APARECIDA: Prefeito Suzano sanciona lei que implementa piso salarial dos professores do magistério

por Wenina — 08/04/2024 às 11:07 — em Cidades

A lei ainda concede a título de data base, o reajuste de 8,68% sobre os subsídios dos assistentes administrativos efetivos da Educação e estabelece correções na tabela de subsídios dos auxiliares administrativos, auxiliares de serviços educacionais efetivos e motoristas

Mostrando força e determinação em cada vez mais ampliar a qualidade do ensino público municipal, o prefeito de Aparecida do Rio Negro, Suzano Marques, sancionou nesta sexta-feira, 5, a lei de implementação do piso salarial aos professores do magistério da educação básica. A Lei ainda concede, a título de data base, o reajuste de 8,68% sobre os subsídios dos assistentes administrativos efetivos da Educação.

A normativa, que foi aprovada pela Câmara Municipal, também estabelece correções na tabela de subsídios dos auxiliares administrativos, auxiliares de serviços educacionais efetivos e motoristas. Assim todos os servidores da Educação serão beneficiados diretamente, pela melhoria concreta ofertada pela Gestão Municipal.

A lei foi sancionada no gabinete do prefeito, com a presença da primeira-dama Luísa Marques, secretária Municipal de Educação, Valquires Maciel e diretora do Cmei Aquarela, Célia Araújo. O prefeito Suzano falou sobre a trajetória percorrida para que o Município tomasse a iniciativa.

“Essa foi uma ação que a própria ATM já havia implementado, tínhamos uma liminar que caiu, recorremos de novo, mas independente do resultado da ação já estamos pagando o piso, graças à economia que conseguimos fazer com a redução do INSS, que foi uma vitória do municipalismo, mas que tive uma grande participação quando percebi que o Tocantins estava ficando de fora a gente conseguiu implementar. Então conseguimos o recurso, e nada mais justo que ir para quem tem direito, que é o servidor público”, frisou o gestor.

O prefeito falou ainda do seu compromisso em efetivar melhorias na área educação, que irão refletir diretamente no ensino e aprendizagem dos alunos.

“Estamos felizes em ver a categoria sendo contemplada. Os vereadores aprovaram a lei sem nenhum problema, reunimos o sindicato para mostrar a maneira como fizemos esse trabalho, eles aprovaram e eu espero que todos saiam ganhando. São ações que visam a valorizar cada vez mais os servidores da educação e os alunos, como próprio ambiente de trabalho, como o ar-condicionado nas salas de aula, mobiliário novo e transporte escolar urbano”, afirmou.

A secretária de Educação do Município, Valquires Maciel, comemorou a implementação. “É compreensível que a política do piso salarial do magistério foi estabelecida para assegurar uma educação de qualidade, eficiente e abrangente à toda sociedade, com a devida valorização dos profissionais da educação, mediante a segurança de uma remuneração condigna. Portanto, o objetivo da gestão, foi trazer melhores condições de trabalho, além de instituir e unificar o piso salarial profissional do magistério público municipal”, disse.

Quem atua diariamente no árduo trabalho de lecionar sente na pele a necessidade da valorização, como é o caso da professora da Rede Municipal, Carleane Carvalho Moraes, que é graduada em história e dá aulas ao 6º ao 9º ano do ensino fundamental há nove anos.

“Para mim foi uma notícia gratificante, uma forma de valorizar o professor, enquadrando o piso com base, aprovado por lei. Eu esperava, porque acredito muito no trabalho do prefeito atual e independente dessa liminar que a ATM fez, ele correu atrás e buscou um meio de passar esse enquadramento. E se comparando com outros municípios a educação de Aparecida está bem valorizada. Com certeza isso vai fazer muita diferença na minha vida, porque continuo aprimorando os estudos, em todos os sentidos. Além disso, é visível a satisfação dos colegas em receber esse reajuste do piso”, comemorou a educadora.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia criação do Parque Ailton Lelis

Área de um milhão de metros quadrados na região das Arnos será...

Prefeitura de Palmas realiza capacitação sobre acolhimento humanizado nos abrigos da Capital

Capacitação prepara servidores para atendimento humanizado a crianças, idosos, mulheres e pessoas...