Tocantins - 15/04/2021 - 02:08

APARECIDA DO RIO NEGRO: Ano Letivo é aberto com evento para a classe educacional

Postado em 27/01/2021

Compartilhe no:

A abertura do ano letivo ocorreu nesta quarta-feira, 27, com boas expectativas dos educadores. O evento foi voltado somente para a classe educacional, os pais e alunos não puderam participar devido à pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida do Rio Negro promoveu na manhã desta quarta-feira, 27, o evento de abertura do ano letivo, com o objetivo de inspirar os profissionais da Educação no recomeço das atividades. O encontro reuniu profissionais que atuam na rede educacional, além de autoridades e convidados no ginásio da Escola Municipal Luza Machado de Miranda.

O local foi especialmente preparado para acolher bem os educadores, que já na entrada foram recebidos com um mimo e as medidas necessárias para a contenção da Covid-19, como entrega de máscara, álcool em gel e aferição de temperatura. A fachada da Escola está recebendo novas pinturas, com obras do artista Romero Brito.

Cerimônia

Além dos profissionais da Educação, servidores do Município e secretários municipais, a cerimônia contou com a mesa de honra composta pela diretora da Escola Municipal Luza Machado de Miranda, Cleide Maria Lino; diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aquarela, Célia Barbosa; secretária da Escola Estadual Meira Matos, Adélia Marize; coordenadora de Educação e Cultura, Marize Macedos; secretária Municipal de Educação, Valquires Maciel; secretário de Administração José Barbosa Castro; presidente da Câmara Municipal Ernane Araújo; vice-prefeito Assis Coutinho e esposa Rosângela Aparecida; e prefeito Suzano Lino e primeira dama Luísa Marques.

A cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional, e em seguida uma reflexão e oração foi conduzida pelo diretor de Assuntos Comunitários Adauton Silva. Ao dar as boas-vindas aos profissionais, a secretária Valquires falou da alegria em estar com os educadores novamente.

“Me sinto muito feliz em nos reunir novamente, principalmente com o nosso prefeito Suzano que valoriza tanto a educação. Que Deus nos abençoe nesta jornada, o ano passado foi difícil, e vamos continuar dessa forma, mas esperamos que aconteçam mudanças neste processo de pandemia. Estamos com trabalhos internos neste momento, cadastrando programas, já temos nosso calendário definido e que precisa ser aprovado pelo Conselho de Educação”, disse. Na ocasião a secretária apresentou aos presentes as equipes da Rede Municipal. 

O prefeito Suzano Lino enfatizou que já realizou diversas ações como prefeito em favor da educação, e que pretende realizar novas melhorias, afirmando que a Prefeitura é uma extensão da Secretaria de Educação. “Sei o quanto vale a educação, venho para somar também na educação. Na última gestão meu primeiro ato foi dobrar o salário dos professores, e pagamos 14 salários por ano. Trouxemos também curso superior para que essas pessoas se formassem, e quem ganhou com isso foram nossos alunos. A educação de Aparecida vai muito bem, a gente vai discutir, administrar com transparência. Vamos ser parceiros da Educação, estar juntos para assumir esse desafio e fazer a melhor educação de Aparecida do Rio Negro, porque na vida nada é tão bom que não possa ser melhorado”, disse ele.

O prefeito solicitou dedicação dos servidores para que o Município possa avançar ainda mais na Educação. “Você que está recebendo a oportunidade e está conosco junto com este desafio, e foram escolhidos pelo compromisso que tem e pela competência de cada um, cuidem bem dos nossos alunos, dê aula com qualidade, com amor, pois do porteiro ao professor todo mundo dá aula, tente dar o melhor de si, zele do nosso patrimônio público, trabalhe em equipe, respeite o seu superior, para que os nossos alunos tenham a melhor educação. Aos poucos vamos climatizar as salas de aula. Já estou com o projeto para instalar energia solar para manter o pagamento da energia com a climatização”, disse o gestor aos servidores.

Diretora do Cmei Aquarela

A diretora do Cmei Aquarela, Célia Barbosa, destacou a alegria em estar à frente da Unidade que já possui 210 alunos matriculados. A diretora apresentou a equipe gestora e os profissionais que atuarão no Cmei. A Escola Municipal Luza Machado teve sua equipe apresentada pela diretora Cleide Lino, que falou da responsabilidade em estar na Gestão escolar e dos desafios que serão encontrados por todos neste novo ano na unidade que já possui 679 alunos matriculados.

A instalação do plantão pedagógico por telefone com aquisição de celulares institucionais, vídeo aulas e canal de televisão serão estudadas pelos profissionais, como medidas que poderão ajudar nas aulas remotas.

A secretária Valquires Maciel realizou ainda a entrega de kits educacionais com materiais didáticos aos servidores.

Cleber Messagi é professor de geografia da Rede Municipal e representante do Sintet Regional Palmas. O professor se sente bem acolhido para o novo ano letivo, mas a falta dos alunos em sala de aula para ele ainda fala mais alto. “Mais um ano muito difícil, tanto para o educador quanto para o aprendizado dos alunos. Ainda temos muita deficiência em lidar com a pandemia. Acredito que até maio estaremos em sala de aula. Sentimos muita falta tanto dos alunos como de ensinar”, salientou.

A professora Zélia Lopes disse que tem boas expectativas para o novo ano, mas a pandemia ainda é o maior desafio. “Acredito que devido à pandemia ainda não vamos estar em sala de aula, e temos muitas dificuldades com a tecnologia. Mas logo isso vai passar e tudo voltará ao normal”, ressalta a educadora.

Palestra

O encontro contou com a palestra de abertura, com o tema “Educação e Saúde Mental: desafios em tempos de pandemia”, ministrada pelo professor Dr. Ladislau Ribeiro, que dentre outras atividades, é professor no curso de psicologia e no programa de pós-graduação do ensino em ciências e saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Compartilhe no:

Relacionados