Tocantins - 24/10/2020 - 17:09

APARECIDA: Saúde declara transmissão comunitária de coronavírus no Município

Postado em 24/07/2020

Compartilhe no:

Os moradores de Aparecida vivem dias de tensão com o aumento no número de casos. A Secretaria de Saúde está reforçando o pedido de colaboração da população com alerta para transmissão comunitária.

A Cidade de Aparecida do Rio Negro se viu em estado de alerta nos últimos dias, com o aumento no número de casos de coronavírus na Cidade, inclusive com um paciente hospitalizado. O boletim desta quinta-feira, 23, apresentou três novos casos, somando 09 pacientes infectados, sendo 4 destes já curados.

Por isso, a Secretaria de Saúde Municipal emitiu nesta sexta-feira, 24, o alerta para a população, de que já ocorre transmissão comunitária no Município, ou seja, não é mais possível saber a origem do contágio.

A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

Quando há transmissão comunitária, a orientação é de isolamento por duas semanas de pessoas com sintomas e das que moram no mesmo espaço de quem apresentou sinais da infecção. Isso implica ficar definitivamente em casa e evitar a todo custo não apenas aglomerações, como a circulação fora de casa.

Além das medidas de prevenção que tem sido amplamente divulgada e solicitada pela Secretaria de Saúde do Município, e os decretos emitidos pela Prefeitura Municipal, a colaboração da população é o essencial neste momento, em se conter em casa, e manter o distanciamento social.

Confira o alerta divulgado pela Secretaria na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde emite o alerta de transmissão comunitária do novo coronavírus no Município.

Inicialmente os casos positivos, diagnosticados no Município, partiam de pessoas que tiveram contato direto de casos positivos ou de pessoas que tinham viajado recentemente.

Com a transmissão comunitária, não é mais possível identificar a fonte inicial da infecção.

Portanto, o Isolamento social ganha ainda mais importância na contenção do contágio do novo coronavírus. Usem máscara, evitem aglomerações.  Protejam-se!

Respeitar as recomendações pode salvar a sua e de sua família!

Compartilhe no:

Relacionados