Tocantins - 15/04/2021 - 02:50

Aparecidense Medalhista de Matemática é aprovado em 1º lugar em curso de engenharia da UFT

Postado em 05/12/2020

Compartilhe no:

Ex-aluno da Rede Municipal de Ensino de Aparecida do Rio Negro, o estudante Tácio Araújo Sales, 18 anos, medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), aluno do Colégio Estadual Meira Matos, conquistou o 1º lugar na ampla concorrência para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Para obter essa conquista, Tácio elaborou uma agenda de estudos desde a 1ª série do ensino médio. Tanto os educadores da escola como a família comemoraram essa importante vitória.

O aluno foi premiado diversas vezes pela Rede de Ensino Municipal e Estadual. A aprovação foi por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2020.2, da UFT, que levou em consideração exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2018 ou 2019.

Tácio sempre contou com o apoio dos pais, José Alacio de Cerqueira Sales e Rozilene Araújo da Cunha Sales José, que prepararam na casa um espaço para que o filho tivesse tranquilidade nas horas de estudos.

O estudante conta como elaborou a agenda de estudos. “Adotamos uma rotina em casa e na escola, com o objetivo de me aperfeiçoar a cada dia. A finalidade era ter um estudo produtivo, que atendesse às competências exigidas nos vestibulares. Então, sempre busquei conhecer mais as provas para otimizar o meu desempenho e buscar a melhor eficiência na aplicação dos conteúdos que estudava diariamente”, frisou.

Tácio fala de suas expectativas na vida acadêmica. “Passar numa universidade federal é gratificante, ainda mais nessa posição, porque coroa um trabalho que vem sendo realizado há três anos com muita dedicação e muita garra. Porque para passar num vestibular a gente tem que se doar muito e sabemos que isso é só o começo. Vamos continuar tendo um desempenho eficiente nos estudos para conseguir ter uma excelente graduação e ser um profissional de qualidade no futuro”, comentou.

“Este é um momento de muita alegria e gratidão”, destacou Rozilene, mãe de Tácio e tia do estudante Luís Felipe Oliveira Cunha, 17 anos, aprovado em Filosofia na UFT.

Aprovados no curso de Filosofia

Quem também está comemorando a aprovação na Universidade Federal do Tocantins são os estudantes Luís Felipe e Keyllane Pereira da Silva, 17 anos. Ambos conseguiram uma vaga no curso de Filosofia pelo mesmo processo seletivo que Tácio. “Eu nem imaginava que ia ser aprovada, fiquei surpresa”, contou Keyllane, que já se prepara para essa nova fase da vida.

“Para mim é uma grande chance para começar a fase de vida adulta. Com essa conquista creio que posso conseguir muito mais”, afirmou Luís Felipe.

Diretora da unidade de ensino onde os jovens estudam, Angela Barbosa Tiago ressaltou a importância do trabalho integrado entre todos da equipe escolar e a relação da família com a escola. “Os resultados de aprovação dos nossos alunos é motivo de orgulho e, ao mesmo tempo, evidencia a qualidade do ensino da Escola Meira Matos. Esses estudantes se dedicaram bastantes aos estudos em casa, principalmente nesse período de pandemia e isso reforça a parceria entre a unidade escolar e a família. Quando a família ajuda os filhos no processo de aprendizagem, os resultados sempre são bons”, explicou Angela.

(Com informações da Secom-TO)

Compartilhe no:

Relacionados