APARECIDA: Cerimônia marca posse dos novos conselheiros tutelares

por Wenina — 10/01/2024 às 12:31 — em Cidades, Destaques

Com a presença do prefeito Suzano e primeira-dama Luisinha, além dos membros do CMDCA, os novos integrantes passaram a ser responsáveis por zelar e garantir os direitos das crianças e adolescentes do Município

Em um momento marcante para a comunidade de Aparecida do Rio Negro, foi celebrada nesta quarta-feira, 10, a investidura dos novos conselheiros tutelares, reforçando o compromisso coletivo com o bem-estar das crianças e adolescentes do Município.  A cerimônia que ocorreu na Câmara Municipal foi marcada pela emoção e alegria dos novos membros, além do comprometimento da Gestão Municipal e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em apoiar os trabalhos desenvolvidos pelo órgão.

Além do prefeito Suzano Marques e primeira-dama Luísa Marques, estiveram presentes na mesa de honra a presidente CMDCA, Andreane Araújo, o presidente da Câmara Municipal, Reijane Barros (Ratinho), que representou o Poder Legislativo, o comandante do Destacamento da Polícia Militar da cidade, Subtenente Milton Lima e a secretária municipal de Administração, Rosa Maria. Também marcaram presença os membros da comissão eleitoral e os vereadores Mizael Ribeiro, Ernane Araújo e Pastor Amilson.

Na ocasião, foram empossadas como novas conselheiras as integrantes eleitas Cynara Lustosa, Marilza Pereira, Maysa Batista e Ana Paula Luz. O conselheiro eleito Fhilipe César irá tomar posse posteriormente em gabinete.

A abertura contou com uma oração conduzida pelo pastor Adauton Silva e com o Hino Nacional, entoado pela estudante Maria Clara.

Compromisso

Ao falar aos presentes, o prefeito Suzano Marques disse que cada membro foi escolhido para cuidar das crianças e adolescentes do Município. “É uma missão muito árdua, foram eleitos democraticamente e sei que são necessárias as parcerias. O Poder Executivo está aqui para ser parceiro. Tão logo assumimos a Prefeitura, já vimos a necessidade de um ambiente melhor para o órgão e hoje vocês estão atendendo em um local estratégico, onde vocês podem ouvir as pessoas. Enquanto prefeito podem contar comigo, é necessário um constante aprendizado”, disse.

O gestor questionou aos novos membros sobre o legado que cada um pretende deixar como conselheiro. Ele finalizou anunciando que pretende enviar à Câmara um projeto de aumento do valor do Auxílio-alimentação dos garis, agentes de resíduos sólidos e brigadistas, incluindo como beneficiados também os conselheiros tutelares. “Nos colocamos à disposição de vocês, temos outros carros que podem ser utilizados por vocês, porque são carros que são do povo. O importante é fazermos o melhor em parceria”, acrescentou.

A presidente do CMDCA, Andreane Araújo, disse que mais uma ação municipal se concretiza hoje como cumprimento de um processo eleitoral. “O Conselho que toma posse hoje é o órgão encarregado pela sociedade por meio de eleição realizada no dia 1º de outubro de 2023, com a finalidade de zelar pelos direitos fundamentais de nossas crianças e adolescentes. É de extrema importância no município, pois ajuda a cumprir leis no tocante à proteção desses indivíduos. Contudo, ele não age sozinho, é preciso ter convergência nas ações”, acentuou.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Ratinho Barros se colocou à disposição dos novos membros. “Parabéns aos novos conselheiros eleitos, a gente sabe que é difícil, a população cobra, mas quero pedir o máximo de trabalho voltado para o povo aparecidense. Tenho certeza que vocês vão trabalhar em parceria e do que vocês precisarem aqui da Câmara podem contar conosco. Nossos colegas vereadores vão apoiar em tudo que necessitarem”, enfatizou.

A secretária de Assistência Social, Luísa Marques, entregou um presente a cada uma e também reforçou sua parceria com o Conselho Tutelar. “Estamos muito felizes e quero parabenizar a cada um. Estão todos preparados para trabalhar, e podem contar conosco, temos uma rede de apoio na execução dos trabalhos. Estamos aqui publicamente nos comprometendo a isso, atuar em conjunto”, frisou. 

O juramento de posse foi conduzido pela conselheira Marilza Pereira. Todos os demais assinaram seus respectivos termos de posse.

A conselheira Ana Paula Luz falou em nome dos demais membros do Colegiado e se dirigiu principalmente aos eleitores do Município. “Acreditamos firmemente que cada criança e adolescente merece um ambiente seguro, amoroso e propício ao seu desenvolvimento pleno. Trabalharemos incansavelmente para garantir que os direitos de cada criança sejam respeitados e que suas vozes sejam ouvidas. Estamos aqui para lutar por suas necessidades e protegê-las de qualquer forma possível”, finalizou. 

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...