Tocantins - 20/07/2024 - 10:26

Folha do Jalapão

APARECIDA: Com foco principal em investimentos no ser humano, prefeito Suzano destaca: “estou pronto para um novo mandato!”

Postado em 02/07/2024

Tendo como pré-candidato a vice o médico Dr. Leonardo, Suzano pontua que o foco de sua gestão é dar qualidade de vida à população por meio de investimentos. Para isso, ele conta com parcerias de parlamentares federais, estaduais e municipais, e busca mais quatro anos de administração

Em uma Gestão com foco no bem-estar da população de Aparecida do Rio Negro, o prefeito Suzano Marques (UB) inicia a busca pela continuidade do trabalho que vem executando no Município, que efetivou uma série de avanços voltados à qualidade de vida dos aparecidenses. Em sua segunda gestão, o pré-candidato a prefeito já atuou no Município no ano de 2005 a 2008, e conseguiu êxito nas eleições de 2020, retornando à principal cadeira da cidade em 1º de janeiro de 2021.

Suzano tem ao seu lado a primeira-dama Luísa Marques, que carrega experiência em sua carreira educacional e tem comandado a Assistência Social do Município de forma atuante e humana. Em seu segundo mandato, com maior experiência, amadurecimento e foco nos aparecidenses, ao longo desses três anos e meio de Administração tem demonstrado preocupação em ofertar maior dignidade aos moradores.

Em entrevista à Folha do Jalapão, Suzano pontuou os principais êxitos de sua administração, objetivos e pretensões ao buscar um novo mandato no Executivo Municipal. “A nossa busca pela reeleição é porque a gente entende que o nosso projeto não está concluído. Embora tenhamos feito muito por Aparecida nesses três anos e meio, muito ainda está por vir. Aparecida vive um bom momento, mas o que nós temos de obras para serem executadas e projetos a serem realizados requer mais tempo e eu entendo que mais quatro anos é o tempo certo para que a gente possa deixar Aparecida cada dia melhor para se viver”, frisou.

Reeleição

O pré-candidato reforçou que Aparecida vive um tempo novo, com uma administração moderna e que tem elevado os níveis de qualidade de vida da população. O dia para a equipe municipal sempre começa com uma oração, seja no gabinete, seja nos demais órgãos, um compromisso da Gestão, que segundo o prefeito, é guiado por Deus.

“Deus já está com a gente. Claramente, a presença de Deus na administração vai continuar sendo assim. Eu acredito muito em Deus. Acho que uma das inovações da nossa administração é que ela todo dia inicia o nosso trabalho na prefeitura com a leitura bíblica, com os secretários, com o pastor que é secretário também, com os colaboradores para que a gente possa pedir proteção, sabedoria, discernimento, resiliência para exercer o mandato”, ressaltou.

Com um passado de conquistas, Suzano destaca que está mais maduro para dar continuidade à sua gestão. “Há 16 anos, como prefeito à frente de uma gestão que estava dando certo, com muitas conquistas, na época já tinha médico 24 horas, construção de mais de 500 casas populares, eletrificação rural em quase todo município, eu não fui reeleito, o povo entendeu que devia haver mudança. E você sabe o que aconteceu”, explicou.

O pré-candidato enfoca que a disputa eleitoral ainda tem muita bola para rolar, que um jogo precisa de dois tempos para ser concluído. “Eu até digo que, para quem gosta de futebol, não ser reeleito quando a gestão é boa, é como você terminar um jogo no intervalo do primeiro tempo. O jogo está muito bom, terminar os 45 minutos, aí não ter o segundo tempo do jogo. Quem perde? Perde o expectador, as duas equipes que não disputaram o segundo tempo do jogo. Então vejo que nós estamos no meio do segundo tempo desta administração. Já estamos aquecidos e preparados para trabalhar mais por Aparecida!”, ressaltou.

Levantando a bandeira da manutenção dos médicos 24 horas, transporte escolar urbano, climatização das salas de aula, dentre outras ações, o pré-candidato vê a cidade como um espaço que ainda tem muito a ganhar com a sua gestão.

