Tocantins - 20/06/2021 - 16:00

APARECIDA: Prefeitura valoriza cultura local ao realizar a exposição permanente “Nossos Artistas”

Postado em 02/06/2021

Compartilhe no:

A ação da Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação de Cultura de e Arte, visa a valorização dos artistas aparecidenses e o contato da população com a arte local. As pinturas fazem parte dos benefícios a serem entregues durante as comemorações do aniversário da Cidade.

Aparecida do Rio Negro é a cidade tocantinense com maior número de artistas que fazem pintura sobre óleo em tela. Como explica a coordenadora de Cultura e Arte do Município, Marize Macedos, levando em conta a proporção de número de habitantes, é a Cidade com maior número de artistas por metro quadrado. Por isso, a Prefeitura Municipal, com o incentivo do prefeito Suzano Marques, tem buscado levar à população e aos visitantes a arte local, por meio da valorização dos artistas.

Uma das ações que estão sendo executadas para as comemorações do aniversário da Cidade nesta sexta-feira, 4, é a exposição “Nossos Artistas”. “O sentido dessa exposição é valorizar os artistas locais, pois não temos ainda espaços específicos para expor o trabalho dos artistas, e estamos também permitindo que a população tenha contato com a arte” reforça a coordenadora Marize.

Exposição

As pinturas estão sendo executadas no prédio que pertence ao Poder Público Municipal na Praça José Eurico Costa, que foi reconstruído durante a revitalização do local, onde antes funcionou a primeira prefeitura do Município. Atualmente o local abriga os atendimentos de fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde, para evitar contaminações pelo coronavírus nos pacientes, já que a antiga sala de fisioterapia funcionava no Centro de Enfrentamento à Covid. Portanto, assim que a pandemia for amenizada, a sala da cultura, conforme o projeto original, será instalada no local.

O local também tem bastante visibilidade pelos moradores e visitantes, e por quem passa pela Cidade para ir ao Jalapão e outros municípios. De acordo com a coordenadora, todos os artistas aparecidenses foram convidados a participar. As pinturas já concluídas são dos artistas: Janeide Nunes, Kelvy, Gedeon Tavares, Igo Leonardo, Edna (representando o ateliê da artista Isa Lopes), Andréia e Marize, e, ainda serão concluídas as obras dos artistas Cléo Araújo e Heraldo Rogers.

Ainda para as comemorações de aniversário, a Coordenação irá lançar nesta semana um documentário sobre a história artística de Aparecida, voltado para a artista Isa Lopes, uma das influenciadoras da arte no Município, que ajudou também a Cidade a se tornar referência em arte.

Compartilhe no:

Relacionados