Tocantins - 29/10/2020 - 22:10

APARECIDA: Vereadores debatem pandemia durante primeira Sessão Legislativa

Postado em 02/09/2020

Compartilhe no:

A primeira sessão legislativa do semestre ocorreu nesta quarta-feira, 2. Os vereadores ouviram a equipe da Secretaria de Saúde, que prestou contas das ações relativas ao quadrimestre.

“A Covid-19 é uma doença que você não pode receber ninguém, nem estar perto de alguém, e aí que você sente o quanto é difícil, porque não há nada melhor para o ser humano que receber o carinho na hora mais difícil

O Poder legislativo de Aparecida do Rio Negro deu início aos trabalhos do segundo semestre de 2020 nesta quarta-feira, 2. O atraso de um mês ocorreu devido a cinco integrantes da equipe da Câmara terem sido contaminados pelo coronavírus. Três vereadores tiveram a doença e se recuperaram, e dois funcionários ainda estão em tratamento. Os vereadores também aguardavam a liberação do prédio, que passou por uma reforma durante o recesso legislativo.

Presidente reforça apoio a Equipe da Saúde

O presidente Neto Tavares deu as boas-vindas aos demais parlamentares. “Quando vocês depositaram a confiança em mim para eu ocupar esse cargo por um ano, prometi que me esforçaria para cumprir esse papel. Deus me deu força para realizar essas melhorias e gerar mais condições de trabalho para todos. Sem vocês nobres parlamentares, nada disso teria acontecido. Fizemos o melhor para fazer essa sessão hoje. Quanto à situação do nosso Município, reitero que o pessoal da saúde tem se esforçado, batalhado. As pessoas é que não estão fazendo a parte delas. Não é hora de brincar, mas de levar mais a sério”, comentou.

Vereadores que testaram positivo

Covid-19

A sessão foi marcada pelos depoimentos dos vereadores que tiveram a doença, e pelo apelo dos demais parlamentares à população, quanto às medidas de prevenção, além da satisfação de todos pela revitalização do prédio. Na ocasião, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve presente, quando a secretária Sebastiana Luzia prestou esclarecimentos quanto às medidas tomadas em combate  ao coronavírus e a prestação de contas quadrimestral.

Presente na sessão, o vice-prefeito Sérgio Felicíssimo (PSD) demonstrou sua satisfação em   ver a união dos parlamentares em torno do bem comum. “É uma satisfação e honra estar participando dessa sessão e ver a restauração da Câmara. Participei dessa casa, na qual fui presidente por dois mandatos e era um sonho essas implementações, também fizemos algumas. Nesse término de mandato quero desejar também boa sorte a todos os vereadores, e aqueles que vão disputar mais um mandato”, salientou.

Participação

O vereador José Maria Ribeiro, que passou pelo tratamento contra o coronavírus, enfatizou sua gratidão em ter superado a doença. Testei positivo pra coronavírus, e só tenho a agradecer aqueles que oraram, que hoje estou curado, é uma doença perigosa, mas saí dela. A minha família está quase toda contaminada, e a Saúde cuidou muito bem da gente. “Quero aproveitar e parabenizar o Presidente por essa belíssima reforma que fez nesta casa, ficou muito bonito.”, disse ele.

O parlamentar Leonardo Alves usou a tribuna para parabenizar a equipe de saúde e salientar a importância da prevenção. “Quero parabenizar os profissionais da saúde que tem se empenhando nesse momento difícil para evitar o coronavirus aqui na cidade. Parabenizar também o presidente pela reforma desta casa. Estávamos naquela câmara cheia de problemas, e vossa excelência fez uma reforma e está de parabéns. A gente sabe a situação do município não está fácil quanto ao coronavirus, por ser um município pequeno, aumentou bastante nos últimos dias. Queria alertar a população para que tome os devidos cuidados. Parabenizo os vereadores José Maria, Jucileide Lino e Jorge Brasil que testaram positivo e hoje estão aqui bem. Que a população faça o seu papel de pensar também no próximo, e não ficar andando sem pensar nas outras pessoas”, disse.

Preocupada com a situação do Município, Jucileide Lino  também ressaltou que a população precisa se prevenir. “O boletim só aumenta a cada dia, eu tive o covid, minha família teve, e passo aqui na praça e vejo tantas pessoas aglomeradas e sem máscara, me entristeço com isso, pois sei que assim vai aumentar. As pessoas brincam e isso nos preocupa. Muitos não entendem que tem pessoas assintomáticas, e agora já estamos em transmissão comunitária. Vamos pensar no outro, se você acha que você é suficiente para enfrentar a doença, mas pense no outro”.

Também já curado da doença, Jorge Brasil, deixou seu recado de quem já passou pelo tratamento. “Parabenizar o presidente da Câmara pelo belo trabalho da reforma que com certeza ficou bom, para recebermos a população, porque aqui é a Casa do povo. Assim como o colega José Maria, eu também sofri e não é bom. Quero agradecer a equipe de saúde que me ligou e atendeu todos os dias. É uma doença que você não pode receber ninguém, nem estar perto de alguém, e aí que você sente o quanto é difícil, porque não há nada melhor para o ser humano que receber o carinho na hora mais difícil. Dizer à população que é preciso se prevenir. A situação é terrível e pedimos ao povo aparecidense que tome os devidos cuidados para que não chegue ao extremo”, comentou.

Kedson Brito demonstrou sua preocupação quanto à pandemia e à situação dos moradores vulneráveis. “Graças a Deus vocês se recuperaram desse vírus, tenho comigo que tudo aquilo que tem acontecido vem trazer um aprendizado. Lá atrás quando essa casa de leis cobrou medidas duras, fomos pressionados. Conseguimos por muitos dias postergar que esse vírus não chegasse, mas infelizmente a realidade bateu à porta. Estamos passando por um momento muito difícil, estão afetando a saúde financeira de empresários. Estamos caminhando a passos largos para uma crise humanitária. Muitos da gestão estão de lados opostos, mas temos que pautar políticas públicas para a população carente”.

As aglomerações também foram pontuadas pelo vereador Dorivan Lacerda. “O pior que existe da covid é quando se morre, nem seus entes queridos podem chorar, ninguém pode ver. É tão importante evitar aglomerações de pessoas. A Secretaria de Saúde tem trabalhado e acho que deveríamos ter barreira sanitária todos os dias”, disse ele.  

As reformas de pontes realizadas e outras solicitações foram feitas pelo vereador Luciano Machado (PSD).  “Eu quero parabenizar a Prefeitura pelo atendimento que estão fazendo, a galeria da Avenida Sebastião Vasconcelos. E também da ponte da dona Antônia, que foi realizada. As extensões de rede também que estão sendo concluídas. Fiz uma indicação destinando uma das retro-escavadeiras para abertura de cacimbas na zona rural, e esse projeto vai viabilizar abertura de tanque de peixe, e trazer um técnico para orientar o pessoal. Vamos viabilizar  e melhorar ainda mais a vida do produtor rural. Estamos felizes em voltar a trabalhar nesta casa bonita”, ressaltou.

[

 

Compartilhe no:

Relacionados