“Eu entendo que nós mudamos muito Aparecida e quem nos acompanhou no projeto da nossa eleição, sabe que fizemos alguns compromissos, sendo que honramos basicamente 100% deles. Um deles era ser um prefeito presente, que morasse na cidade, que é o nosso caso.  Entendo eu que um dos compromissos era o médico 24 horas, não faltou mais médicos em Aparecida, vidas foram salvas. Nós investimos em seres humanos, em educação, a gente vê isso como um dos pilares da administração. Os nossos universitários têm o transporte para a faculdade até Palmas sem custo. Nós queremos garantir também uma inovação da gestão, que foi o compromisso nosso, do transporte de escolar urbano, mantendo a sala de aula climatizada”, disse ele, que ainda citou outras ações, como a escolinha de futebol, que mantém cerca de 150 alunos, compra de material escolar a estudantes, e iluminação 100% em led da cidade.

Escolha do Vice

Para disputar novamente a vaga de prefeito da Aparecida, Suzano conta com a parceria do médico Dr. Leonardo Machado (PL), nome que escolheu para ocupar a chapa majoritária como vice-prefeito. Com mais de 20 anos de atuação na cidade, Dr. Leonardo cativa a população pelo profissionalismo, sendo responsável pela realização de dezenas de partos. O atual prefeito ressaltou que teve direcionamento de Deus e sinais de pessoas que pontuaram o profissional de saúde como nome certo.

“Vários nomes surgiram, como possíveis candidatos a vice. E a gente teve dificuldade porque eram muitos nomes, alguns do próprio grupo, outros de grupos de oposição, que era para trazer pra somar. E eu tive uma conversa com ele, muita aberta, e senti que ele realmente gosta da política e tem vontade de ajudar um pouco mais, saindo um pouquinho só da área da medicina. Deu certo, eu estou muito feliz com ele. A cada dia que a gente caminha junto, me surpreendo um pouco mais, eu vejo que nós temos muita coisa em comum, com desprendimento, sem vaidade, com ideias novas, com parcerias, a gente tem se preparado para ter a melhor gestão de Aparecido do Rio Negro”, explicou.

Ele ressalta que por onde passa, tem recebido o apoio maciço da população, que o recebe de portas abertas. “Dr. Leonardo conhece como ninguém a população de Aparecida, sabe o nome da mãe, do filho que ele pegou nos braços. Pela primeira vez, nós andamos na zona rural do município, passamos o dia andando juntos, com aceitação muito boa, não tem dúvida nenhuma que a gente achou um vice, que vem para ser diferente, para somar nessa administração e fazer a diferença não só na área da saúde, mas na gestão como um todo”, acrescentou.

Obras

Outro aspecto a ser registrado como positivo para o atual gestor foram as obras, que ele destaca como as principais, o portal de entrada, pavimentação asfáltica, revitalização do Ginásio Marilon Veloso, implantação das usinas de energia solar e Parque Deusdete Maurício de Carvalho, que influenciam a estética da zona urbana, e novos espaços que contribuem com a autoestima da população.

“A cidade mudou como um todo. Se você ver Aparecida desde a entrada da cidade, o trevo, como era o trevo da nossa cidade, como está hoje, com um portal de primeiro mundo, iluminação em led, ruas pavimentadas, outra conquista é a construção das cinco usinas de energia solar, e com elas a gente gera por mês 45 mil quilowatts de energia limpa, ICMS ecológico, economia financeira, estacionamento público, e o principal chega lá na sala de aula. Aparecida é uma cidade muito melhor, mas com muito desafio ainda para ser feito, a gente é capaz de fazer mais, agora estou mais preparado, com mais experiência para continuar transformando a nossa cidade para que ela fique cada vez melhor”, acrescentou.

Mesmo atuante em diversificar as obras de infraestrutura, Suzano comentou que seu maior investimento é na população. “A minha principal obra é o investimento em ser humano, não é obra física, é investir em pessoas que eu quero ter vida longa, para que Deus possa depois me dar a condição de ver que a semente do bem que nós plantamos, o investimento nas crianças, nos jovens de Aparecida, dando dignidade a esse povo, com mais saúde, com mais educação, com mais social, com mais presença na administração junto com o povo. A gente vê esses jovens, crianças de hoje sendo o futuro de amanhã, não tem dúvida nenhuma que esse pessoal vai ter uma geração muito mais qualificada e que a gente vai deixar esse legado”, declarou.

Diversos investimentos foram obtidos por meio das viagens a Brasília, que ocorrem de forma frequente pelo prefeito e geram resultados. “Eu consegui, com o conhecimento que a gente tem, representar não só  Aparecida, mas representar o Estado como um todo. E talvez uma grande conquista nossa, foi a redução da alíquota do INSS para os municípios. Eu assim, ajudei muito o nosso presidente da ATM, Diogo Borges, representando os prefeitos ali em Brasília, mesmo nos eventos do Estado, isso só enriquece o nosso currículo e faz também a gente aumentar o nosso aprendizado. Isso foi uma conquista muito boa, poder interagir melhor com os poderes do Estado, com os ministérios em Brasília nesta busca pela continuidade da BR-010”, pontuou.

