APARECIDA: Blitz Educativa realiza busca ativa contra a evasão escolar

por Wenina — 21/03/2024 às 15:14 — em Cidades, Destaques

Diversos entes públicos estiveram nesta manhã abordando motoristas e a comunidade para a importância de manter os alunos em atividade escolar

No intuito de combater a evasão escolar e garantir o acesso à educação a todas as crianças e adolescentes do município, a Secretaria de Educação e Cultura de Aparecida do Rio Negro, em colaboração com diversos parceiros da comunidade, realizou nesta quinta-feira, 21, uma Blitz Educativa focada na busca ativa escolar.

O evento contou com a participação ativa da Prefeitura, secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Juventude Esporte e Lazer, Conselho Tutelar, além de instituições educacionais como a Escola Municipal Luza Machado de Miranda, a Escola Estadual G.T. I. Meira Matos, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aquarela, e organizações como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Selo Unicef e a Polícia Militar.

A Blitz Educativa, realizada na Avenida Sancha Tavares, teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da matrícula e frequência escolar, além de apoiar o estudante no enfrentamento da evasão e exclusão escolar, tanto na esfera municipal como na esfera estadual e federal.

Durante a blitz, foram distribuídos materiais informativos pela equipe formada por profissionais da educação, alunos, assistentes sociais, agentes de saúde e policiais.

O prefeito Suzano enfatizou que evitar a evasão escolar é uma missão de todos os entes. “Estamos verdadeiramente unidos nessa missão e, como gestores, estamos totalmente empenhados em assegurar que nenhum aluno seja deixado para trás. Quero expressar meu profundo reconhecimento a todos os envolvidos nesta crucial iniciativa de busca pelos alunos fora das escolas. É inspirador ver nossa comunidade unida em prol dessa causa tão importante para o futuro de nossos jovens”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, Valquires Maciel, a Busca Ativa Escolar busca que os direitos dos estudantes sejam efetivados. A estratégia fomenta que os serviços públicos, como da educação, da saúde e da assistência social e de todos os órgãos parceiros, trabalhem de maneira intersetorial.

“Uma das formas de erradicar aevasão escolar no município, tem sido tecer a busca ativa com visitas domiciliar dos profissionais da educação à casa dos estudantes, traçando diagnóstico e um diálogo com os familiares para identificar as causas e dificuldades de acompanhamento nas unidades escolar. Uma atitude simples, mas eficaz, que tem possibilitado uma série de ações a estes estudantes, pois está na escola, e aprendendo, é um direito de toda criança e adolescente. Esse compromisso deve ser garantido pelos governos, nas três esferas, mas também contar com a participação de todos”, disse.

A secretária complementou ainda que essa iniciativa ainda busca garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas ao permitir identificação, registro, controle e acompanhamento daqueles que estão em situação de vulnerabilidades.

“Portanto, os profissionais da educação estão engajados no fortalecimento de vínculo dos estudantes com a escola, tendo como estratégias promover o acolhimento da comunidade realizando trabalhos voltados para o desenvolvimento de competências socioemocionais”, acrescentou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...