Aparecida recebe visita do coordenador do IFTO para avaliação de cursos técnicos

por Wenina — 30/11/2020 às 11:56 — em Cidades, Destaques

A Prefeitura Municipal viabilizou quatro cursos técnicos ofertados pelo IFTO, que atualmente contam com 120 alunos cadastrados. O prefeito Deusimar Amorim e a equipe da Educação receberam a visita do coordenador de Infraestrutura dos cursos.

Como forma de disponibilizar capacitação profissionalizante aos moradores de Aparecida do Rio Negro, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins, está disponibilizando cursos técnicos de nível médio. Os cursos à distância tiveram início em outubro, e contam com 120 alunos cadastrados. As reuniões presenciais foram interrompidas devido à pandemia do coronavírus, mas os alunos seguem com as aulas em casa, na modalidade on-line.

A inserção dos alunos nos cursos é uma grande oportunidade de capacitação profissional, onde o aluno tem acesso a conhecimento de qualidade, e ao certificado do Instituto que é conceituado no Tocantins. A profissionalização de jovens e adultos é mais um avanço para o Município, que tem como base e prioridade a educação, à exemplo dos cursos já concluídos no Município, como o Profuncionário. “Nossa prioridade sempre foi a educação, e ao longo da nossa gestão ofertamos diversas oportunidades para os alunos e moradores da Cidade. Por meio da educação se chega longe, e nossa intenção é de apoiar todas as formas de capacitação profissional”, ressaltou o prefeito Deusimar.

Estão sendo ofertados cursos técnicos de nível médio nas áreas de Serviços Públicos, Meio-Ambiente, Agronegócio, e Administração. O prefeito Deusimar Amorim, juntamente com a secretária de Educação do Município, Lindinalva Alves, e a responsável pelo pólo, Leonce Brasil, receberam o Coordenador de Infraestutura do Centro de Referência em Educação à Distância (Cread/IFTO), Madson Teles nesta segunda-feira, 30.

Coordenador Madson Teles

O coordenador avaliou o andamento dos cursos de forma positiva no Município. “A partir do ano que vem as tele-salas já devem ser montadas. Os encontros não aconteceram neste ano por causa da pandemia. Estamos muito positivos em relação ao Município, vemos que aqui as coisas são sérias, os cursos estão em andamento e não temos duvida que serão concluídos com sucesso”.

A responsável pelo pólo no Município, Leonice Brasil, enfatizou que a dificuldade está na desistência dos alunos. “Cadastramos 120 pessoas para os quatro cursos, no entanto ao cobrar os documentos para matricula dos alunos, poucas pessoas nos procuraram. Temos essa dificuldade, criamos grupos para facilitar o acesso, e alguns tem desistido. Estamos encontrando formas de buscar essas pessoas novamente, para que aproveitem essa oportunidade, um curso que vai ajudar quem não teve uma oportunidade antes, que dá para fazer com comodidade, no próprio Município. E no ano que vem será ainda mais fácil com a sala e aulas e m tempo real”, disse ela.

Para a secretária Lindinalva, a capacitação é uma grande oportunidade de profissionalização que deve ser aproveitada pelos alunos. “Vejo de maneira muito positiva, uma vez que isso é novo no Município, é uma oportunidade que todos devem abraçar, porque não é todo dia que se tem uma oportunidade como essa, muito importante para os jovens. Deixo o apelo que todos os que foram inscritos possam permanecer no grupo, porque a Secretaria acredita muito na educação e na capacidade de todos estarem concluindo o curso, que o nosso gestor teve muito desejo que acontecesse no Município”, finalizou

As aulas presenciais devem ocorrer a partir do próximo ano na tele-sala que será montada, no período noturno com um dia por semana para cada curso. 

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Casa da Mulher Brasileira de Palmas passa a funcionar 24 horas, a partir desta segunda-feira, 2

Ampliação do atendimento inclui setores de acolhimento psicossocial, brinquedoteca e alojamento de...

APARECIDA: Em mais um marco para a Educação Municipal, prefeito Deusimar inaugura berçário

Atividades foram iniciadas nesta segunda-feira, 2, ampliando o atendimento da Educação Municipal...