Tocantins - 06/07/2022 - 00:18

Folha do Jalapão

APARECIDA: Câmara aprova composição das comissões permanentes e anuncia eleição na nova mesa-diretora na próxima semana

Postado em 23/06/2022

O Artigo 13 do Regimento Interno da Casa de Leis determina a realização da eleição nova mesa-diretora na última sessão ordinária do primeiro período legislativo, ficando os eleitos empossados a partir de 1º de janeiro

Durante a sessão do Poder Legislativo realizada nesta quarta-feira, 22, em Aparecida do Rio Negro, o presidente da Casa de Leis, Neto Tavares, apresentou aos parlamentares a Resolução nº 03/2022, que dispõe sobre a escolha dos membros das comissões permanentes da Câmara Municipal. Todos os vereadores estiveram presentes e aprovaram a matéria.

Em sua fala o presidente também anunciou que na próxima sessão, no dia 29 de junho, quarta-feira, será realizada a eleição da nova mesa-diretora da Câmara que atuará em 2023. “O Artigo 13 do Regimento Interno da Casa de Leis determina a realização da eleição na última sessão ordinária do primeiro período legislativo, ficando os eleitos empossados a partir de 1º de janeiro. Assim, faremos a eleição das chapas inscritas conforme o regimento”, informou Neto Tavares.

Comissões

Conforme a resolução aprovada na sessão, a Câmara passa a ter as seguintes comissões permanentes:

• Comissão de Constituição, Justiça e Redação, composta presidente Vando Barbosa, secretária Yara Rocha e relator Diego do Lió;


• Comissão de Finanças, que tem como membros o presidente Ernane Araújo, secretário Misael Ribeiro e relator Matheus Santana;


• Comissão de Administração, Trabalho, Transporte, Agroindústria, Comércio, Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos, Meio Ambiente, Cultura e Turismo, sendo composta pelo presidente Ratinho Barros, secretário Diego do Lió e relator Pastor Amilson;


• Comissão de Educação e Desporto, Saúde e Desenvolvimento Social, tendo como presidente a vereadora Yara Rocha, secretário Ernane Araújo e relator Ratinho Barros.

Indicações

O vereador Vando Barbosa usou a tribuna para realizar diversos requerimentos, dentre eles a instalação de um extintor de incêndio no prédio da Câmara, assim como a construção de uma rampa de acesso na calçada para os cadeirantes, plotagem dos carros oficiais da Prefeitura, dentre outros.


“Quero aqui requerer o termo de doação do veículo da Câmara que foi doado pela Prefeitura e ainda não há nenhum documento que conste, então que isso seja legalizado. Também faço uma indicação em relação à região rural da serra, que precisa de patrolamento e de reconstrução de dois mata-burros. Reforço o pedido dos demais vereadores em relação às pontes, como a dos córregos Arara e Lajedinho. Peço à gestão municipal que providencie o mais rápido possível esses benefícios”, comentou Vando, que também solicitou reparos nas lombadas da Rua Piauí.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou aos vereadores a prestação de contas dos gastos referentes ao primeiro quadrimestre de 2022. A coordenadora de Saúde, Keyla Santos, representou a secretária Sebastiana Luzia e detalhou aos vereadores o relatório enviado.

“Neste período tivemos um recurso para a reforma da farmácia básica, tanto com armazenamento e medicamentos. Estamos bem abastecidos com medicações. Também constam no relatório os atendimentos regulados em Palmas, assim como as cirurgias, transportes e gastos relacionados ao quadrimestre. Com recurso próprio da Prefeitura, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril tivemos um gasto de R$ 756.441,52, já os recursos de custeio do Ministério da Saúde e do coronavírus foram R$ 803.322,34”, explicou Keyla, que deu mais detalhes sobre os gastos e se colocou à disposição dos vereadores para esclarecimentos de dúvidas.

A vereadora Yara Rocha parabenizou a equipe pelos esclarecimentos. “Agradeço a presença da Keyla que bem representou a secretária Sebastiana, que me justificou sua ausência devido a um evento na cidade de Lizarda em que precisou estar presente”, finalizou Yara.

Também estiveram presentes na sessão os vereadores Diego do Lió, Ernane Araújo, Pastor Amilson, Misael Ribeiro, Matheus Santanta e Ratinho Barros.

Compartilhe no:

Relacionados