APARECIDA: ‘Dia D da Aliança pela Primeira Infância’ é marcado por ações históricas em prol de crianças e adolescentes

por Jornal Folha do Jalapao — 01/12/2025 às 08:50 — em Cidades, Destaques

Prefeitura uniu forças em um só lugar para ofertar serviços, orientações, diversão e atendimentos diversos para toda a comunidade

Em um dia repleto de atividades voltadas ao futuro de Aparecida do Rio Negro, crianças, adolescentes e toda a comunidade participaram de uma programação especial realizada na Escola Municipal Luza Machado de Miranda. O “Dia D Aliança pela Primeira Infância” ocupou todos os espaços da instituição com orientações e serviços nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e assistência social, tanto com foco na prevenção quanto nos cuidados essenciais.

A ação é uma realização da Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, oferecendo atendimentos, orientações e serviços às famílias, fortalecendo políticas públicas e ampliando cuidados fundamentais para crianças que estão na fase mais importante do desenvolvimento humano: a primeira infância.

A iniciativa integra o programa TCE de Olho no Futuro, coordenado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), com apoio de 17 instituições parceiras entre órgãos públicos e entidades privadas. É considerado um dos maiores movimentos já realizados no Brasil em defesa da primeira infância. O Dia D faz parte das ações estratégicas do programa, estimulando gestores municipais a aprimorar serviços, organizar fluxos de atendimento, qualificar equipes e dialogar diretamente com as famílias.

De Olho no Futuro

Logo cedo, moradores chegaram ao local e foram recebidos pelas equipes com alegria e acolhimento. Após a composição da mesa e execução do Hino Nacional, o prefeito Deusimar Amorim, que aderiu ao projeto, destacou que a gestão sempre tratou o cuidado com as crianças como prioridade.

“O tema é de grande relevância e não pode passar despercebido. É uma política que adotamos e estamos desenvolvendo com seriedade. A primeira infância é uma fase crucial, e temos a obrigação de garantir educação, saúde e serviços públicos de qualidade. Esse plano segue a política nacional para a área e, desde 2017, temos ampliado o acesso à educação. Vamos continuar fazendo tudo o que é dever de um administrador e também de um pai: cuidar bem das nossas crianças. Hoje reunimos serviços que já ofertamos no dia a dia, e reforço nosso compromisso em oferecer à população aquilo que ela precisa e merece”, afirmou o gestor.

O secretário municipal de Educação, Alexandre Oliveira, ressaltou que a iniciativa reforça a centralidade das crianças nas políticas públicas. “O foco principal do Dia D é a primeira infância. As crianças são o futuro da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. Os serviços ofertados tiveram grande procura da população, e ficamos muito satisfeitos com essa participação. Precisamos dar continuidade a ações como esta, alinhadas ao nosso Plano Municipal da Primeira Infância, acompanhando de perto as crianças desde a gestação até os 5 anos e 11 meses. É assim que garantimos uma infância digna e plena”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Carmelita Tavares, destacou o esforço coletivo. “É um programa de grande importância. Juntos conseguimos realizar este evento para crianças e pais. Agradeço especialmente à equipe da Saúde, sempre pronta para atender toda a população”, disse.

Representando a Secretaria de Assistência Social, a assistente social Hélida Helena, reforçou o valor das ações. “É um evento muito significativo. Trabalhamos para preparar nossa comunidade e fortalecer essa aliança pela primeira infância. Crianças bem cuidadas constroem uma sociedade mais saudável. Agradecemos às secretarias, ao TCE e a todos que contribuíram. Que as famílias aproveitem esse dia”, afirmou.

A abertura também contou com um momento de oração conduzido pela professora Kátia Roze e com apresentação de coreografia realizada por alunas da Escola Municipal Luza Machado de Miranda, orientadas pela professora Rafaela Alves.

O evento foi organizado pela articuladora do projeto no município pelo TCE, professora Katiane Fonseca, que também compôs a mesa de abertura. Logo no início da manhã, a especialista Sílvia Albuquerque ministrou uma palestra sobre como os primeiros anos de vida influenciam a trajetória futura de cada indivíduo.

Atendimentos e ações

Ao longo do dia, moradores circularam pelas diversas salas de atendimento, com serviços, orientações e atividades recreativas, além de brinquedos disponíveis para as crianças e muito algodão-doce. As salas temáticas ofereceram uma variedade de ações.

A sala de Lazer contou com jogos, brincadeiras e atividades de educação física conduzidas pela professora Raquel Rafaella. A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas e realizou conversas sobre prevenção e sustentabilidade, com demonstrações de oficinas de descarte correto de resíduos. Houve também a participação especial do Detran, que promoveu uma oficina de educação para o trânsito com teatro e materiais educativos, sob coordenação da gerente Hélida Cristina e do gerente de fiscalização e segurança, Enildo Leite.

A sala de Oftalmologia, em parceria com uma ótica, realizou mais de 90 atendimentos. Já a Sala das Emoções, com a equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social e orientadores educacionais, apoiou crianças e famílias com acolhimento emocional. A Sala dos Programas apresentou iniciativas como o Alfabetiza Mais Tocantins, enquanto a Saúde ofereceu vacinação, triagem, testes rápidos, odontologia e fisioterapia.

A Assistência Social realizou atendimentos do Cadastro Único e Bolsa Família, além de serviços como corte de cabelo, tranças e emissão de documentos, contando também com apoio do Sebrae. A Vila Conectada orientou sobre projetos e inscrições, e o Conselho Tutelar esteve presente prestando informações e atendimentos.

No período da tarde, o 13º Batalhão da Polícia Militar ministrou palestra sobre primeiros socorros, com foco na Lei Lucas, finalizando as atividades às 16h. O evento foi aberto a toda a comunidade e reuniu mais de 400 pessoas ao longo do dia, destacando o importante papel do poder público e da união pelo futuro do município.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

LAGOA: Ação do Novembro Azul reúne mais de 150 homens em dia de cuidados com a saúde e lazer

Além de futebol e almoço, os homens puderam ter acesso a consulta...

São Félix vive grande fase e anuncia construção do tão sonhado Campo de Futebol

A assinatura da ordem de serviço para o Campo de Futebol marca...