Tocantins - 16/05/2021 - 19:07

APARECIDA: Prefeito Deusimar conclui gestão de 8 anos realizando o sonho da reconstrução da Praça José Eurico

Postado em 31/12/2020

Compartilhe no:

Um momento de muita emoção marcou a entrega de uma das obras mais importantes executadas pelo prefeito Deusimar Amorim. Além do benefício executado, muitas homenagens foram feitas ao ex-prefeito José Eurico Costa (in memoriam).

Sob forte emoção o prefeito Deusimar Amorim realizou a inauguração da reconstrução da Praça José Eurico Costa, com muitas homenagens e comemoração em Aparecida do Rio Negro. O prefeito, acompanhado da primeira dama Ana Cláudia, vice-governador Wanderlei Barbosa, senador Irajá Abreu, prefeito Suzano Lino, secretários, vereadores e comunidade em geral, descerrou a placa e o busto que homenageia o primeiro prefeito de Aparecida do Rio Negro: José Eurico Costa (in memoriam).

O cartão postal foi totalmente reconstruído, levando em conta que a antiga estrutura da praça estava deteriorada pelo tempo. A obra foi custeada por recursos provenientes do programa de transferências especiais do governo federal, por meio de emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu, no valor de R$ 200 mil, e o restante de aproximadamente R$ 144 mil em contrapartida do Município.

A Praça recebeu bloquetes e conta com nova estética, novo paisagismo, bancos, banheiros, sala cultural, estacionamento, e iluminação em led. Com a nova praça, a população ganhou um local mais bonito, seguro e agradável para passeios e convivência familiar, e é uma das mais importantes obras executadas pelo prefeito Deusimar Amorim.

Homenagens

A família do ex-prefeito José Eurico Costa recebeu as homenagens póstumas. Dona Valdivina de Sousa Costa, viúva do ex-prefeito, esteve presente com algumas das filhas. As primogênitas Gleisejane e Sandreane se emocionaram ao relatar a história do pai. Em breve relato foi relembrada a história do ex-prefeito, com foco na amizade, no bom pai, no amigo que Aparecida perdeu e ainda relatou as conquistas do ex-prefeito que esteve à frente da Prefeitura Municipal por dez meses.

Um dos momentos de maior emoção foi quando a filha Sandreane mencionou fatos vividos pela família, quando foi relembrado o Armazém São José, que pertencia à família e atendia toda a população em diversas áreas. “O armazém de papai era a farmácia, o mercado, o ponto de encontro dos compadres”, comenta a filha em lágrimas.

A história de José Eurico também foi revivida pelo professor Paulinho, que foi vereador no mandato de José Eurico Costa, ele relatou os fatos e conquistas que o município obteve na época do ex-prefeito. A principal delas foi a construção da Prefeitura, que foi construída na Praça José Eurico Costa. Professor Paulino relatou ainda que o ex-prefeito, antes de morrer, deu início à construção da Praça que hoje é o cartão postal de Aparecida do Rio Negro. Paulinho finalizou sua fala, se direcionando ao prefeito Deusimar Amorim, falando: “ para o senhor Prefeito, eu tiro o chapéu, pois o senhor foi o melhor da história de Aparecida do Rio Negro”.

O prefeito eleito Suzano Lino destacou em sua fala a relevância de ter tido José Eurico como primeiro prefeito eleito do Município. Suzano enfatizou que se sente grato por ter vivenciado o momento de emancipação e por poder hoje fazer parte do resgate da história de Aparecida ao lado do prefeito Deusimar Amorim.

A emoção tomou conta do vice-governador Wanderlei Barbosa ao enfatizar a alegria de estar presente na entrega da obra. “Tive a oportunidade de conviver com Zé Eurico, brincar e conhecer a sua honestidade, integridade e o homem bom, solidário e dedicado que foi. Tenho minhas raízes aqui, família aqui, e pude com meu pai e irmãos fazer parte também desta história memorável que hoje Deusimar resgata. Você, Deusimar, foi o melhor prefeito de Aparecida do Rio Negro, a população só tem a agradecer por sua gestão”, disse ele.

O senador Irajá Abreu reportou aos presentes a alegria em ter contribuído com o Município. “Estou muito feliz em estar dividindo com o povo de Aparecida do Rio Negro este momento ímpar. Nunca essa cidade viveu momento de tamanha grandeza. E mais, em ter contribuído com esse desenvolvimento, sendo o Município do Jalapão que mais recebeu recursos enviados por mim. E reafirmo meu compromisso com o povo de Aparecida em continuar trazendo melhorias e emendas para a execução de grandes obras”, ressaltou p senador.

Com voz trêmula e emoção estampada no rosto, o prefeito Deusimar Amorim não escondeu a forte emoção ao fazer a entrega da Praça José Eurico Costa. “Tudo isso que eu estou entregando hoje, fui apenas um instrumento, Deus me deu condições de trabalhar. Saio com o coração satisfeito, a missão foi cumprida. Gostaria de ter feito muito mais, volto nessa praça a pedir perdão se não pude fazer mais, mas fiz o que era possível dentro das nossas condições. Esse busto que José Eurico Costa colocado nessa praça foi a maneira que encontrei de resgatar a nossa história”, finalizou o gestor.

História

O ex-prefeito José Eurico Costa deu nome à praça histórica, palco de muitos eventos importantes e marcantes para toda a cidade. A história de Aparecida do Rio Negro se funde à história de vida de seus pioneiros, de pessoas que escolheram o local para se estabelecerem e fincarem raízes. Um desses personagens é José Eurico Costa, primeiro prefeito eleito, mas que chegou ao local quando ainda era povoado Meira Matos, do município de Tocantínia.

Em 1969 José Eurico chegou ao povoado Meira Matos com sua esposa Valdivina Em Meira Matos, estabeleceram o armazém São José, único comércio local, que vendia de tudo, de alimentos a roupas, calçados entre outros utensílios. Pensando em ajudar, José Eurico aceitou ser candidato a vice-prefeito na chapa com Raimundo Arruda Bucar, popular Xuxu Bucar, quando foram eleitos para o mandato de 1978 a 1982 em Tocantins.

Em 1987 Meira Matos foi emancipado passando a ser Aparecida do Rio Negro e elegeu José Eurico como prefeito.  Na época disputou com Milton Fonseca Barros e seu vice foi José Martins. O sonho de ser prefeito no local onde escolheu para viver durou pouco: apenas 10 meses. José Eurico foi empossado em junho de 1989 e faleceu em 06 de abril de 1990 em um acidente de carro entre os municípios de Novo Acordo e Aparecida.

A primeira obra do gestor foi feita antes mesmo de tomar posse. Ele construiu a sede da prefeitura ao lado da igreja católica da cidade e também iniciou a construção da praça que hoje tem o seu nome.

Compartilhe no:

Relacionados