APARECIDA: Homenagens e Flores marcam Dia da Mulher na Câmara Municipal
Postado em 09/03/2023
Momentos emocionantes marcaram homenagens a mulheres aparecidenses na Câmara Municipal, que receberam flores e o reconhecimento do presidente da Casa de Leis, Mizael Ribeiro, juntamente com os demais vereadores e prefeito Suzano Marques
Mulheres determinadas, fortes, pilares de famílias de referência e que fizeram história em Aparecida do Rio Negro receberam homenagens da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 8 de março. Uma noite inesquecível e histórica, promovida pelo Poder Legislativo, marcou a data que foi celebrada de forma inédita no município, com homenagens a personalidades femininas que representaram todas as mulheres aparecidenses.
No Plenário da Casa de Leis, o presidente Mizael Ribeiro, recepcionou, além das homenageadas especiais da noite e seus familiares, autoridades municipais como o prefeito Suzano Marques e o vice-prefeito Assis Coutinho. As mulheres de Aparecida foram as convidadas de honra, e tornaram o ambiente ainda mais bonito. Flores de diversas cores e muita alegria fizeram parte do momento emocionante.
Na sessão, 17 mulheres foram homenageadas pelos nove parlamentares e autoridades municipais. Cada uma recebeu um buquê de flores, além do reconhecimento da comunidade pelos serviços prestados, pelo caráter e contribuições dadas ao município e às suas famílias. A sessão foi aberta pelo presidente, e em seguida, passou a ser conduzida pela mestre de cerimônia Denisa Carvalho.
Homenagens
O presidente Mizael Ribeiro, homenageou as mulheres aparecidenses em nome de duas personalidades. Uma delas é sua avó, Farailde Ribeiro, que é mãe de 10 filhos e que contribuiu, ao lado do ex-vereador José Ribeiro, com a história do município. Dona Maria de Fátima Tavares (Lora), mãe do parlamentar, também foi homenageada. Aos 62 anos e mãe de cinco filhos, ela se dedicou à família e ao esposo, Manoel Luís (im memoriam), que também foi vereador na Casa de Leis.
Ao falar da história de vida das homenageadas, o parlamentar se emocionou e declarou seu amor às mulheres que marcaram sua história. “Não tenho palavras para medir o tamanho do amor que tenho pelas senhoras, e a alegria em tê-las comigo nesta noite especial. Vó, mãe, vocês são minha referência, meu colo, minha maior riqueza. Minha avó Farailde tem uma história de vida marcante, com muitas lutas e sofrimentos. É pioneira de Aparecida e sempre contribuiu com melhorias para a nossa cidade. Minha mãe, dona Lora, a senhora é uma guerreira. Criou todos os filhos com uma educação de valores, todos são pessoas de bem na sociedade aparecidense”, afirmou Mizael.
O presidente ainda homenageou sua esposa, Elen Paula, a quem também dirigiu palavras de carinho e gratidão. Flores também foram entregues pelo presidente às servidoras da Casa de Leis. Mizael enfatizou que as mulheres aparecidenses tem um brilho especial, são determinadas, e por isso, todas merecem homenagens.
“Me emociono hoje em presidir uma sessão tão especial e que tenho certeza que vai ficar marcada em nossas memórias. Essas mulheres escolhidas para representar as aparecidenses tem uma história de vida marcante, mas todas têm o seu valor. Minha palavra hoje é gratidão, por ver a nossa Câmara cheia, não só dessas flores que estamos ofertando, mas principalmente pelas flores que são as mulheres e hoje as homenageamos”, disse o parlamentar.
A vereadora Yara Rocha, levou ao plenário sua mãe, Maria da Conceição (Dona Preta), que tem 68 anos, e é mãe de 11 filhos. De mulher para mulher, a homenagem emocionou a parlamentar e a todos os presentes. “Olho ao meu redor e entre tantas mulheres que vejo, para mim a minha mãe é a mais especial, ela é o maior exemplo. Diante das circunstâncias e de tudo que ela viveu, dentro das possibilidades que ela teve, nunca deixou de ser mãe, mulher forte, guerreira. Dona Preta, minha mãe, traz no rosto e nas mãos a marca do trabalho, trabalho duro, mas que sustentou seus filhos”, destacou Yara.
