Tocantins - 04/12/2021 - 11:13

Folha do Jalapão

APARECIDA: Secretaria de Agricultura viabiliza orientação técnica do Ruraltins a produtores rurais

Postado em 10/08/2021

A Prefeitura de Aparecida do Rio Negro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, está ofertando, quando necessário e à medida da solicitação dos agricultores, orientações técnicas para cultivos de diversas culturas por meio do Ruraltins.

A propriedade do senhor Nelton Lopes, em Aparecida do Rio Negro, onde são cultivados hortifrugranjeiros, começou a ser atingida com pragas na lavoura de melancia, que conta com cerca de 600 pés já plantados. Logo o agricultor, que também produz milho, jiló, quiabo e maxixe, solicitou a ajuda da Secretaria Municipal de Agricultura para saber como o problema poderia ser solucionado. A expectativa é de que, mesmo com o ataque, sejam colhidos mais de 2 mil do fruto até meados de setembro.

O atendimento foi realizado na Chácara Encontro das Águas, distante 9 Km do centro da cidade, com a visita do técnico em Extensão Rural e responsável pela Unidade Local do Ruraltins, Oziel Monteiro de Brito, juntamente com o secretário Municipal de Agricultura, Josenilson Aquino. Na ocasião, o técnico identificou que é necessário iniciar os combates para eliminar os insetos por meio da borrifação de produtos químicos e acompanhamento.

O atendimento faz parte de uma parceria que foi firmada entre a Prefeitura e o Ruraltins. “O acompanhamento por meio dessa parceria é muito positivo, pois vai nos dar condições de produzir com mais qualidade, colocando um bom produto na mesa do consumidor e produzindo mais, com um acompanhamento de perto. É uma grande conquista da agricultura familiar esse apoio que estamos tento por meio do Ruraltins e da Secretaria de Agricultura”, comentou o produtor Nelton.

O prefeito Suzano Marques realizou os esforços necessários para que os agricultores tenham todo o suporte necessário para os cultivos no Município. “Essa parceria é de suma importância para os produtores. Tivemos todo o suporte e abertura junto ao Ruraltins para que possamos ser atendidos de forma técnica, já que a Prefeitura não possui diretamente técnicos da área. Desta forma a Secretaria de Agricultura se torna a responsável por possibilitar este atendimento, intermediar e procurar maneiras de solucionar os problemas dos produtores”, disse o gestor.

Atendimentos

O secretário Municipal de Agricultura explicou que para os atendimentos, o produtor rural deve procurar a Secretaria. “Fazemos um agendamento e em seguida, juntamente com o Ruraltins, visitamos a propriedade com o técnico responsável, que realiza a orientação desde o preparo do solo, adubos e calcário, defensivos agrícolas se houver necessidade, e orientação voltada à piscicultura, inclusive com palestras que vamos trazer”, disse.

Além do técnico, o Ruraltins também disponibiliza, caso necessário, um engenheiro agrônomo. O técnico Oziel comentou que: “são realizadas orientações quanto ao uso de defensivos agrícolas, quanto ao horário de aplicação, o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e adubação”.

Compartilhe no:

Relacionados