Tocantins - 16/05/2021 - 19:24

Aparecida inicia vacinação contra a Covid-19 nos profissionais de saúde

Postado em 20/01/2021

Compartilhe no:

As primeiras doses da vacina chegaram ao Município na tarde desta quarta-feira, 20. A Secretaria Municipal de Saúde iniciou imediatamente a imunização dos profissionais da Saúde que estão na linha de frente contra a doença.

Após a liberação do Estado do primeiro lote de vacinas contra o coronavírus que foram destinadas aos municípios, Aparecida do Rio Negro já iniciou na tarde desta quarta-feira, 20, a imunização dos primeiros profissionais de saúde. A secretária Municipal de Saúde, Sebastiana Luzia, foi pessoalmente em Palmas buscar as doses que foram liberadas.

Ao chegar ao Município, imediatamente as doses começaram a ser administradas nos profissionais de saúde.

A médica do Centro de Atendimento à Covid-19 do Município, Marthina Cerqueira, de 24 anos, foi a primeira a ser vacinada, e disse que sente honrada. “É uma honra ser a primeira profissional, fico muito agradecida e eu espero que com o passar do tempo, mais pessoas  possam ser também imunizadas, e a população deve ficar atenta às campanhas, as remessas, quando forem chegando”, enfatizou.

O fiscal de vigilância sanitária, Ricardo Nunes, de 40 anos, que atua no combate à doença, também foi imunizado. “Muito importante esse momento eu estou muito feliz, muito satisfeito de fazer dessa vacinação hoje”, ressaltou o fiscal.

A técnica de enfermagem Cleidimar de Souza, de 47 anos, foi a terceira profissional a ser vacinada. “Eu me sinto privilegiada em ser uma das primeiras a tomar vacina, e não é porque eu tomei que eu vou me descuidar também, não. Vou continuar mantendo meu distanciamento, usando máscara, usando meu álcool gel pra me proteger e proteger os outros. Nos arriscamos muitas vezes cuidando de paciente, fazendo medicação em paciente, muitas vezes até sem saber também que o paciente está contaminado”, disse a técnica em enfermagem.

 As doses foram aplicadas pela técnica em enfermagem da sala de vacinas, Aldenora Sousa. A primeira vacinação contou com a presença do prefeito Suzano Lino, primeira dama Luísa Marques, e do vice-prefeito Assis Coutinho, além da equipe de Saúde do Município.

O prefeito Suzano explanou sua alegria em testemunhar o momento, e enfatizou que o Município tem lutado veementemente contra a doença. “Eu acho que é um marco na saúde pública do mundo, não só no Brasil, e isso começa a amenizar a situação do nosso povo. É um sinal positivo e nós, como gestores, temos a obrigação de estar presente e fazer a nossa parte. São poucas doses, mas são 25 pessoas que vão estar imunizadas na nossa Cidade”, disse o gestor.

Na luta contra a disseminação do vírus no Município, a secretária Sebastiana Luzia solicitou de todos paciência neste momento, até que todos os profissionais sejam imunizados. “Nós perdemos mais uma pessoa hoje aqui no município, e na mesma tarde, a gente está recebendo a primeira remessa da vacina. Então espero muito em Deus que outras remessas chegarão em breve para que a gente consiga vacinar os servidores de saúde e toda nossa população de Aparecida do Rio Negro, assim como todos os outros municípios”, disse a secretária, que enfatizou que as doses serão aplicadas nos profissionais de acordo com todos os protocolos do Ministério da Saúde.

Imunização

Como todos os municípios tocantinenses, Aparecida recebeu poucas doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac: apenas 25, que imunizarão 34% dos profissionais considerados  como linha de enfretamento, nesta primeira etapa, que ainda contará com a segunda dose após 14 dias.

Os profissionais que se vacinam nesta primeira etapa foram escolhidos de acordo com as exigências do Ministério da Saúde, e devem procurar a sala de vacinação com o cartão de vacina:

Equipe Covid
  1. Enfermeira Gessica
  2. Técnica de Enfermagem Eide.
Técnicas de Enfermagem
  1. Vilma
  2. Maria Jose
  3. Beatriz
  4. Valmira
  5. Cecília
Dentista
  1. Dara
  2. Jhessyka
Saúde da Família
  1. Ivan
  2. Enf. Pedro
  3. Enf. Vânia Márcia
  4. Ana Clesia
  5. Dr. Hellen
Agentes De Saúde
  1. Santana
  2. Rosa
  3. Marilene
  4. Luzineide
Motorista
  1. Cosmo Rêgo
  2. Pido
  3. Marilon
  4. Dionísio.

Compartilhe no:

Relacionados