Tocantins - 17/03/2025 - 02:29

Folha do Jalapão

APARECIDA: Trajetórias de luta e superação femininas são homenageadas em Sessão Solene

Postado em 09/03/2025

Flores e reconhecimento celebraram a trajetória de vida de 11 personalidades femininas aparecidenses que foram protagonistas em suas histórias de vida e que contribuíram com o Município. Os vereadores de Aparecida prestaram homenagens às mulheres em uma solenidade emocionante.

Lutas, superação, força, ternura, aconchego. Essas são algumas das características femininas exaltadas, lembradas e reconhecidas no Dia Internacional da Mulher, pelos vereadores de Aparecida do Rio Negro, em uma Sessão Solene realizada nesta sexta-feira, 7. No ato, foram destacadas as trajetórias de vida de 11 personalidades femininas aparecidenses, que representaram as demais mulheres da cidade em uma noite memorável e cheia de emoção. Aplaudidas por seus feitos e coragem, as homenageadas receberam flores como símbolo de respeito e gratidão.

De iniciativa do presidente da Casa de Leis, vereador Matheus Santana, e demais parlamentares, a sessão, que ocorre pela segunda vez, homenageia todas as mulheres, enfatizando a história de mulheres que se tornaram protagonistas de suas histórias e em suas respectivas áreas de atuação, em seus lares e profissões.

Na sessão, além do presidente Matheus, estiveram presentes os vereadores Ernane Araújo, Rhay Santos, Maysa Marques, Reijane Barros (Ratinho) e Leandro Rocha. Também participou o prefeito Deusimar Amorim e a primeira-dama Ana Cláudia, a representante do vice-prefeito Roquinho e secretária municipal de Saúde, Carmelita Tavares, e o comandante do Destacamento da Polícia Militar de Aparecida do Rio Negro, Sargento Lima.

Lutas e conquistas

Lágrimas de emoção, sorrisos de alegria e muitos abraços. A solenidade foi assim a cada homenageada que passou pelo plenário. A sessão foi iniciada pelo presidente Matheus, que também, em homenagem às mulheres, repassou a presidência da sessão à única mulher vereadora da Casa de Leis, Maysa Marques.

Em um ambiente repleto de emoção, as homenageadas foram saudadas por suas histórias de superação e força. O presidente Matheus Santana prestou reconhecimento a três mulheres. Uma delas foi a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Aparecida do Rio Negro, Ana Cláudia, que recebeu a homenagem pelo trabalho realizado na Assistência Social do Município. Sempre disposta a oferecer o melhor, ela tem atenção aos detalhes e um coração generoso voltado para aqueles que mais precisam. Casada com o prefeito Deusimar, é mãe de dois filhos, historiadora, e já atuou na Saúde, Educação, e por oito anos esteve à frente da Assistência Social, onde ganhou o coração de idosos, crianças e da comunidade.

Outra homenageada do presidente Matheus foi a professora Ozeny Florentino, que ao longo dos seus 59 anos, dedicou 36 deles à educação. Durante esse período, exerceu a função de diretora da Escola Meira Matos entre os anos de 2009 e 2011, sendo uma líder respeitada por todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. Sua gestão na escola foi marcada por transformações significativas, sempre com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade e de formar cidadãos comprometidos com o futuro. Agora aposentada, hoje sua vida é dedicada a cuidar da família, recuperando o tempo que, por tantos anos, esteve ausente.

Matheus também homenageou uma das educadoras que marcou a trajetória do Município, professora Elza Gomes, que dedicou a vida à família, à educação, especialmente à direção do Colégio Estadual Meira Matos, sendo que por mais tempo ocupou a função. Antes disso, enfrentou inúmeros desafios para buscar a instrução, a formação no magistério e pedagogia. Agora, aos 61 anos, se dedica ao trabalho na igreja como ministra da Eucaristia, um pilar para a família e para a comunidade.

A presidente da Sessão, Maysa, homenageou uma mulher que fez história em Aparecida e na vida da vereadora: sua avó, Velumina Ribeiro. Aos 79 anos, a história de dona Velumina passa por Aparecida. Foi professora de alfabetização e chegou a assumir a função de vereadora como suplente, por 45 dias. Dona Velú é matriarca de uma tradicional do Município. Mesmo após ter sofrido um AVC, ela não deixa de sorrir. Agora, recebe cuidados redobrados da família, sempre com a voz mansa e feliz.

