Tocantins - 19/05/2022 - 09:32

Folha do Jalapão

APARECIDA: Sessões ordinárias da Câmara Municipal abordam matérias de interesse da população

Postado em 24/03/2022

A Câmara Municipal de Aparecida do Rio Negro realizou três sessões ordinárias nesta quarta-feira, 23. Os parlamentares atuaram solicitando diversos requerimentos, principalmente, para a recuperação com tapa-buracos das vias urbanas

Três sessões ordinárias foram realizadas na noite desta quarta-feira, 23, na Câmara Municipal de Aparecida do Rio Negro. O vereador presidente, Neto Tavares, abriu os trabalhos da noite e ressaltou a importância de informar a comunidade sobre os esforços realizados pelos parlamentares. O presidente da Câmara Municipal também informou que fará melhorias no prédio da Casa de Leis.

“Quero deixar claro a todos que estamos fazendo o possível para levar a toda a comunidade o que acontece durante as sessões, seja por meio de matérias jornalísticas, rádio ou pelo facebook, porque muitas pessoas não conseguem acompanhar a sessão ao vivo e isso é muito importante. Também quero dizer aos colegas que faremos alguns serviços aqui no prédio, como pintura, corrigir as infiltrações, e também vamos adquirir alguns microfones, já que estes estão bastante defasados”, explicou.

Durante as três sessões que foram realizadas em sequência, os vereadores fizeram diversos requerimentos e indicações ao Poder Executivo Municipal. Todos os parlamentares entraram em consenso quanto à necessidade da realização de tapa-buracos nas vias urbanas da cidade. Os vereadores pontuaram que já foram informados pela Prefeitura que as dificuldades estão sendo em encontrar material para os serviços de reparos.

Indicações

O vereador Vando Barbosa solicitou melhorias em pontos da zona rural, como a instalação de manilhas para sanar o problema da grota que fica localizada na região do Barreiro, próximo à casa da Marilene Lima do Nascimento, e pediu também que sejam colocadas lixeiras no assentamento Aprilaje, bem como, que o caminhão de lixo possa coletar os resíduos da localidade, que conta com muitos moradores. 

Outro benefício indicado pelo parlamentar foi a construção de um ponto de ônibus no assentamento Aprilaje, que fica às margens da rodovia que liga o município a Palmas, e por isso há muitas pessoas que esperam o transporte coletivo, e precisam de maior segurança e conforto.

Outras indicações foram realizadas pelo vereador Vando, que reforçou à Agência Aparecidense de Limpeza Pública (AAS) o pedido da planilha de receitas e despesas da autarquia.

“Quero pedir ao secretário de Transportes, que possa estar enviando as máquinas para arrumar as estradas da região da Serra, que se encontra em situação crítica, e têm rotas do transporte escolar. Lá existem dois mata-burros danificados e que precisam ser arrumados”, disse Vando.

Vando também pediu a Indicação à Prefeitura para que possa ser disponibilizada uma caixa d’água, que não está sendo utilizada, para ser doada à associação Aprilaje, que tem sofrido com a falta de água e precisa que o recurso hídrico seja levado de carro à comunidade.

O parlamentar Ernane Araújo usou a tribuna para parabenizar a secretária de Assistência Social do município, Luísa Marques, pela realização do Fórum do Selo Unicef. “É muito importante a gente saber das crianças e adolescentes, foi uma palestra muito boa e com muitos aprendizados. Quero também cumprimentar a coordenadora de Cultura, Marize Mecedos, pelo evento da feira do artesão. Aparecida tem mesmo que mostrar as pessoas que são capazes. A gente vê quantas coisas bonitas fabricadas aqui e precisamos mostrar”, disse o vereador, que também elogiou a gestão municipal pela aquisição de uma caminhonete destinada ao gabinete do prefeito.

