APARECIDA: Saúde Municipal realiza caminhada em combate à dengue

por Wenina — 21/05/2025 às 13:03 — em Cidades, Destaques

Iniciativa reuniu forças da saúde, educação e segurança para conscientizar a população sobre o perigo do mosquito Aedes aegypti.

Com foco em alertar a comunidade sobre a prevenção à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida do Rio Negro realizou, na manhã desta quarta-feira, 21, uma grande mobilização de combate à doença e outras arboviroses. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância das ações preventivas e mobilizar esforços conjuntos para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A ação contou com a participação de diversas equipes da saúde, incluindo a secretária municipal de Saúde, Carmelita Tavares, a diretora de Saúde, diretora de Atenção Básica, diretor de Transporte, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, ASGs, entre outros profissionais. Além disso, uniram-se à campanha a Polícia Militar, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, e estudantes da Escola Municipal Luza Machado de Miranda e do Colégio Estadual Meira Matos.

A caminhada teve início em frente à sede da Vigilância Epidemiológica e percorreu as principais ruas da cidade. Durante o trajeto, os participantes usaram faixas e carro de som para alertar os moradores sobre os riscos da dengue e orientaram sobre formas de prevenção, como evitar o acúmulo de água e manter os quintais limpos. Os participantes também recolheram lixo previamente separado pelos moradores e distribuíram materiais para coleta de resíduos, reforçando a importância do descarte correto.

“Reforçamos junto à população que é de extrema importância o envolvimento de todos nas campanhas de combate ao mosquito, junto às equipes da saúde, à Prefeitura, à Secretaria de Obras e à Limpeza Pública. Ninguém consegue fazer isso sozinho. Precisamos da colaboração das famílias para combater o mosquito, fazendo a separação correta do lixo e descartando-o nos locais adequados”, destacou a secretária Carmelita Tavares.

Ela ainda ressaltou que, embora o município não enfrente um surto de dengue no momento, a campanha tem como objetivo evitar o agravamento da situação. “Pode ocorrer, de forma isolada, algum caso, mas não há surto. Atualmente, nossa maior demanda tem sido de atendimentos por problemas respiratórios, com muitas pessoas procurando o pronto-socorro. Por isso, é ainda mais importante que todos participem ativamente das ações preventivas”, explicou.

Carmelita também lembrou que a Unidade de Saúde está disponível para atendimentos e esclarecimentos, com médicos de plantão 24 horas por dia. “A saúde está de portas abertas para orientar e cuidar da população. Estamos trabalhando em todas as frentes para garantir o bem-estar da nossa comunidade”, finalizou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Quadras e avenidas de Palmas vão receber obras de infraestrutura e recapeamento asfáltico; confira os locais

Serão cerca de a 700 mil metros de recapeamento em quadras e...

Gestão de Rio Sono marca presença em evento nacional de municipalismo em Brasília

A Marcha em Defesa dos Municípios conta com a presença de gestores...