A esposa do vereador Matheus Santana, Thaynara Martins, foi sua homenageada. Aos 26 anos, tem uma história pautada em seu talento e na construção da família. “Homenageio neste dia tão especial esta mulher que é minha esposa, pelo companheirismo, por ser mãe do meu filho, Davi Luca, por ser uma pessoa que representa muita importância em minha vida e por tantas batalhas que enfrentamos juntos, tendo uma amizade e uma família construída. Thaynara também representa duas outras mulheres que não estão aqui presentes, mas que estão sempre em meu coração: minha mãe Beatriz e minha avó, mãe Creuza”, disse o vereador.
Rejane Barros (Ratinho), homenageou uma das figuras femininas que mais marcaram a história de Aparecida, por seu trabalho social prestado na comunidade: sua mãe, Vitória Campos, ex-vice-prefeita e vereadora por quatro legislaturas. Aos 65 anos, Vitória é mãe de 16 filhos, sendo oito adotivos. “Ela é exemplo de mulher determinada e é o pilar da nossa família. Tem como lema coragem e determinação, e uma bagagem de muita gratidão, amor e serviço prestado na cidade. Merecidamente essa homenagem a essa grande mulher, que tem um olhar cheio de simplicidade e mãos calejadas do trabalho em prol do povo, pois parte de sua vida foi dedicada a cuidar das pessoas mais carentes do Município”, salientou o vereador. Ratinho também homenageou de forma especial a esposa, Janes Kelly Oliveira e a filha, Helena Campos Oliveira.
Pastor Amilson dedicou flores à sua esposa, Márcia Barbosa Xavier. Aos 36 anos, Márcia é mãe de dois filhos, e representa o exemplo de mulher virtuosa, como relatou o parlamentar. “Meu carinho e admiração são enormes por esta mulher batalhadora, alegre e sempre disposta a servir a Deus. Márcia é minha esposa, a pessoa que escolhi para toda uma vida, mãe dos meus filhos, minha companheira, meu esteio. Em nome dela homenageio todas as mulheres, em especial a minha mãe Neusa de Sousa Soares, e minha sogra, Tomasia Barbosa da Silva”, declarou Pastor Amilson.
A homenagem do vereador Diego do Lió foi à sua mãe, Maria Lúcia. Em um ato de honra e delicadeza, o parlamentar entregou flores de joelhos, e emocionou os presentes com a atitude amorosa. “Para mim, minha mãe é a maior entre todas as mulheres. Agradeço sempre pela vida que a senhora lutou para me dar, mas especialmente neste Dia da Mulher, eu quero agradecer pelo exemplo que é pra mim. As flores são um símbolo desse amor que só a senhora pode me dar”, afirmou.
O vereador Evandro Barbosa direcionou sua homenagem à esposa, Danila Araújo. Educadora e mãe de dois filhos, para ele, Danila é o centro da família. “É uma pessoa que merece todas as homenagens neste Dia Internacional da Mulher. Tem bom caráter, é guerreira, amiga, companheira e trabalhadora. Muitas são as qualidades que a fazem merecedora desta homenagem, pois é uma mulher amiga, mãe de família, forte, determinada, e acima de tudo temente a Deus, uma mulher virtuosa. Com relevantes trabalhos prestados na Educação, já faz parte da história de nosso Município”, disse o vereador.
Neto Tavares homenageou Leila Lemos, sua esposa, representando as mulheres aparecidenses. Aos 35 anos, Leila é mãe de dois filhos, e se destaca como mulher de fé. “Homenageio hoje uma mulher forte, cheia de sonhos, uma líder em minha casa e o meu braço forte. A mulher Leila, tem me ajudado muito a me tornar um ser humano melhor a cada dia, como homem e como figura pública. Consegue ser guerreira e ao mesmo tempo sensível, que cuida com zelo e determinação da nossa casa e do nosso filho Samuel, o meu maior motivo para lutar por dias melhores para nossa Aparecida do Rio Negro”, salientou Neto Tavares.
