Tocantins - 20/06/2021 - 01:11

APARECIDA: Educação realiza Formação para multiplicação da Rede ColaborAção Tocantins

Postado em 28/05/2021

Compartilhe no:

Os coordenadores, orientadores formadores participaram da capacitação para multiplicar os conhecimentos da Rede de ColaborAção Tocantins, com o tema “Desafios em Temos de Pandemia”.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida do Rio Negro, realizou neste mês de maio as formações para coordenador, orientador e professores formadores para multiplicar conhecimentos sobre a Rede ColaborAção Tocantins (RCT).

As formações aconteceram de forma presencial para os educadores que irão multiplicar os estudos adquiridos durante a formação. A secretária de Educação do Município Valquires Maciel, explica que o projeto foi criado ainda no ano passado. “Colocamos em prática agora esse projeto que envolve várias instituições e entidades em busca de capacitar nossos educadores em relação aos desafios da pandemia. O projeto será desenvolvido durante todo o ano, a cada mês com ações diferentes”, ressalta.

As formações ocorreram nas três fases: Educação Infantil, Séries Iniciais de 1º ao 5º ano e Séries Finais do 6º ao 9º ano, tendo como tema principal: Desafios em Tempos de Pandemia.

Rede ColaborAção

A Rede ColaborAção Tocantins é um conjunto de instituições composto por profissionais da União dos Dirigentes Municipais da Educação Seccional Tocantins (Unidime), Universidade Federal do Tocantins (núcleos e grupos de pesquisa), Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

A Rede presta assistência às unidades municipais atuando em três Blocos. O Bloco I é dedicado à elaboração de diagnóstico das redes e dos sistemas Municipais de Educação e Ensino, e oferece formações para equipe gestora e orientações curriculares para aprendizagem de qualidade, a partir dos parâmetros nacionais e estaduais para o período de Pandemia.

Já o Bloco II está voltado para disponibilizar rede de apoio e suporte técnico aos sistemas e redes Municipais de Educação e Ensino, com acompanhamento e avaliação das ações propostas realizadas pelos municípios. E o Bloco III tem como objetivo formação para os Professores e Coordenadores Pedagógicos, voltada para os desafios da crise educacional.

Ao final a Rede realizará o Seminário de Superação da Crise, com a participação de palestrantes estaduais e nacionais, como uma ação de avaliação das ações realizadas pelas redes e sistemas municipais de educação e ensino.

Compartilhe no:

Relacionados