Tocantins - 04/12/2020 - 05:31

Aparecida do Rio Negro é destaque em noticias estaduais por estar entre os 43 municípios tocantinenses sem casos da covid-19

Postado em 08/06/2020

Compartilhe no:


Isolamento social continua na receita para tentar barrar a chegada da pandemia em Aparecida do Rio Negro. A covid-19 já adentra a região, contaminando os municípios de Rio Sono, Novo Acordo, Lizarda, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza e Lagoa do Tocantins.

O Tocantins teve um avanço gradual de casos de pacientes infectados pelo coronavírus, que cresce pelo interior após atingir as grandes cidades. A maioria dos municípios do Estado já possui casos da nova doença, apesar das medidas de prevenção adotadas.

Recentemente Aparecida do Rio Negro foi notícia e esteve entre os destaques da TV Anhanguera, por estar entre as 43 cidades do Estado que não possuem casos de coronavírus. As secretarias de saúde dos respectivos municípios realizaram um levantamento das medidas que foram tomadas para obter bons resultados.


Devido ao incansável trabalho de prevenção da Secretaria da Saúde Municipal, Aparecida do Rio Negro não registrou casos. Na região do Jalapão, apenas Aparecida do Rio Negro, São Félix e Mateiros ainda não apresentaram confirmação da doença, mesmo com a proximidade da capital Palmas, e sendo via de acesso para outras cidades da região.

Medidas


A Secretaria Municipal de Saúde do Município destaca as ações que estão sendo executadas pela Gestão para conter a chegada do vírus na Cidade, e ressalta que a população ainda deve colaborar com o distanciamento.

Diversas medidas de contenção estão sendo realizadas por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e conta com a colaboração da população, como explicou ao Folha do Jalapão a secretária de Saúde Sebastiana Luzia. “Temos contado com sorte, pois há um fluxo muito grande de pessoas de Palmas que circulam pela cidade, de caminhoneiros que transportam grãos de grandes safras aqui da Cidade. Então Deus tem nos protegido muito”, destaca.


A secretária reitera que o trabalho da equipe da saúde também tem sido fundamental. “Não temos hospital, temos uma Unidade de Saúde com duas equipes que acompanham as zonas urbana e rural, em horário comercial. No entanto, o prefeito Deusimar sempre achou por bem manter um pequeno sistema de plantão, para estabilizar o paciente e encaminhar ao hospital de referência”, pontua.

Comitê de crise


Após a pandemia, a equipe paralisou o atendimento eletivo, e foi criado um comitê de crise. O Município também realiza um trabalho de informação, educativo, com representantes de escolas e conselhos, multiplicando as informações na comunidade. “O trabalho preventivo exige muito precisa de todos. A equipe de saúde age dentro dos protocolos do Ministério, realizando os testes e monitoramento. Temos feito um grande trabalho de vigilância”, conclui.


O Município também adotou medidas como a obrigatoriedade do uso de máscaras, o monitoramento de pessoas que chegam de outras cidades ou estados. Além disso, foram realizadas desinfecções nos prédios da saúde. A Gestão também confeccionou máscaras que foram entregues a população de risco, e kit de proteção inidivual para todas as mães.

Monitoramento


Atualmente a Secretaria conta com um caso suspeito que está sendo monitorado, e dois casos de pessoas monitoradas que chegaram recentemente de outros locais. Seis casos já foram descartados após realização de testes, desde o início da pandemia.

Compartilhe no:

Relacionados