APARECIDA: Piquenique da Educação Especial celebra aprendizagens e fortalece vínculos

por Jornal Folha do Jalapao — 19/11/2025 às 14:51 — em Cidades, Destaques

Um momento descontraído e com aprendizados entre estudantes e equipe multidisciplinar foi realizado no Parque Municipal.

Com muito aprendizado, alegria e clima de celebração, os alunos que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Luza Machado de Miranda, em Aparecida do Rio Negro participaram, na manhã desta quarta-feira, 19, de um piquenique especial em comemoração às atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2025. O encontro ocorreu no Parque Municipal Deusdete Carvalho e reuniu estudantes, o secretário municipal de Educação, Alexandre Oliveira, professores do AEE, equipe multidisciplinar e assistentes do atendimento especializado.

O piquenique teve caráter de confraternização, socialização e apresentação das aprendizagens construídas pelas crianças durante o ano letivo. Em um ambiente aberto e acolhedor, e em meio à natureza, os estudantes realizaram contação de histórias, cantaram músicas, participaram de brincadeiras e encenaram pequenas peças teatrais. O objetivo, segundo a equipe, é proporcionar um momento exclusivo às crianças do AEE, respeitando suas necessidades específicas e garantindo um espaço amplo, arejado e seguro para interação.

A orientadora da equipe multidisciplinar, Fátima Castro, destacou que a ação é parte fundamental de um trabalho contínuo desenvolvido com muito cuidado pela rede municipal. Ela explicou que o AEE atende atualmente 37 crianças da sala de recursos, além de outras oito crianças que necessitam de cuidadoras devido às demandas específicas de interação pedagógica e acompanhamento diário.

Em 2025 a escola realizou a atualização completa da análise documental dos estudantes, incluindo receitas médicas, prontuários, laudos e relatórios pedagógicos. “Durante este ano conseguimos fazer o levantamento minucioso de informações clínicas e pessoais de todas as crianças, acompanhar quem faz uso de medicação, quem faz terapias e quem precisa desse acompanhamento contínuo. Para ingressar na sala de recursos é necessário apresentar documentação completa, e cada caso é tratado com muita responsabilidade pela equipe,” explicou a orientadora.

Fátima destacou também que o atendimento especializado envolve diversos tipos de diagnósticos e necessidades: crianças com comorbidades, cardiopatias, Transtorno do Espectro Autista (TEA níveis 1 e 2), deficiência auditiva, incluindo estudantes em processo de alfabetização, entre outras condições. Ela acrescentou que, além das 37 crianças atendidas oficialmente, há outras que recebem o apoio indireto das cuidadoras e professoras, garantindo um ambiente mais inclusivo e funcional.

Fátima reforçou ainda a importância da equipe multifuncional atuante na escola. “Hoje contamos com uma equipe educacional multifuncional ativa, com psicóloga, orientadora educacional e assistente social, que fazem o acompanhamento das famílias e orientam sobre rotina, cuidados e especificidades das crianças neurodivergentes. Atendemos estudantes autistas, com TDAH e outras condições, garantindo suporte integral,” disse.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Aparecida do Rio Negro perde um de seus fundadores, Carlindo Vieira da Rocha, aos 93 anos

O município perde um dos pilares de sua história; Seu Carlindo ajudou...

População elogia atendimentos e USF de Buritirana tem alta demanda no primeiro dia após a inauguração

Logo nas primeiras horas, 37 moradores receberam atendimento em consulta médica e...