A homenageada do vereador Rhay Santos foi a professora aposentada Maria Barbosa Milhomem. Aos 72 anos, é sempre lembrada por ter sido diretora da Escola Estadual Meira Matos, secretária municipal de Educação em duas gestões, sendo uma referência na área. Casada com seu José Homar, mãe, avó, ela não hesita em afirmar que a sua casa é Aparecida. Com orgulho, a homenageada afirma: “A educação me deu tudo. A minha vinda para Aparecida, a minha estabilidade, a minha família. Tudo o que conquistei foi através da educação. A educação me trouxe para Aparecida e aqui eu mudei minha vida, construí minha família e conquistei meus amigos”.

A história de superação de Denisa Carvalho que foi homenageada pelo vereador Ernane Araújo, emocionou a todos durante a sessão. Denisa é educadora, pedagoga, teóloga, foi secretária municipal de Educação, e sempre cativante, conquista por sua simpatia. Sua história é marcada por desafios enfrentados com coragem e determinação. Como paciente oncológica em remissão, Denisa venceu o câncer de mama, tornando-se um ícone de motivação e esperança para todos que acompanharam sua jornada durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Sua experiência é uma fonte de inspiração, e ela é competitiva, sua luta de forma solidária, transmitindo ânimo e força a outros.

Dona Sirsa Maria de Brito foi a escolhida do vereador Leandro Baianinho, seu filho. Dona Sirsa é uma mulher que deu a vida pelo Município, ocupando diversas funções, a principal delas: ser mãe, avó, esposa, e se doar pela cidade. Foi primeira-dama com grande envolvimento no setor social quando casada com o ex-prefeito Manoel Raimundo, vice-prefeita, e agora é empresária. Seu comércio está na história da Praça José Eurico Costa, o mesmo espaço que, no passado, abrigou o primeiro comércio do antigo povoado Meira Matos.

O vereador Reijane Barros (Ratinho), homenageou a ex-primeira-dama e educadora aposentada, Irraildes Azevedo. Dona Irraildes, aos 68 anos, é uma mulher de sabedoria admirável, que construiu seu lar com amor e ensinou aos filhos os valores de Deus. Batalhadora, humilde e sempre alegre, ela é esposa do ex-prefeito José Martins Barbosa. Durante a gestão do ex-prefeito Manoel Raimundo, dona Irraildes teve a honra de assumir a Secretaria de Educação, onde, ao longo de três anos, desempenhou um trabalho de grande relevância e impacto, e por muitos anos atuou também na Escola Estadual Meira Matos.

Um exemplo de superação, alegria e resistência. A moradora Maria Ribeiro Silva, foi escolhida em consenso pela Câmara. Maria é uma mulher que, apesar das adversidades da deficiência física, se tornou um exemplo de força, coragem e superação. Sua história inspira a todos ao seu redor, sendo motivo de imenso orgulho para seus filhos e para seu esposo. O que a define é sua força, seu amor incondicional pela família e sua confiança em Deus. Ela se tornou um símbolo de superação, mostrando a todos que, com fé, amor e determinação, tudo é possível. É empresária e trabalha diariamente, mostrando que não há barreiras para quem tem persistência, já que tem três graduações conquistadas: Análise de Sistemas, Licenciatura em Física e Gestão Pública. A homenagem foi entregue pelo sargento Lima.

O prefeito Deusimar escolheu como homenageada uma personalidade inconfundível: Nelsônita Pereira Leite. Dançarina, cantora, rezadeira, trabalhadora, ela tem no sangue a força da mulher que trabalha arduamente. Aos 68 anos de idade, é uma mulher que carrega no rosto as marcas do trabalho, mas no coração, uma enorme felicidade em estar viva e com saúde. A aposentadoria representou uma grande independência para Dona Nelsônita, trazendo-lhe esperanças e um merecido refrigério após anos de trabalho duro na roça. Nêlsonita rezadeira e mulher devota. Ela é totalmente reconhecida por sua fé inabalável em São Lázaro, a quem dedica sua devoção com imensa alegria e fervor. Em sua caminhada diária, sua presença é impossível de ignorar: sempre com o terço em mãos, ela transmite serenidade e espiritualidade, tocando o coração de todos ao seu redor com sua energia.

