APARECIDA: Saúde Municipal faz esclarecimentos quanto às doses que teriam seriam sido aplicadas após o vencimento


A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Rio Negro, divulgou a NOTA FISCAL do lote que foi noticiado como validade vencida nesta sexta-feira, 2. O Lote conta com 30 doses e foi aplicado em profissionais da saúde, dentro do prazo de validade.

A população de Aparecida do Rio Negro foi surpreendida nesta sexta-feira, 2, com a notícia de que 313 doses de vacinas contra o coronavírus vencidas teriam sido aplicadas no Município. A Secretaria Municipal de Saúde imediatamente verificou a aplicação das doses do referido lote, e emitiu nota de esclarecimento.

A secretária Sebastiana Luzia divulgou também a nota fiscal do Lote 4120Z004, e enfatizou que o lote teve 30 doses da vacina AstraZeneca, e que foram aplicadas nos profissionais de saúde após o recebimento no dia 28 de janeiro, e aplicadas a partir do dia 2 de fevereiro, conforme o cartões de vacina dos servidores.

Nota na integra

Nota de Esclarecimento 🚨

Conforme está sendo vinculado em noticiários, sobre a administração de doses vencidas da vacina Astrazenica, citando ainda Aparecida do Rio Negro, com 313 doses administrada, esclarecemos que:

As vacinas são distribuídas pelas Gerência Estadual de Imunização nas quartas-feiras e imediatamente as doses são administradas no Município, nossa campanha de administração ocorre nas quintas-feiras e segundas-feiras. Logo não armazenamos doses.

As doses antes de serem administradas são conferidas Lote e Prazo de Validade. Sendo descartada quando a mesma está com prazo de validade expirado seja por prazo de validade ou quando expira o período que a mesma pode ser usada após aberta. Esclarecemos ainda que o lote que venceu em Abril, chegou no Município em 28 de Janeiro de 2021.

Dessas doses que inicialmente são citadas, apenas 01 frasco foi descartado por está com o prazo de validade expirado, frasco este que havia sido separado para administrar a 2° dose – D2.

A equipe de Aparecida do Rio Negro, já entrou em contato com a Gerência de Imunização pedindo esclarecimento sobre as reportagens que circulam nas redes sociais e estamos aguardando o posicionamento da mesma.

Nós zelamos pelo bem estar dos nossos pacientes e infelizmente notícias como está, dificultam ainda mais o trabalho da equipe, em imunizar a população, além de prejudicar credibilidade dos nossos profissionais de saúde.

Nossa equipe de Imunização atua a 18 anos em sala de vacina. E estamos certos que logo será esclarecido a situação.

Secretaria Municipal de Saúde

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *