Tocantins - 16/05/2021 - 19:19

APARECIDA: Prefeitura realiza mutirão de limpeza e recuperação de vias urbanas e rurais

Postado em 28/01/2021

Compartilhe no:

Os setores urbanos do Município estão recebendo a limpeza com retirada de entulhos. As vias estão passando por manutenção e tapa-buracos, e as estradas vicinais estão começando a ser recuperadas

O mutirão de limpeza da Prefeitura de Aparecida do Rio Negro continua com força total para deixar a cidade ainda mais limpa e bonita em 2021. O trabalho segue com as parcerias das secretarias de Trânsito e Transporte; Infraestrutura e Serviços Públicos; Agricultura; e Agência Aparecidense de Saneamento e Limpeza Pública (AAS).

A solicitação do prefeito Suzano Lino foi de atender bem a todos conforme as necessidades dos moradores. “A limpeza nos setores tem esse diferencial. Leva uma gama de serviços de uma só vez aos conjuntos e comunidades, dando a chance que a população precisa para descartar materiais que o carro coletor de lixo não pode levar. Logo no início pedi aos secretários que atendam bem, e a todos de forma igualitária”, explicou Suzano Lino, lembrando que os mutirões de limpeza buscam reduzir a proliferação do lixo.

“O saldo e o impacto social e ambiental são sempre muito positivos”, avaliou o secretário de Trânsito e Transportes, Men de Sá Pereira, que reivindicou a colaboração da população. “Quando houver o descarte de entulhos, e caso necessário algum atendimento específico, que nos procure. Não vamos deixar lixo e entulhos nas portas. Que todos possam também cuidar, zelar das suas portas, da limpeza dos lotes”, disse ele.

Mutirão de Limpeza

O serviço que está sendo executado conta com retirada de entulhos nos pontos mais críticos, varrição, limpeza de toda a cidade, e caçambas para a remoção mecanizada do lixo pesado que a população descarta, sob coordenação do mutirão. Os atendimentos estão sendo executados de forma imediata, sem agendamentos, pela Secretaria de Trânsito e Transportes.

De acordo com o secretário Men de Sá, o mutirão contará com a segunda fase logo em fevereiro, com a capina, roçagem e poda de árvores. “Iremos realizar a roçagem dos cinco quilômetros das entradas da cidade nas rodovias e estradas, nos quatro cantos da Cidade, para que a população tenha mais segurança ao passar pelas vias”, explicou.

A Prefeitura disponibiliza de equipamentos para a execução dos trabalhos: uma patrol, uma retroescavadeira, uma caçamba, uma pá-carregadeira, e uma nova caçamba que foi locada para atender todos os serviços. Além disso, alguns veículos estão passando por recuperação, como a caminhonete D-20 e a retroescavadeira.

A equipe de trabalhadores foi ampliada para maior eficiência e rapidez nos atendimentos, o que possibilita a melhoria da renda e fomento na economia, já que o prefeito Suzano também ressalta a importância de o dinheiro ser gasto na Cidade. “Tudo que é possível estamos comprando aqui, e a mão de obra também daqui, porque é um pedido do prefeito para girar a economia na nossa Cidade”, destaca o secretário de Transportes.

Em breve as secretarias irão iniciar um projeto de conscientização dos moradores para a limpeza, com o objetivo de eliminar os focos de mosquitos que podem prejudicar a saúde.

Recuperação de vias

A Prefeitura está realizando também a recuperação de vias urbanas e da zona rural. Para atender emergencialmente a necessidade da população, os pontos mais críticos e onde há maior demanda estão sendo encascalhados.

As vias com asfalto receberam o tapa-buracos com material adquirido por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Já as vias sem o asfalto estão recebendo patrolamento. Já foram beneficiados os setores Bela Vista, Ipanema, e as antigas saídas para Palmas e Tocantínia.

Estradas vicinais

As estradas vicinais do Município começaram a receber também a recuperação, principalmente nos pontos de maior trafegabilidade para o escoamento da produção de grãos. As manutenções ocorrem também com parcerias com os produtores rurais.

Os moradores também estão sendo atendidos com outros serviços, como aterros, e abertura de fossas. Há ainda as manutenções necessárias para a trafegabilidade, como nas pontes. Moradores da região do Baixão foram beneficiados, como Seu Arlindo e Dona Luzia, que passaram a ter mais segurança na ponte que recebeu a manutenção do Município.

Compartilhe no:

Relacionados