Tocantins - 16/06/2024 - 11:06

Folha do Jalapão

APARECIDA:
Assistência Social leva autoestima e descontração a mulheres do Paif em Roda de Conversa

Postado em 08/03/2023

A equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) buscou demonstrar o valor de cada mulher que é acompanhada pelo Serviço de Proteção Integral à Família (Paif e SCFV). O momento de descontração também elevou a autoestima das participantes

A igualdade de direitos, valorização feminina, elevação da autoestima e muita descontração fizeram parte de um encontro especial realizado nesta terça-feira, 7, véspera do Dia Internacional da Mulher, em Aparecida do Rio Negro. A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma Roda de Conversa às mulheres acompanhadas pelo Serviço de Proteção Integral à Família (Paif), no Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Maria Amélia Tavares.

O local foi decorado com homenagens para demonstrar a importância de cada uma em suas famílias e na sociedade. Todas puderam fazer registros fotográficos no painel decorativo, elevando a autoestima das sete participantes que pertencem às 12 famílias acompanhadas pelas técnicas do Cras.

Um café da manhã foi servido às convidadas, que puderam também participar de dinâmicas, entre elas a brincadeira “Pra quem você tira o Chapéu”, que de forma descontraída teve o objetivo de mostrar às mulheres a importância, a beleza única e o amor próprio que deve estar presente em cada uma. Risos e muita descontração marcaram o momento.

A roda de conversa também foi um momento de esclarecimento quanto aos direitos femininos adquiridos ao longo da história, para que as participantes também possam estar atentas caso esses direitos sejam violados, como violência doméstica, relacionamentos abusivos e desigualdade de gênero.

A secretária municipal de Assistência Social, Luísa Marques, disse que o momento foi positivo por ter conseguido levar às mulheres uma temática importante. “Esse evento foi uma forma de abordar a valorização das mulheres do Paif, pois são famílias vulneráveis atendidas pelo Cras. Hoje o encontro foi voltado para a autoestima e a valorização do ego feminino, de uma forma mais descontraída e atraente”, disse Luisinha.

Para a coordenadora do Cras, Priscylla Araújo, as mulheres merecem a homenagem, principalmente as que encontram forças para lutar por seus objetivos todos os dias. “Essa roda de conversa foi muito importante por ser um público que acompanhamos de forma especial, elas se sentiram bem, à vontade, muitas se emocionaram e viram a sua importância. São mulheres guerreiras, que buscam ter força para levantar todos os dias, e isso nos deixa muito felizes”, destacou.

Além das dinâmicas e roda de conversa, as participantes receberam mensagens da equipe. Durante o encontro também foram apresentadas as novas integrantes da equipe técnica do Cras.

Compartilhe no:

Relacionados