Tocantins - 25/07/2021 - 09:58

APARECIDA: Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza mutirão de limpeza no Rio Negro

Postado em 14/06/2021

Compartilhe no:

A ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Agência Aparecidense de Saneamento e Limpeza Pública (AAS) conta com o apoio da Prefeitura Municipal, e recolheu quase uma tonelada de resíduos do percurso urbano do Rio Negro e da Grota Leozina. O mutirão foi realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Crianças, jovens, adultos, servidores municipais e voluntários de Aparecida do Rio Negro participaram de uma ação muito especial no último sábado, 12: um mutirão de limpeza no Rio Negro, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agência Aparecidense de Saneamento e Limpeza Pública (AAS).

Logo cedo o grupo se reuniu na Praça José Eurico Costa, e após um café da manhã servido, saíram às margens do percurso urbano do Rio uniformizados com coletes e equipados com luvas e muitos sacos de lixo para a retirada dos resíduos. A participação se deu por convite realizado durante toda a semana, já que o Rio faz parte da vida de todos os aparecidenses, e banha toda a Cidade, sendo também parte da cultura viva do Município.

Ao iniciar a limpeza, o prefeito Suzano Marques falou da importância da ação para cada morador. “Qualquer secretário de meio ambiente ou prefeito que se preze tem que preservar o meio ambiente. Meio ambiente é futuro, é vida, é energia renovável e essa ação é importante. A minha infância foi tomando banho no Rio Negro, então hoje eu tenho a responsabilidade como gestor, de ajudar a cuidar desse rio, que aos poucos está morrendo. A gente precisa cuidar, tomei muito banho, cheguei a pescar aqui”, disse o prefeito, que ressaltou que pretende construir uma praça e salão de eventos onde atualmente se encontra o clube recreativo.

A ação faz parte da Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, como explicou o secretário responsável pela Pasta, Luciano Machado. “Quero agradecer a presença de cada um de vocês e dizer para vocês o quanto importante é esse trabalho.  Essa é a primeira ação de muitas que virão em prol do nosso querido Rio Negro. Agradeço ao prefeito Suzano pelo apoio total que tem dado”, disse Luciano, que ao final enfatizou que foram retiradas quase uma tonelada de resíduos sólidos às margens e no leito do trecho urbano.

A Câmara de vereadores também participou, com a presença do vereador presidente, Ernane Araújo. O secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Mário Veloso, frisou que a gestão do prefeito Suzano pretende investir em energia limpa.

“Isso é uma ação muito importante alusiva ao dia mundial do meio ambiente, mas devido a comemoração do e aniversário da cidade que foi dia 4, está sendo realizada hoje. Esse é o tipo de ação que também deve continuar no decorrer do ano. O prefeito planeja uma coisa muito maior também, que é a usina de energia solar, que é a energia mais limpa que existe no mundo hoje. Talvez a gente consuma energia normal e a gente não sabe do tamanho da poluição que é essa energia, e a energia solar, ela é uma energia limpa. Então, isso será uma grande obra para a sociedade e principalmente também para o meio ambiente”, ressaltou.

Limpeza

Os cerca de 40 voluntários que participaram foram divididos em grupos, passando por todos os trechos urbanos, partindo incialmente das proximidades do Estádio Kédson Barros, até o clube recreativo e Setor São Domingos. Estes trechos, principalmente dentro do Rio, foram de responsabilidade dos homens do grupo.

As mulheres ficaram com a responsabilidade de retirar itens como descartáveis, garrafas pets e sacolas da Grota da Leozina. Todos os trechos da grota passaram pela limpeza, saindo do clube recreativo até a Rua Piauí.

A ação também tem resultados positivos para a redução de focos do mosquito da dengue.

Compartilhe no:

Relacionados