O vereador Pastor Amilsson parabenizou os organizadores pela feira em comemoração ao Dia do Artesão. “Foi uma festa muito bonita, onde todos puderam mostrar o seu trabalho exposto para a população, valorizando a arte.  Peço também ao secretário de Obras, para que seja feito um bueiro na chácara do Seu Oséias, que já tem um tempo que foram colocadas as manilhas, mas nunca foi feito o bueiro, e o acesso daquelas famílias é muito difícil, e pedir também as lixeiras na região do Curió”, disse o parlamentar, que também questionou ao presidente da AAS, em relação às cobranças que tem recebido sobre a coloração da água que tem chegado à população.

A falta de drenagem das vias urbanas de canalização das grotas que cortam o município foram alguns dos questionamentos do vereador Diego do Lió. “São três grotas que passam nessa cidade e não há nenhuma drenagem das águas que escorrem das ruas e serra, e quando chega o período chuvoso há casas que são até inundadas pela água. Também quero falar dos veículos públicos, pedir um requerimento para plotar os veículos de todos os órgãos. Quero fazer uma indicação ao município, para que sejam também implantadas placas nos órgãos públicos, informando os telefones da Polícia Militar e de emergência da Saúde,” disse Diego, que na ocasião parabenizou o município pela palestra realizada durante o Fórum do Selo Unicef e reforçou a importância da participação dos pais nos eventos ligados às crianças e aos adolescentes.

Diego ainda destacou a situação das ruas do município e reiterou que tem sido cobrado todos os dias pelos jovens e por toda a população, sobre a manutenção das vias, além de solicitar também a instalação de uma lombada nas avenidas Irmã Terezinha e Sete de Setembro. O vereador também aderiu ao requerimento do vereador Vando, de solicitação de receitas e despesas da AAS à Câmara.

O vereador Misael Ribeiro usou a tribuna e pediu com urgência melhorias nas estradas vicinais e a realização do tapa-buracos na cidade. “Essa é uma reclamação que toda a população de Aparecida já escutou. Vejo a dificuldade que está esse momento chuvoso, mas não dá para ficar dessa forma, precisamos de providencias com urgência”, solicitou.

Misael também parabenizou o secretário de Esporte, Ricardo Carvalho, e a diretora Rafaela Santana, pela participação do município na Copa Lagoa, bem como a realização de jogos amistosos na cidade, recebendo outras equipes para fortalecer o esporte. 

A vereadora Yara Rocha enfatizou que a gestão precisa realizar um trabalho para as melhorias das ruas e avenidas. “Entrei em contato com o secretário de Obras, e ele me justificou a dificuldade de encontrar o material. De acordo com ele o trabalho começou no setor São Domingos, e nesta sexta vai buscar outra vez fazer mais uma aquisição. Mas peço ao prefeito, ao secretário, que olhe com carinho para essa questão, que realmente está difícil transitar em nossa cidade. Há alguns trechos que estão sem condições, então que tenham um olhar especial em relação a isso”, pediu a vereadora.

O vereador Ratinho Barros usou a tribuna para também parabenizar o secretário de Esporte Ricardo e solicitar a recuperação das vias. “Quero pedir para que a Prefeitura possa arrumar as ruas de Aparecida, passei uns dias fora e percebi que aumentou a quantidade de buracos, e peço que o secretário tome as medidas para solucionar os problemas”, afirmou.

Ao final da terceira sessão, o presidente Neto Tavares, reforçou também o pedido de recuperação das avenidas da cidade e destacou que os vereadores têm realizado o seu papel de atuar junto à Prefeitura fiscalizando e solicitando as melhorias, já que os parlamentares estão diariamente nas ruas ouvindo a comunidade.

“Quero reforçar o pedido de todos os colegas vereadores sobre o tapa-buracos, como a vereadora Yara falou, realmente não está fácil encontrar o material, mas a população está cobrando os vereadores, e tenho certeza que a gestão também está recebendo reclamações”, finalizou Neto.

Compartilhe no:

Relacionados