O vice-prefeito Roquinho, representado por sua mãe, Carmelita Tavares, homenageou dona Maria Batista Jorge Tavares, carinhosamente conhecida como Maria de Assilon, que com 64 anos, tem uma rica história de dedicação, humildade e força que construiu ao longo de sua jornada. Por 46 anos, ela fez da sua casa, em frente à Praça José Eurico, um ponto de encontro para todos que passam. Maria teve o privilégio de presenciar o crescimento de Aparecida do Rio Negro, sendo testemunha de momentos que marcaram a história da cidade, e também trabalhou na Escola Estadual Meira Matos.

A presidente da sessão, Maysa Marques, também recebeu a homenagem dos demais vereadores, assim como as servidoras da Casa de Leis.

Emoção

Ao se dirigir aos presentes, o presidente da Casa de Leis, Matheus Santana, ressaltou que todas as aparecidenses merecem reconhecimento. “A você que luta, que sofre e nunca deixa de acreditar em sua força, em seu poder, na sua vontade de querer ver o mundo com menos desigualdade. Parabéns a todas as mulheres por este dia, que Deus possa abençoar a cada uma de forma especial”, refletiu, ao se pronunciar.

A presidente da Sessão, Maysa Marques, lembrou das lutas femininas ao se dirigir ao público. “Sou a única vereadora desta legislatura, entre oito vereadores homens. Isso mostra o grande desafio que ainda enfrentamos para ampliar a participação feminina na política. Mas estou aqui, pronta e determinada em lutar pelas mulheres. Esta data não é apenas uma comemoração, mas também um lembrete da longa e árdua luta das mulheres por igualdade”, comentou.

O sentimento de gratidão e reconhecimento também foi expressado pelo prefeito Deusimar Amorim. “Parabéns à Câmara por essa sessão solene, ao presidente Matheus e à vereadora Maysa, que representa muito bem as mulheres na Câmara, além de todos os vereadores. Em nome da dona Nelsônita, homenageio todas as mulheres de Aparecida. Nenhuma teve a vida fácil e é graças a vocês que temos uma linda cidade hoje. Vivemos um momento em que tantos desafios as mulheres enfrentam todos os dias. Nós homens e todos os cidadãos precisamos fazer a nossa parte por mais igualdade, direitos, respeito e conquista. Todos somos iguais e precisamos ser tratados da mesma maneira. São mais do que justas as homenagens feitas aqui hoje”, salientou.

A representante do vice-prefeito Roquinho, Carmelita Tavares, frisou que ser mulher é ter coragem e determinação. “Deixo o abraço do vice-prefeito Roquinho a todas as mulheres aparecidenses, assim como deixo o meu a todas as minhas madrinhas que me deram aula, acompanhei a vida de cada uma. Ser mulher é sinônimo de coragem, luta e vitória para as famílias. Levamos essa mensagem de fé e esperança”, destacou.

Os demais vereadores também deram a palavra para destacar o papel fundamental das mulheres aparecidenses, apoiando sua dedicação e contribuição significativa para o desenvolvimento da cidade. Cada um ressaltou, de maneira especial, o envolvimento das mulheres em diversas áreas, seja no campo profissional, social ou familiar, e a importância de valorizar e promover a igualdade de gênero em todos os setores da sociedade.

As homenageadas, Maria Milhomem e Denisa Carvalho, também emocionaram os presentes ao compartilharem palavras de gratidão pelo reconhecimento recebido da Casa de Leis. Ambas expressaram, com muita emoção, o quanto este momento foi especial, ressaltando a importância do apoio e do reconhecimento público para o fortalecimento da luta das mulheres na cidade.

A noite seguiu com muita emoção, com as homenageadas expressando sua gratidão e falando sobre os desafios superados ao longo de suas trajetórias. Ao final, um coffee break foi servido, e o evento se encerrou com registros fotográficos que eternizaram a memória dessa celebração.

Compartilhe no:

Relacionados