Tocantins - 20/07/2024 - 10:54

Folha do Jalapão

APARECIDA: Pré-candidatura de Deusimar Amorim se consolida com trajetória de conquistas

Postado em 12/06/2024

Prefeito de Aparecida por oito anos, Deusimar foi o primeiro gestor a ser reeleito na cidade e ao lado do pré-candidato a vice, Roquinho Tavares, ele já conduz sua pré-campanha e ouve as demandas da população

Em busca de retornar à Prefeitura de Aparecida do Rio Negro, o ex-prefeito Deusimar Amorim (Republicanos) consolida sua pré-candidatura com base em um passado de conquistas no Município. Aos 58 anos, Deusimar se orgulha em ter estado à frente do Município por oito anos, jornada que percorreu executando obras, edificações que mudaram o cenário da cidade e levaram maior qualidade de vida à população.

Na série de entrevistas com pré-candidatos a prefeitos do Jalapão, o ex-gestor destaca estas conquistas e projeta novas perspectivas para o futuro do Município.

De acordo com o ex-prefeito, o seu grupo conta com o respaldo do governador Wanderlei Barbosa, além de nomes como o deputado federal Ricardo Aires, deputado estadual Léo Barbosa, dentre outras autoridades estaduais. O pré-candidato tem ao seu lado os três ex-prefeitos do Município, cinco atuais vereadores e o atual vice-prefeito Assis Coutinho. O nome do pretenso candidato a vice-prefeito também está definido: Dr. Henilton Roque, o Roquinho (PDT) foi uma escolha tomada em conjunto.

“Quando nós começamos as articulações para poder construir a possibilidade de uma candidatura, nós trabalhamos em conjunto e buscando a unidade das oposições. O Roquinho é filho do ex-prefeito Sebastião Pinheiro, da ex-primeira-dama, ex-vice-prefeita, e ex-secretária de Saúde Carmelita Tavares, um profissional competente na sua área, uma pessoa querida e que tem uma participação ativa na nossa cidade, tendo inclusive a possibilidade de pleitear o cargo de prefeito. Embora a gente já tenha estado de lados opostos, mas lá no passado nós já estivemos muito juntos na eleição do pai, na eleição da mãe a vice, enfim, na minha reeleição a família estava conosco. Então, assim, é uma pessoa com todas as credenciais”, destacou Deusimar.

Segundo Deusimar, buscar novamente a principal cadeira da Prefeitura não era um plano, mas foi uma decisão tomada para voltar a levar aos moradores respeito e liberdade. “Em primeiro lugar, foram os desígnios de Deus que me colocaram aqui novamente, diante do chamamento de várias lideranças e de grande parte da nossa população no dia a dia, também pela moral que a gente tem com o nosso povo, com a nossa cidade, onde nós nascemos, crescemos, que me deu a oportunidade de ser prefeito por dois mandatos. E ainda, por acreditarmos que temos a possibilidade de dar uma contribuição a essa cidade que a gente gosta tanto, onde temos a nossa família. Acho que o povo nosso merece mais respeito, não precisa ser humilhado, em busca de algum direito que é seu e uma obrigação que é da gestão. Da mesma maneira que os recursos também, que são poucos, que sejam aplicados devidamente no interesse público, nas coisas mais essenciais”, declarou.

Conquistas

Deusimar administrou o Município dos anos de 2013 a 2016, sendo o primeiro a ser reeleito na cidade, com um segundo mandato de 2017 a 2020. Neste percurso, ao lado da ex-primeira-dama Ana Cláudia Gorosthides, Deusimar realizou uma administração pautada por ações concretas de resgate à dignidade do povo, o que ele pontua como principal conquista da sua administração.

“Primeiro foi o resgate da dignidade do nosso povo, da autoestima que estava muito abalada. Também foram as grandes obras estruturantes das quais o nosso município carecia dessas necessidades: construção de prefeitura, de prédio de saúde, de ginásios de esporte, de praças, de estádio de futebol, de garagem municipal, muito asfalto, e diversas obras na zona rural, como pontes, enfim, essas obras, são um marco na história da nossa cidade, do nosso Município, que beneficiaram toda a população no sentido coletivo, que pôde melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, recordou.

A Assistência Social foi um dos destaques pontuados por ele, com foco na assistência aos idosos e crianças, eventos marcantes, e investimentos, como a reconstrução do Cras e do galpão dos idosos.

Ele reforça ainda que uma de suas principais prioridades foi a Educação, que é base para um futuro promissor. Para isso, a Pasta teve investimentos inéditos, como construções, criação da Sala da Cultura, criação do Cmei Aquarela, obra dos ginásios, salas de aula, criação do Plano de Cargos e Carreira (PCCR), que segundo ele, precisa ser corrigido, implantação do transporte universitário, que para ele já necessidade ampliação. Nos investimentos da saúde, ele citou ainda a construção dos prédios, equipamentos, ambulâncias e veículos. “Nós queremos procurar ter mais atendimento com as especialidades da saúde”, disse.

