Tocantins - 15/04/2021 - 02:39

APARECIDA: Prefeitura leva atendimento e incentivos aos produtores rurais e micro indústrias

Postado em 19/01/2021

Compartilhe no:

Os pequenos produtores aparecidenses vêm recebendo atenção especial do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura. A produção da agricultura familiar e micro-industrial é garantida por meio do atendimento do médico veterinário, além do apoio com o gradeamento de terras utilizadas para o manejo do gado e plantio.

O prefeito de Aparecida do Rio Negro, Suzano Lino, acompanhado do secretário da Agricultura, Josenilson Joanes, do médico veterinário Dilmar de Lima, e do diretor de compras, José Rodrigues, conheceu de perto o mini-laticínio de propriedade do senhor Dionor Lopes da Rocha, que fica na Chácara Boa Vida, nesta terça-feira, 19.

No Município, a agricultura familiar é a base da economia local, e vem sendo tratada com atenção especial pelo Governo Municipal. Por meio da produção agrícola as famílias do Município obtêm produção para o consumo próprio e geração de renda e emprego. A pecuária também é responsável por grande parte da produção de alimentos bovinos e laticínios.

Visita

Acompanhando o processo de funcionamento do laticínio e a confecção dos produtos, o prefeito demonstrou determinação em auxiliar os produtores do Município, que geram também emprego e renda. “É uma obrigação da Prefeitura, e nossa como prefeito, realizar as visitas a quem coloca os alimentos na mesa dos aparecidenses, aos produtores, agricultores, a assistência não vai faltar”, disse.

O prefeito reiterou que tem compromisso com os agricultores e que pretende estabelecer contato direto com cada um. “O poder público vai estar presente ajudando na prestação de serviço, auxiliando, trazendo as pessoas que possam realmente trazer essas orientações técnicas, e sabemos o quanto o agronegócio é forte no nosso Tocantins, no Município”, ressalta Suzano.

A Prefeitura Municipal busca incentivar os pequenos produtores rurais e diversificar o cultivo de alimentos para abastecer o Município, por meio do atendimento executado pela Secretaria Municipal de Agricultura, que tem ocorrido desde o início da gestão.

A propriedade de Dionor trabalha a criação de gado leiteiro e produção de laticínios há sete anos. O Leite Boa Vida é vendido aos consumidores locais e também abastece a merenda escolar e supermercados. A micro indústria produz cerca de 100 litros leite pasteurizado por dia, e ainda fabrica queijos e iogurtes. A fabricação foi demonstrada aos visitantes pela também proprietária, Laurice Ferreira, que utiliza dos paramentos obrigatórios para a produção.

Incentivos

Para que a produção seja possível, a propriedade, assim como outras do Município, recebe o apoio do Poder Público por meio da gradeação de terras que serão utilizadas para pastagem e plantação do capim para a criação do gado. A Chácara Boa Vida teve três hectares de terras gradeados pela Prefeitura Municipal.

A propriedade recebe ainda a avaliação e visita técnica do médico veterinário Dilmar de Lima Junior, da Prefeitura Municipal. A visita semanal aos produtores do Município objetiva a legalização de mini-agroindústrias, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e assistência na produção de animais de qualidade.

Durante a visita ao curral da propriedade, o veterinário Dilmar Junior explica como a produção tem início. “É aqui que começa a produção para a legalização dos produtos. A ordenhadeira mecânica facilita a vida do produtor de leite quando o assunto é economia em mão-de-obra, já que é preciso apenas uma pessoa para fazer a ordenha. Toda a assistência dada aqui na parceria da Prefeitura com o produtor é de suma importância. A assistência médico veterinário ajuda a qualificar mais o produtor. Fazemos questão de estar sempre acompanhando para assim gerar mais oportunidades de produzir melhores alimentos e fazer com que o produtor continue investindo em sua empresa”, disse ele.

O produtor Dionor avalia como positiva e necessária a assistência que recebe por parte da Prefeitura. Para ele, que já está há mais de sete anos no mercado de produção de leite é muito importante o acompanhamento do veterinário do Município. “Não só nós precisamos, a gente vê outros pequenos produtores acreditando no investimento e buscando seu crescimento. Fico agradecido com a visita do prefeito e só tenho a dizer que nosso laticínio já gera mão de obra, hoje já oportunizamos alguns empregos para o Município”, comenta.

A Secretaria de Agricultura do Município tem buscado atender com qualidade a cada produtor que necessita do atendimento, como explica o secretário Josenilson.

“Aos poucos, apesar da grande demanda e pouco maquinário que pode ser utilizado, vamos atendendo os agricultores. Atualmente temos um trator em funcionamento, dois operadores e o veterinário. No caso do produtor Dionor, conseguimos atendê-lo com agilidade devido à região”, explica o secretário.

O secretário enfatizou que a meta é atender a todos os proprietários. Para isso estará em busca de parcerias também com a Secretaria Estadual da Agricultura, e que há ainda a expectativa da entrega de novos tratores, que será feita pelo Governo do Estado aos municípios.

A Secretaria pretende ainda trazer cursos de capacitação ao Município, voltados para os produtores rurais, em parceria com entidades como Ruraltins, Adapec, Senar, Sebrae, além do setor privado.

Compartilhe no:

Relacionados