Tocantins - 24/06/2024 - 14:04

Folha do Jalapão

Apoio de Wanderlei Barbosa pode ser decisivo nas eleições na maioria das cidades tocantinenses

Postado em 29/04/2024

Dezenas de pré-candidatos a prefeito têm buscado alinhamento com o governo.

Com a popularidade em alta, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) pode ajudar a definir as eleições deste ano na maioria dos 139 municípios tocantinenses.

Mesmo após dois anos e meio de gestão, Wanderlei segue bem avaliado pelo povo tocantinense e sem sinais de desgaste político. Com um jeito simples e cativante, o governador sai abraçand as pessoas por onde passa, das Serras Gerais, na região sudeste, ao Bico do Papagaio, no extremo norte do estado.

PORTO NACIONAL

Não à toa sua presença é requisitada com muita frequência para fortalecer a campanha dos correligionários, como em Porto Nacional, que tem como pré-candidato do Republicanos o deputado federal Antônio Andrade. Os dois inauguraram juntos o novo posto do Sine no distrito de Luzimangues, que tem cerca de 30 mil habitantes.

O mesmo pode-se dizer de Araguaína, na região norte do Tocantins, que tem como pré-candidato do Republicanos o deputado estadual Jorge Frederico. A cidade recebeu a visita de Wanderlei durante dois dias, quando realizou a abertura da Feira de Negócios Época e lançou o serviço de transferência de veículos sem a cobrança antecipada do IPVA. Além disso, o governador participou de duas reuniões políticas para reforçar a campanha de Jorge.

ARAGUAÍNA

Em Araguaína inclusive, causou frisson nos aliados e um muito receio nos adversários a notícia de que o governador pretende alugar um imóvel na cidade para receber prefeitos da região norte do estado e do Bico do Papagaio rotineiramente. O espaço terá duas funções: a primeira é reforçar a campanha dos pré-candidatos na região e a segunda é encurtar a distância para os prefeitos que frequentemente vão até Palmas para buscar benefícios para seus municípios, mas que em alguns casos chegam a gastar dois dias inteiros para ir e voltar para as suas cidades. De Esperantina, no Bico do Papagaio até Palmas, por exemplo, são mais de 1.400 quilômetros de distância somando ida e volta para a capital. 

PALMAS

Em Palmas, seu principal reduto eleitoral, o apoio de Wanderlei será igualmente decisivo e é o único fator que pode definir as eleições ainda no primeiro turno. As pesquisas mostram que cerca de 40% dos eleitores afirmam que votariam em um candidato ou candidata apoiados pelo governador. Apesar de o Republicanos não ter construído um candidato próprio visando as eleições deste ano, Wanderlei já disse que não abre mão de indicar o vice numa eventual composição.

Cidades menores, mas simbólicas, como Almas, onde o pré-candidato do partido é Goianyr Barbosa, cunhado de Wanderlei, irão receber atenção especial. O mesmo pode se dizer de Aparecida do Rio Negro, a 60 quilômetros de Palmas, que tem como pré-candidato Deusimar Amorim, amigo pessoal do governador há décadas, entre outras.

REDES SOCIAIS

Para as eleições deste ano o Republicanos tem 43 prefeitos filiados que pretendem disputar a reeleição, mais de 50 pré-candidatos a prefeito e centenas de pré-candidatos a vereador em todos os 139 municípios, além de uma quantidade ainda indefinida de pré-candidatos a vice-prefeito.

É humanamente impossível Wanderlei conseguir dar toda a atenção que os correligionários precisam. Até porque, continuará com a responsabilidade de administrar o estado e manter os indicadores sociais e econômicos positivos, que colocam o Tocantins à frente da maioria dos estados da região norte e nordeste do Brasil.

Por isso os vídeos para as redes sociais, linguagem dominada pelo governador, serão uma ferramenta importante para ele declarar o seu apoio e influenciar positivamente a intenção de voto em prol dos candidatos do Republicanos e dos partidos da base. Wanderlei é o político com mais seguidores do Tocantins no Instagram, com mais de 120 mil apenas nesta rede social, além de outras como Facebook e X (ex-twitter).

GRUPO

O governador já demonstrou em várias ocasiões que é um político de grupo e que não conduz suas ações e decisões com mão de ferro, mas com diálogo, buscando pontos de convergência. Prova disso foi a reunião realizada em março deste ano com os presidentes dos partidos da sua base eleitoral, como o PP do deputado federal Vicentinho Junior, o PL do senador Eduardo Gomes e o União Brasil da senadora Professora Dorinha, no qual Wanderlei deixou claro que vai respeitar o espaço dos partidos. Onde não for possível uma convergência por um único nome a disputa ficará restrita ao campo municipal, se encerrando tão logo ocorra o pleito de outubro.

O vice-governador Laurez Moreira, presidente estadual do PDT, não participou da reunião devido a compromissos na agenda, mas está igualmente alinhado com a política administrativa e eleitoral de Wanderlei, demonstrando uma sinergia nunca antes vista na história do Tocantins entre um governador e seu vice.

EXPECTATIVA

Para o grupo do Palácio Araguaia, a expectativa para as eleições municipais deste ano não poderia ser melhor, com o Republicanos e os partidos da base governista saindo extremamente fortalecidos das urnas, o que vai garantir uma sintonia ainda maior entre estado e municípios, pelo menos até o fim da gestão Wanderlei Barbosa em 2026.

Fonte: Af Notícias

Compartilhe no:

Relacionados