Tocantins - 20/06/2021 - 01:16

APARECIDA: Colheita da agricultura familiar é fortalecida com apoio da Prefeitura Municipal

Postado em 19/05/2021

Compartilhe no:

Após o esforço dos proprietários rurais e do trabalho ofertado pela Prefeitura Municipal de Aparecida do Rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, os frutos estão sendo  colhidos: a safra 2021 conta com diversas culturas produzidas e o trabalho conjunto das famílias da zona rural.

O arroz, feijão, milho, mandioca, abóbora, dentre outros alimentos, são colhidos em abundancia em Aparecida do Rio Negro. Os grãos e os legumes fazem parte da base da alimentação que passam por um árduo processo desde o plantio até a colheita.

Seu Leocy Barbosa, morador da Região do Baixão, está comemorando a safra da produção de arroz, banana e mandioca na Chácara Sítio Novo. Este tipo de produção fortalece a agricultura familiar, com a tradição de trabalhar em mutirão, por meio da parceria de outros três produtores. A cada dia a colheita ocorre em uma roça, e todos contribuem.

Já o proprietário da Chácara Sonho Meu, Deusimar Pereira dos Santos, produz o milho e feijão para consumo próprio e vendas, e também colhe com alegria. “Nós dependemos totalmente da produção rural, e agradecemos muito a forma como fomos atendidos pela Prefeitura Municipal”, comemora o produtor.

O município de Aparecida do Rio Negro, é conhecido pela grande aptidão ao agronegócio. Entretanto, além dos grandes números de exportações de soja, a produção familiar vem garantindo ao Município um novo destaque.

Pensando na melhoria de vida dos micros e pequenos agricultores, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, vem intensificando as ações de atendimento ao homem do campo e fomentando a agricultura familiar nas diversas regiões do Município.

O prefeito Suzano Marques informou que a Prefeitura de Aparecida continuará realizando esforços para fomentar e fortalecer a produção rural e agronegócio na cidade. “Temos o anseio de estender a mão a todas as necessidades dos agricultores, especialmente os pequenos, que dependem das produções para o mantimento das suas famílias. Estamos reestruturando a Secretaria de Agricultura aos poucos, mas já temos bons resultados nestes cinco meses, com muitos atendimentos executados”, comentou o gestor.

Atendimentos

Nos últimos quatro meses o micro e pequenos produtores foram cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura e receberam os serviços de gradagem, que beneficiaram mais de 140 produtores com o preparo do solo para plantio, como comenta o secretário responsável, Josenilson Joanes. “O que a gente percebeu é que os produtores ficam muito felizes e agradecidos. Aparecida é muito rica e tem condições de produzir muito mais, o que era necessário era um incentivo maior do Poder Público Municipal com a disposição do maquinário no tempo correto”, disse Josenilson.

Além de ainda está realizando a gradagem, que na época de estiagem diminui, mas não para, a equipe da Secretaria está registrando a parceria e o trabalho realizado. “A gente acompanha e já vê também a demanda do produtor para o transporte para o escoamento da produção”, comenta o secretário

Entre as principais culturas plantadas pela agricultura familiar no município estão mandioca, milho, arroz, feijão e abóbora. A Secretaria irá ofertar também o transporte aos produtores para o escoamento da produção.

Novos benefícios

Além de otimizar a produção, com o apoio do maquinário disponibilizado pela Gestão Municipal, o incentivo para os produtores também está ligado à informação. A Secretaria está com o projeto de ofertar cursos e capacitações aos produtores, já que a pandemia inviabilizou as capacitações até o momento. O Projeto junto ao Governo Federal e iniciativa privada deve viabilizar cursos tanto para operadores de máquinas quanto para área rural e plantio.

Compartilhe no:

Relacionados