Tocantins - 25/07/2021 - 09:09

APARECIDA: Deusimar Amorim entrega obras de restauração da Praça Domingos Rios

Postado em 31/12/2020

Compartilhe no:

A população de Aparecida do Rio Negro recebeu do prefeito Deusimar Amorim a Praça Domingos Rios revitalizada. Durante a entrega, muitas homenagens foram direcionadas ao pioneiro do Município Domingos Rios.

O prefeito Deusimar Amorim realizou na manhã desta quinta-feira, 31, a entrega de mais uma importante obra à população. A revitalização da Praça Domingos Rios era esperada por toda a população. A Praça se tornou um lindo local de convivência para famílias, e recebeu a homenagem especial do prefeito Deusimar Amorim, que é neto do senhor Domingos Rios, com a instalação do busto que traz à memória a imagem do homem simples que foi o pioneiro Domingos Rios.

 O novo local se tornou atrativo para jovens e crianças, com o novo paisagismo, iluminação em led, quadra de areia, e estacionamento. A entrega foi realizada com a presença de autoridades estaduais, como o senador Irajá Abreu, que destinou recursos a obra, e do vice-governador Wanderlei Barbosa, secretários e vereadores, comunidade em geral e familiares do senhor Domingos Rios, avô do prefeito Deusimar Amorim.

Homenagens

A homenagem ao pioneiro Domingos Rios foi um dos momentos mais esperados pelos presentes e principalmente familiares. Em sua trajetória na cidade, Domingos Rios chegou ao município na década de 1960 onde foi um dos primeiros moradores e foi nome importante para a fundação do município, cedendo a casa da família para hospedagem dos religiosos que vinham ao então povoado.

Domingos Rios faleceu em 18 de fevereiro de 1974, deixou seu exemplo de cidadão humilde. A homenagem foi feita por meio da instalação de um busto com a imagem do pioneiro na Praça.

Albertino

Seu Albertino Barros é um dos personagens que mais conviveu com o pioneiro. O senhor que chegou à cidade junto com Domingos Rios se emocionou ao falar do amigo, do companheiro de tantas histórias. O choro não foi contido diante da imagem de Domingos Rios. “Pela primeira vez vejo um morto viver de novo por meio dessa imagem. Estou emocionado, porque não estou acostumado ver quem morre nascer de novo. Vocês não imaginam a emoção que eu sinto diante disso aqui, e de todos vocês, ao retratar essa história tão linda que faz parte de nosso Município”, disse seu Albertino.

O neto Josué

O representante da família Amorim, Josué Amorim, um dos netos do senhor Domingos Rios, retratou parte da história do avô e falou da alegria pela homenagem. Josué agradeceu o empenho da restauração da praça, e da gestão de 1990 que concedeu o nome do avô à praça. “Domingos da Silva Rios, conhecido como Dominguinhos. Meu avô, não foi um político, não foi prefeito, não foi vereador, não foi líder comunitário, também não foi um homem rico, não foi fazendeiro, não foi comerciante, mas foi simplesmente Domingos da Silva Rios. Foi o homem que teve a feliz coincidência de ser o primeiro morador nesse local onde está hoje Aparecida do Rio Negro”, relembrou Josué.

Ainda emocionado o neto conta que sua mãe, dona Pedra vive um momento forte de emoção. “Para sua filha, dona Pedra Pereira de Amorim, minha mãe, talvez o significado seja maior, porque ela construiu com ele, partilhou com ele a sua vida e pode testemunhar tudo aquilo que nós, que eu estou dizendo, que o Albertino falou, seja a maior verdade em sua vida. Dona Pedra foi filha única e esteve desde o começo até o fim com ele. Nesse momento um misto de alegria invade sua alma. Nós, da família, agradecemos por essa homenagem ao nosso avô, pois, hoje vivenciamos o resgate da história de Aparecida”, enfatizou.

Deusimar

Ao lado da mãe, dona Pedra Pereira, o prefeito Deusimar também não conteve a emoção ao falar do avô. O gestor fez a homenagem especial com o busto que retrata o rosto de Domingos Rios, e destacou que mais uma vez a obra é resultado do esforço de toda a administração. “Minha alegria de estar aqui hoje entregando a reforma dessa praça, colocando aqui o busto do Domingos da Silva Rios, primeiro morador e em nome de quem a gente homenageia todos os pioneiros dessa cidade. É um resgate da nossa história, e é um dia feliz, porque eu estou também encerrando essa minha gestão de oito anos de trabalho, dedicação, e também coroada gestão, com grandes realizações em benefício da nossa população”, concluiu.

Obra

A obra foi executada com recursos provenientes do programa de transferências especiais do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar do senador Irajá Abreu, no valor de R$ 127 mil.

O local recebeu novo calçamento, gramado, e conta com nova estética, paisagismo, iluminação em led, quadra de areia pra prática de esportes e está adequado para as brincadeiras para as crianças e a convivência dos jovens, pois conta com iluminação de qualidade, o que possibilita total segurança.

Compartilhe no:

Relacionados