APARECIDA: Saúde Municipal alerta população para prevenção e combate à Dengue

por Wenina — 20/02/2024 às 13:23 — em Cidades, Destaques

Nesta semana as equipes de combate a endemias e Vigilância Sanitária realizaram a borrifação de produtos químicos em pontos estratégicos que podem ter acúmulo de água, e, portanto, criadouros do mosquito Aedes Aegypt

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Rio Negro, por meio da equipe de Endemias em colaboração com a Vigilância Sanitária, promoveu uma ação voltada à educação em saúde nesta segunda-feira, 19. O foco principal foi a prevenção de doenças tropicais e arboviroses, com ênfase na redução dos criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.


 
Durante a iniciativa, os agentes percorreram diversos pontos estratégicos da cidade, incluindo ferros-velhos e borracharias, quando realizaram o controle químico de vetores através da borrifação. Além disso, enfatizaram aos moradores a importância de manterem cuidados constantes em seus domicílios e terrenos para evitar a proliferação do mosquito.


 
A equipe de endemias ressaltou a relevância da colaboração de toda a comunidade nesse esforço conjunto de combate à dengue. A participação ativa de cada cidadão é fundamental para garantir um ambiente saudável e livre de doenças transmitidas por vetores, como ressalta a diretora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Patrícia Batista.


 
“É fundamental que cada um de nós assuma a responsabilidade de manter nossa residência livre de criadouros do Aedes aegypti, pois cada recipiente com água parada pode se tornar um potencial foco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Ao fazermos nossa parte, estamos não apenas protegendo a nós mesmos e nossas famílias, mas também contribuindo diretamente para a saúde e bem-estar de toda a comunidade”, alerta Patrícia.


 
Alerta


A subsecretária de Saúde, Keyla Santos, explica que a equipe tem uma rotina de análise e combate em pontos estratégicos. Atualmente a expectativa é de o município receber as doses da vacina, já que o Município está na lista dos primeiros a serem contemplados.


 
“A ação foi desenvolvida nos pontos estratégicos, onde acumulam os maiores números de depósitos fixos, o que dificulta a eliminação. No município temos 10 pontos estratégicos sendo eles, cemitério, borracharias e ferro velho. Temos uma grande expectativa em relação à vacina contra a dengue, Aparecida foi uma das cidades do Tocantins a ser escolhida para receber as primeiras vacinas, porém ainda não foram distribuídas pelo Ministério da Saúde. A nossa esperança é que ela possa imunizar todos os públicos, tendo em vista que o público inicial é somente de crianças e adolescentes de 10 a 14 ano”, comentou Keyla.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...