Novos investimentos


O ex-gestor relatou que vai buscar investimentos privados para que a comunidade não dependa somente de empregos públicos. “Nossa cidade tem capacidade para isso e o povo precisa dessa liberdade. Nós vamos cuidar bem das crianças, dos adolescentes, dos jovens, dos idosos que precisam e que sempre tiveram esse apoio”, acrescentou.

Nós pretendemos, por exemplo, na área de educação, resgatar todos os programas que são exigidos pelo Mec, e que nós avançamos tanto que chegamos no ranking dos melhores municípios do nosso Tocantins, e que hoje infelizmente está lá embaixo. Nós precisamos resgatar isso e fazer a educação em prioridade, acima de tudo, porque é só através da educação que nós vamos progredir. A assistência social, que apesar da gente ter feito um trabalho de excelência, precisa também melhorar. Hoje nós vamos ter mais condições para isso porque nós já fizemos as obras estruturantes que a cidade e o município precisam, também para a zona rural”.

Parcerias

Ao falar de parcerias que vai buscar para obter mais benefícios ao Município, ele citou nomes como o governador Wanderlei Barbosa, vice-governador Laurez Moreira, deputado federal Ricardo Aires e deputado estadual Léo Barbosa. “Nós vamos buscar parcerias com todos aqueles que são votados em Aparecida, como nós fizemos durante a nossa gestão nos oito anos. Quem levar uma obra, um benefício, é quem entrega junto conosco à população. Vamos buscar a professora Dorinha, que é senadora, que foi eleita com a vontade do nosso povo, inclusive com o meu voto, o senador Eduardo Gomes, alguns outros deputados federais que também tiveram alguma votação. Nós sempre soubemos buscar essas parcerias e vamos atrás deles todos. Tenho certeza que eles também vão ajudar a cidade e a nossa população.

O pretenso candidato pontua como principal desafio a correta aplicação dos recursos públicos. “Nós deixamos a cidade preparada. Os prédios, as edificações públicas concluídas, equipadas, inclusive, com recursos, em caixa. O que nós vemos é que, justamente por isso, poderia estar muito melhor, porque já não precisava correr atrás de recursos para aquelas obras. O que a gente vê hoje é que nós construímos muitas obras com recursos próprios. Nós acreditamos que poderia ter sido feito muito mais com esses recursos que hoje chegam à cidade. Nós temos desafios na cidade, na zona rural, muitas necessidades que nós temos, tendo em vista que os recursos às vezes não estão sendo bem direcionados com essa finalidade. Precisa de mais infraestrutura na cidade, asfalto, muito mais ainda, apesar da gente ter construído bastante, principalmente na zona rural, que foi deixada de lado”, frisou.

Pré-campanha

Percorrendo a cidade, Deusimar destaca que por onde passa em sua pré-campanha, tem sido bem recebido pelas famílias. “Graças a Deus, não tivemos uma porta fechada, vemos o povo com alegria, com sorriso no rosto, buscando essa liberdade, essa maneira com que a gente trata as pessoas e que administra. O povo acredita, e isso foi também o que nos motivou a acreditar na responsabilidade que a gente tem, também fruto desse legado que nós deixamos aqui. Então essa confiança, essa esperança do povo nos deixa muito entusiasmados com a responsabilidade ainda maior, felizes e tranquilos para a gente poder buscar esse apoio”.

Ele enfatiza que pretende conduzir todo o percurso até a eleição de forma íntegra, ouvindo a população. “Nossa intenção é conduzir de forma legal, com bastante respeito, com seriedade, conduzindo o respeito às pessoas, ao eleitor, a todos os cidadãos, aos nossos adversários. Vamos buscar fazer sem passar por cima de ninguém, sem atropelos. É essa a nossa intenção. E vamos fazer como sempre fizemos. Vamos fazer visitas tanto na cidade como na zona rural, a todos os nossos moradores. Vamos ouvi-los, explicar as nossas propostas, o motivo que nos traz novamente a essa disputa ao cargo de prefeito pela administração da nossa cidade. Isso, como eu disse, de forma muito natural, sem qualquer tipo de pressão, de opressão, sempre respeitando, valorizando esse eleitor, sem qualquer tipo de constrangimento”, ressaltou.

Ao deixar sua mensagem à população, o pré-candidato abordou que com as decisões tomadas, as pessoas podem voltar a ter esperança e liberdade. “O que eu quero deixar é uma mensagem de esperança, de confiança, onde o nosso cidadão tem garantia de liberdade, de democracia, de respeito. Vamos realizar um trabalho com seriedade, com respeito mesmo, e com honestidade, acima de tudo, para que os recursos sejam destinados exclusivamente em benefício do interesse coletivo”, finaliza o pré-candidato.

Compartilhe no:

Relacionados