Tocantins - 20/06/2021 - 00:58

APARECIDA: Pessoas com comorbidades de 50 a 55 anos da zona urbana começam a ser vacinadas

Postado em 27/05/2021

Compartilhe no:

A vacinação do novo público contra o coronavírus terá início nesta sexta-feira, 28, no Galpão da Unidade Básica de Saúde. É necessário apresentar laudo médico que comprove a comorbidade.

O Município de Aparecida do Rio Negro iniciará a vacinação contra o coronavírus em um novo público nesta sexta-feira, 28: pessoas com comorbidades de 50 a 55 anos pertencentes à zona urbana receberão a primeira dose da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde já realizou a vacinação de pacientes com comorbidades de 55 a 59 anos, bem como de lactantes, pessoas com deficiência permanente, pacientes que fazem tratamento contra o câncer, pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e pacientes com doença de chagas.

De acordo com a secretária Sebastiana Luzia, para este novo público serão destinadas cerca de 50 doses do imunizante AstraZeneca. Dentre as comorbidades que fazem parte do protocolo do Ministério da Saúde estão: transplantados, pré-diabéticos, hipotireoidismo, pessoas que fazem ou já fizeram tratamento contra o câncer, portadores de neoplasia, lúpus, hipertensão com uso de mais de um medicamento, dentre outras.

Os pacientes que fazem parte do público são avisados pelos agentes de saúde de sua respectiva área para comparecer ao galpão da Unidade Básica de Saúde. É necessário apresentar laudo médico para receber a dose.

Segundas doses

Conforme explicou a secretária Sebastiana “há 240 pessoas no Município aguardando a aplicação da segunda dose da CoronaVac, que por problemas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, ainda não foram repassadas aos Municípios. No entanto, queremos tranquilizar os pacientes que aguardam, pois já fomos informados que o prazo para a segunda dose ainda está dentro do limite do efeito da primeira dose. Conforme já fomos informados, doses tem previsão de chegada para o dia 1º de junho“.

Vacinômetro

Conforme o vaicnômetro da Secretaria, o Município conta com 1.305 doses recebidas, sendo 930 da CoronaVac e 375 da AstraZeneca. Já foram aplicadas 1.213 doses, sendo 914 na primeira dose, e 299 para a segunda dose.

Compartilhe no:

Relacionados