Dona Maria da Natividade (Nati) foi a homenageada do vereador Ernane Araújo. Filho de dona Nati, Ernane declarou seu amor pela matriarca e pioneira do município. Aos 82 anos e mãe de seis filhos, ela é uma personalidade que transmite fé e sorriso largo por onde passa. “Neste dia homenageio a mulher que traz doçura e simplicidade no olhar e que viu a minha cidade nascer, e hoje, como vereador, representando o meu eterno pai Dogival Ribeiro, minha família e toda sociedade aparecidense, quero expressar minha gratidão e carinho, lhe fazendo essa homenagem”, disse o vereador.
Reconhecimento
O vice-prefeito, Assis Coutinho, prestou seu reconhecimento às aparecidenses em nome da senhora Lauderice Campos. Comerciante, mãe de oito filhos e com 54 anos, Lauderice é exemplo de uma mãe de família que se tornou referência na cidade. “Luaderice é uma mulher pela qual tenho respeito e a considero como uma segunda mãe, e uma grande amiga. Merece homenagens e o meu reconhecimento como mulher aparecidense guerreira, determinada, forte e que nunca deixou se abater pelos problemas e dificuldades”, comentou.
O prefeito Suzano Marques fez referência a uma mulher com representatividade para homenagear as aparecidenses: dona Maria Joana Pereira, 68 anos. Popularmente conhecida como Joana Redonda, ela se destacou por construir com humildade, luta e determinação, uma família com 16 filhos, ser pioneira na cidade, especialmente na Rua Piauí.
“Hoje eu teria centenas de mulheres para homenagear, como por exemplo minha mãe, que veio do Piauí e que conseguiu ser uma mãe acima da média no amor e na defesa dos filhos. Outra mulher digna de minhas homenagens é minha irmã Rica que partiu precocemente. Mas minha primeira homenageada é essa mulher que tem história em nosso município. Uma nordestina, guerreira, mãe de 15 filhos, pioneira em Aparecida”, disse o prefeito.
A primeira-dama do município, Luísa Marques, também foi homenageada pelo prefeito, que realizou a entrega ao lado do filho, Renan Marques. Luisinha é pela segunda vez a primeira-dama da cidade, e aos 52 anos, já possui uma história de conquistas e serviços prestados à comunidade na área da educação e assistência social.
Ao deixar sua homenagem às demais mulheres, o prefeito enfatizou que em sua gestão, tem dado destaque ao trabalho feminino e pretende melhorar a qualidade de vida das aparecidenses.
“Quero parabenizar o presidente Mizael Ribeiro pela iniciativa desta sessão, junto com a parceria da Prefeitura. Quero deixar meus cumprimentos à vereadora Yara Rocha, que bem representa o público feminino na Câmara. Temos a oportunidade de ter uma gestão com espaço para o trabalho feminino. Temos seis secretárias atuantes, sendo metade do secretariado, e tenho me esforçado para deixar um legado às mulheres, mães de família, dando a cada uma a melhoria da qualidade de vida. É difícil encontrar uma pessoa só para homenagear, mas em nome da dona Joana, essa nordestina que é homem e mulher da casa, habitante há mais de 40 anos da Rua Piauí, deixo minha homenagem a todas as mulheres, assim como minha esposa, Luísa Marques, que ao meu lado tem lutado por Aparecida do Rio Negro”.
Homenagens de honra
Como forma de reconhecimento às contribuições de pioneiras que possuem um legado e estarão sempre na memória dos aparecidenses, outras personalidades foram homenageadas pela Câmara Municipal. Dona Pedra Pereira de Amorim, 87 anos, recebeu do ex-prefeito Deusimar Amorim, e de sua filha, Marinalva Rios a homenagem. Filha do pioneiro do município, Domingos Rios, matriarca de uma família de 10 filhos, ao lado do ex-vereador seu Zome (im memoriam), ela ajudou a construir a história de Aparecida.
