendações da OMS, com local de entrada e saída. Já os alunos da zona rural receberão as atividades em casa, conforme a rota do transporte escolar.


O secretário da Pasta, Alexandre Oliveira, esteve na manhã desta terça-feira, 19, na Rádio Rio Preto FM, para esclarecer aos pais e alunos como acontecerão as atividades que foram elaboradas. “Estamos na luta contra tudo isso. Houve um agravamento da pandemia e nós precisávamos tomar novas medidas. Estamos tentando nos reinventar, pois temos que encontrar outra forma de fazer educação, seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde”, disse.

AÇÕES


A Secretaria Municipal está buscando maneiras de chegar aos alunos da Rede Municipal de Ensino durante a pandemia do coronavírus. Desde o dia 16 de março as aulas estão suspensas no Município, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias para evitar o contágio da doença.

Em abril foram antecipadas as férias escolares, e em maio, as aulas foram novamente suspensas. Assim, a Secretaria foi em busca de identificar a melhor maneira de manter o vínculo com os alunos.

Inicialmente, a Secretaria buscou a interação com os alunos por meio de vídeos dos professores, para reforçar os vínculos com os educadores. Os vídeos circularam em redes sociais e chegaram à maioria dos alunos.


“Com a recomendação nº 05/2020 do Conselho Nacional de Educação, foi observado que poderiam ser executadas atividades à distância. Foi então realizada uma pesquisa com pais, alunos e professores, em uma plataforma digital, que concluiu que atividades online não seriam viáveis para o Município, mas houve o anseio dos pais por atividades em casa”, explica o secretário.


Foram executadas reuniões online e com distanciamento com os profissionais de educação, para a elaboração das atividades. “Acreditamos que não podemos ficar fechados vendo as coisas acontecerem sem tomar nenhuma ação, mesmo sem ter o efeito 100%, estamos fornecendo esse vínculo, temos que agir, mesmo não sendo fácil”, comentou.

Confira as datas, o horário e local de cada turma e professor:

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Novo Acordo promove corrida de rua e ciclismo e valoriza atletas locais com premiação em dinheiro

Atividades reuniram 37 atletas e premiaram os vencedores com valores em dinheiro;...

Fiscalização da Vigilância Sanitária garante segurança alimentar em Novo Acordo

Ação preventiva inspecionou barracas e estruturas no início da temporada para assegurar...