Tocantins - 01/12/2020 - 12:46

APARECIDA: Prefeitura e Câmara de Vereadores se unem em ações de enfrentamento ao Covid-19

Postado em 27/05/2020

Compartilhe no:

Na manhã desta quarta-feira, 27, os vereadores de Aparecida do Rio Negro receberam o prefeito Deusimar, que esclareceu as medidas que o Município tem tomado contra o coronavírus.

O prefeito Deusimar Amorim participou da Sessão na Câmara Municipal de Aparecida do Rio Negro, nesta quarta-feira, 27, quando esclareceu aos vereadores e a toda a Comunidade, as medidas que estão sendo tomadas pelo Município para o enfrentamento à Covid-19, além de esclarecimentos a diversas solicitações dos vereadores.

O prefeito foi acompanhado do vice-prefeito, Sérgio Felicíssimo, além da secretária de Saúde, Sebastiana Luzia e do secretário Municipal de Educação, Alexandre Oliveira. Servidores da Saúde também acompanharam a sessão, já que a concessão da insalubridade aos funcionários foi um dos assuntos tratados.

Pandemia

O prefeito Deusimar foi pontual ao esclarecer que o Município, por meio da Secretaria de Saúde, tem buscado todas as formas de enfrentar a nova doença. “Temos procurado fazer cumprir todos os protocolos que o sistema de saúde nos recomenda. É uma novidade que vem trazendo transtornos e que tem afetado demasiadamente o Brasil, o mundo inteiro. Nosso Município não tem casos contabilizados, mas se houver a necessidade, é necessário encaminharmos para Palmas”, destacou.

Sobre um eventual fechamento das entradas da Cidade, Deusimar reiterou que neste momento é inviável. “Não temos competência e nem condições que fechar a cidade e fiscalizar. A gente precisa ter consciência para adotar as medidas, e estamos fazendo dentro do que é de responsabilidade do Município”, disse.

Uma das pautas tratadas foi também o projeto para implementação da insalubridade sobre o dos servidores da saúde. De acordo com o prefeito Deusimar, há o aguardo para um recurso que poderá ser utilizado com a folha de pagamento, e será destinado à implementação. “Estamos com a Medida Provisória pronta, e estudando a viabilidade, e assim que for possível entrará na folha da saúde”, disse.

A secretária Sebastiana Luzia também respondeu aos questionamentos dos vereadores, elencando todas as medidas que foram tomadas pela Secretaria desde o início da poandemia. “Temos a nossa equipe preparada, e temos feito toda a prevenção, recentemente realizamos a desinfecção dos prédios da saúde”, disse ela. Quanto à barreira sanitária, a secretária disse que aguarda a aquisição de equipamentos, como termômetros, para dar início à barreira educativa, somente para orientação.

Benefícios

O prefeito também usou a tribuna para esclarecer aos parlamentares que também aguarda a sansão para a liberação do recurso de enfrentamento ao coronavírus prometido aos municípios.

O prefeito ainda esclareceu outras dúvidas, relativas à doação de cestas básicas, cancelamento do aniversario da Cidade, e a execução de obras públicas que estão sendo iniciadas.

Educação

As ações da Secretaria Municipal de Educação também estiveram em pauta na sessão. O secretário da Pasta, Alexandre Oliveira, explanou aos vereadores assuntos como aumento salarial concedido recentemente aos servidores. “Tudo que nós fizemos foi de acordo com o Plano de Cargos e Carreiras, com a disponibilidade financeira. Pensamos com a razão, e não com a emoção, pois colocamos valores que sejam viáveis. Fizemos várias ações em 2019, como a ampliação no número de vagas, e isso reflete no aumento no Fundeb. Fizemos esse processo de entrega de atividades na zona rural, que foi muito gratificante, e iremos enviar todo o diagnóstico ao Conselho Municipal de Educação”, disse o secretário, ressaltando o plano de ação da Secretária, com entrega de atividades para que os alunos façam em casa.

Compartilhe no:

Relacionados