O ex-prefeito Deusimar se emocionou ao falar da história de vida da pioneira. “Sobre a minha mãe não há o que falar, pois palavras não expressam. Agradeço a Deus pela vida dela e por tudo que ela pôde passar para os filhos, família e para a população de Aparecida do Rio Negro. Essas homenageadas são mulheres pioneiras que nós devemos nos lembrar, e além das que estão aqui, existem muitas outras que que fizeram o seu trabalho, desenvolveram atividades públicas, com ou sem mandato, ou as que têm o seu papel importante no sustento das suas famílias. A mulher é a ligação do homem com Deus, e por essa linda homenagem parabenizo o presidente Mizael pela iniciativa”, ressaltou.
A pioneira Joana Lino, 84 anos, recebeu as homenagens da ex-vereadora Jucildeide Lino. Dona Joana é exemplo de mulher determinada, sendo o pilar de uma família de 12 filhos, se destaca pela construção de uma família com pilares definidos na fé e na união. como salientou a ex-vereadora. “Quero parabenizar todas as mulheres que estão aqui sendo homenageadas representando todas as aparecidenses, tocantinenses e brasileiras. Vocês mulheres, são lindas, perfeitas, são benção de Deus”, disse Jucileide.
A primeira mulher eleita vereadora de Aparecida do Rio Negro, dona Madalena Carvalho, também recebeu homenagens. Aos 75 anos, mãe de sete filhos, a história da matriarca se confunde com a do município. Mulher de fé, autora do Hino Municipal, professora, e foi casada por 50 anos com o senhor Deusdete de Carvalho. O neto da ex-vereadora, Renan Marques, entregou a homenagem e salientou a importância das mulheres paras as famílias aparecidenses.
“É uma grande honra pra mim estar aqui homenageando a minha avó. A dona Madalena é uma inspiração para toda a nossa família, principalmente os netos, não só na área política, mas também na espiritualidade, educação. Agradeço por todo o esforço que ela colocou em nossa cidade. Acredito que desde que ela direcionou seus objetivos aqui, as mulheres se inspiraram a ter a iniciativa na política, educação e outras profissões”, salientou Renan.
A homenageada se emocionou ao agradecer o reconhecimento da Casa de Leis. “Agradeço ao presidente Mizael por essa iniciativa tão linda em homenagear as mulheres. A mulher foi feita para ajudar e contribuir na construção do lar, da família, da igreja e de uma comunidade. Coloquem Deus em primeiro lugar na vida de vocês mulheres, pois somos fortes e corajosas se estivermos com Ele ao nosso lado”, disse dona Madalena.
A ex-primeira-dama de Aparecida, Valdivina Costa, e primeira mulher a ocupar a função no município, recebeu flores da atual primeira-dama Luisinha. Valdivina deu início à história da cidade ao lado do primeiro prefeito, José Eurico Costa (im memoriam), e se tornou a mulher que marcou a emancipação e primeiras conquistas do município. Ao deixar sua homenagem, Luisinha se emocionou. “Quero parabenizar e agradecer o trabalho que essa guerreira fez, é um prazer e uma alegria muito grande representar as demais mulheres em uma homenagem muito merecida”, frisou.
Dona Valdivina falou da alegria em ver que o município reconhece o valor feminino. “Essas mulheres que estão aqui, minhas amigas, fizeram história em nossa cidade, e como estou emocionada por isso! Vendo vocês aqui, voltei 40 anos no tempo e observando que os vereadores que estão aqui são os filhos de vocês e se tornaram as nossas autoridades. Agradeço a todos pelo reconhecimento”.
Ao final do evento, as mulheres receberam mensagens de gratidão de todos os presentes. A sessão foi encerrada pelo presidente Mizael e contou com um lanche servido a todos.