APARECIDA: “Bola no Chão, Criança Fora da Rua” leva esporte e convivência aos setores

por Jornal Folha do Jalapao — 14/09/2026 às 15:53 — em Cidades, Destaques

 

Iniciativa “Bola no Chão, Criança Fora da Rua” começa pelo Setor São Domingos e prevê a criação de espaços esportivos em diferentes setores da cidade, a partir da parceria entre moradores e poder público.

O projeto “Bola no Chão, Criança Fora da Rua” começa a transformar espaços de Aparecida do Rio Negro em novos pontos de esporte, lazer e convivência. Desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte, Lazer e Cultura, a iniciativa prevê a implantação de um campinho de futebol em diferentes setores da cidade, aproximando as crianças de espaços para a prática esportiva dentro da própria comunidade.

Mais do que criar espaços para a prática esportiva, o projeto tem como um de seus principais objetivos oferecer às crianças uma alternativa de lazer, convivência e atividade física, ocupando o tempo livre com esporte e afastando-as das ruas e de situações de vulnerabilidade. A proposta é fazer dos campinhos espaços de encontro da comunidade, onde crianças e adolescentes possam brincar, praticar futebol e conviver de forma segura perto de casa.

A iniciativa é construída a partir de uma parceria direta com os moradores. A comunidade disponibiliza o terreno e a gestão municipal realiza a implantação do campinho, criando uma estrutura que possa ser utilizada pelas crianças, jovens e famílias do bairro.

O primeiro setor contemplado foi o São Domingos, onde o morador Nilcivane Castro cedeu a área para a implantação do projeto. O espaço recebeu o nome de Arena São Domingos e marca o início de uma proposta que pretende levar o esporte para mais perto das comunidades de Aparecida do Rio Negro.

A estrutura entregue pela Secretaria inclui bola, redes, uniformes e a marcação do campo, além da iluminação já instalada, garantindo condições para que o espaço seja utilizado também no período noturno. Cada setor contemplado pelo projeto receberá o próprio material esportivo e contará com uma pessoa responsável pelo acompanhamento e organização das atividades no campinho.

Já na Arena São Domingos, o projeto ganhou vida neste fim de semana, reunindo crianças e moradores em torno do esporte e criando uma nova alternativa de lazer e convivência dentro do próprio setor.

A entrega dos materiais contou com a presença do secretário de Juventude, Esporte, Lazer e Cultura, Fhilipe Cesar, e do morador Nilcivane Castro, durante a partida inaugural da Arena São Domingos, que reuniu um grande número de crianças. A iniciativa integra as ações da gestão do prefeito Deusimar Amorim, que tem mantido o incentivo ao esporte como uma das frentes de atuação no município.

Para o secretário Fhilipe Cesar, a presença da comunidade já demonstra a importância de criar espaços esportivos próximos das famílias.

A nossa intenção é levar o esporte para dentro dos setores e criar um espaço onde nossas crianças possam brincar, praticar futebol, fazer novas amizades e ocupar o tempo com uma atividade saudável. Quando a gente vê esse campo cheio de crianças logo no primeiro dia, percebe que estamos no caminho certo. O projeto é justamente para isso: Bola no Chão, Criança Fora da Rua”, afirmou Fhilipe.

Uma construção que depende de todos

Para que o projeto cresça e alcance cada vez mais crianças, a participação da comunidade é fundamental. A gestão municipal não trabalha sozinha; é preciso que moradores, famílias e lideranças dos setores também acreditem na proposta, contribuam e ajudem a cuidar desses espaços. Investir nas crianças é investir no futuro de Aparecida do Rio Negro, criando oportunidades para que elas cresçam com esporte, convivência, disciplina e novas perspectivas.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Santa Tereza abre Campeonato Municipal de Futsal com dez equipes e R$ 5 mil em premiação

Seis equipes masculinas e quatro femininas disputam o campeonato; quatro jogos decisivos...

Com bolsas de até R$ 1,3 mil, IEL/TO oferta 49 vagas de estágio em sete cidades

O Instituto Euvaldo Lodi abre 49 vagas de estágio nesta segunda-feira, 14,...