Parcerias

As conquistas obtidas pela atual gestão são também frutos de parcerias efetivadas pelo gestor. “O grande companheiro nosso é a maioria do povo de Aparecida, que abraça nossa causa, que entende que a gestão está bem e pode ser continuada. Mas eu também tenho vereadores fieis à nossa administração. A gente vem aí com o presidente da Câmara, Ratinho, vereador Ernane, vereador Neto Tavares, vereador Pastor Amilson, que era da oposição veio compor com a gente”, comentou.

Parlamentares como os senadores Eduardo Gomes e Dorinha Seabra estão na lista das fortes parcerias do pré-candidato. Os deputados federais Carlos Gaguim e Vicentinho Junior, e o deputado estadual Nilton Franco, estão entre os parlamentares apoiadores de Suzano.

“Fui prefeito há alguns anos, mas agora eu vejo a parceria do governador Wanderlei Barbosa com os municípios, e com  Aparecida não é diferente, então a gente tem esses parceiros e vamos em busca de novos parceiros, eu também já tenho um ministro de Estado, a gente vai buscar recursos junto ao Governo Federal, aproveitando o Ministério de Educação, de Saúde, da Agricultura, do Ministério de Assistência Social, e são esses os parceiros. E eu tenho certeza que com essas parcerias definidas, Aparecida só tem a ganhar”, frisou.

Projetos

Entre os principais projetos do gestor estão a construção de uma escola com 13 salas de aula, com recursos destinados pela senadora Dorinha, construção de 100 a 200 casas populares com investimentos do deputado Gaguim, e busca por empresas que invistam no Município para a geração de emprego e renda. Ele ressalta que em 2025, estará ainda mais preparado para administrar.

“Estou mais amadurecido, com mais experiência, com mais parcerias, então a gente já está fazendo um segundo mandato bem melhor que o primeiro, com muitos avanços. O que eu posso prometer para um Suzano em 2025, é um mandato agora com a equipe muito mais bem montada, porque a medida que você exerce o seu mandato de prefeito ali por vários anos, você aprende muito, venho com a primeira-dama Luisinha, que é professora, que sabe lidar com pessoas, também na área da assistência social, como da saúde, com um filho que é engenheiro civil, que já está somando muito à equipe, que é o Renan. Agora ainda vamos contar com o dr. Leonardo um grande profissional na área da saúde. A gente já tem nossa carreira consolidada, temos o tempo disponível para ficar cuidando das pessoas de Aparecida”, disse.

Ao longo da entrevista, o gestor disse que tem como principal desafio manter a receita das contas públicas equilibradas. “A gente é cobrado como se fosse uma cidade grande, como se fosse uma capital. E as receitas ainda não vêm a essa altura. Eu ressalto que a gente precisa rever o nosso pacto federativo, com a distribuição das receitas, porque as coisas acontecem nos municípios, e para que você dê conta de atender os serviços públicos, você precisa de recurso”, comentou.

Pré-campanha

Suzano destaca que tem se desdobrado entre o trabalho no gabinete, as viagens institucionais e a pré-campanha. De acordo com ele, as visitas à comunidade já têm surtido efeitos positivos com boa receptividade.

“Tudo o que a gente tem feito tem dado certo, desde o evento das filiações, e agora mais recentemente, nós estamos na fase das visitações, ouvindo. Primeiro a gente vai prestar contas daquilo que recebeu, os votos das pessoas há quatro anos, mas com alguns compromissos que fizemos, mostrando aquilo que foi feito, o que deu para fazer nesses três anos e meio, e eu sinto uma aceitação muito boa das pessoas. A gente conversa olho no olho, vendo também as demandas, e vamos conduzindo assim”, concluiu.

Suzano conclui a entrevista afirmando que Aparecida avançou muito nesses últimos 3 anos e meio, e que seu projeto para o próximo mandato vai contar com mais avanços e crescimento significativo em todos os setores da administração o que irá, com certeza, melhorar as condições de vida do povo do Município. “Vamos continuar com as conquistas que obtivemos e vamos em busca de novas, porque dá para fazer, porque é tudo questão de priorizar, e eu priorizo a minha cidade, eu priorizo o ser humano e o povo de Aparecida”.

Compartilhe no:

Relacionados