Aparecida conquista avanços no fortalecimento de políticas públicas com o 1º Fórum do Selo UNICEF

por Jornal Folha do Jalapao — 15/12/2025 às 14:10 — em Cidades, Destaques

Com avaliação positiva, evento destaca a importância do trabalho conjunto para o fortalecimento das políticas públicas para crianças e adolescentes

Com o objetivo de promover a discussão e a construção de soluções para o fortalecimento dos direitos, proteção e oportunidades de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Aparecida do Rio Negro realizou com grande êxito o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF. O evento contou com a participação de autoridades municipais, profissionais das políticas públicas, adolescentes, representantes da sociedade civil e membros da comunidade, tornando-se um importante espaço de diálogo e colaboração para o desenvolvimento local.

A programação do evento contou com a composição da mesa de honra, que incluiu importantes autoridades e representantes da comunidade. Estiveram presentes o Articulador Municipal do Selo UNICEF, André Batista Borges; a representante da Secretaria Municipal de Assistência Social, Andreane Araújo Cardoso, o Secretário Municipal de Educação, Alexandre Oliveira da Silva, a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Vaiza Amanda de Sousa, a Mobilizadora Municipal do NUCA, Carmen Estaffany Ribeiro dos Santos, o palestrante, Prof. Me. Robson José da Silva, as adolescentes representantes do NUCA, Lunna Alves Mendes e Emilly Rayssa Rodrigues e o prefeito Deusimar Amorim.

A abertura do evento começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, seguida de um momento devocional, conduzido pela Pastora Marilene Ataíde Barros e apresentação cultural de Maitê Costa Brum, que emocionou o público.

Durante os pronunciamentos, o articulador André Batista Borges ressaltou a importância do Fórum e compartilhou seu significado pessoal. “É uma honra liderar este trabalho, pois sou fruto da rede de ensino do município e carrego em minha trajetória a luta pelos direitos das crianças e adolescentes. Juntos, vamos conquistar o Selo UNICEF”, declarou.

As representantes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) expressaram sua gratidão pela oportunidade de participar ativamente do evento e destacaram a relevância do protagonismo juvenil na construção e no fortalecimento das políticas públicas municipais.

O secretário municipal de Educação, Alexandre Oliveira, reforçou o compromisso da rede de ensino com a proteção integral de crianças e adolescentes, destacando a satisfação de acompanhar os estudantes em suas trajetórias e no exercício de seu papel social.

O prefeito Deusimar Amorim reafirmou o compromisso da gestão municipal em garantir serviços públicos de qualidade, agradeceu a presença de todos os participantes e ressaltou que a colaboração mútua será essencial para a conquista do Selo UNICEF.

Gostaria de destacar o compromisso da nossa gestão em garantir serviços públicos de qualidade, sempre com o foco no bem-estar das nossas crianças e adolescentes. Agradeço a presença de todos e reforço que a colaboração mútua será essencial para conquistarmos o Selo UNICEF. Juntos, continuaremos trabalhando para um futuro melhor para nossos jovens”.

A programação também contou com a palestra do Prof. Me. Robson José da Silva, que apresentou os principais indicadores do município e ressaltou a importância de criar e implementar projetos estratégicos para atingir as metas estabelecidas pelo Selo UNICEF. O ponto alto do evento foi a grande plenária, onde foram debatidas, construídas e aprovadas as ações que comporão o Plano de Ação Municipal, fortalecendo a atuação intersetorial e o compromisso coletivo com a infância e adolescência.

O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF foi encerrado com avaliação positiva dos participantes, consolidando-se como um importante marco de aprendizado, participação social e fortalecimento das políticas públicas. O evento reafirmou o compromisso de Aparecida em garantir direitos, proteção e oportunidades para crianças e adolescentes, destacando a união entre poder público e sociedade na construção de um futuro mais justo para os jovens do município.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas

Foram mais de 2,6 mil castrações e 4 mil microchipagens em 2025,...

Atendimentos nas UPAs crescem 30% e Atenção Especializada avança com mais serviços e redução de filas em Palmas

Semus também avança na regularização do abastecimento de medicamentos e fortalecimento de...