CÂMARA DE SANTA TEREZA: Vereadores apreciam e aprovam projetos de lei durante sessão

por Wenina — 11/06/2024 às 12:14 — em Cidades, Destaques

Além das apreciações, os vereadores falaram sobre a melhoria da qualidade da água da Comunidade Barra do Aroeira.

A sessão plenária da Câmara Municipal de Santa Tereza do Tocantins desta segunda-feira, 10, foi realizada com a presença do presidente, Jonas Barreira, além dos vereadores Jurimar Rodrigues, Severino Criqueira, João Lourenço, Domingos Andrade e João Leite. No plenário os vereadores aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 002/2024, de autoria do Poder Executivo Municipal, que cria a Ouvidoria Municipal. Já o PL nº 03/2024, que dispõe sobre a criação dos fundos dos direitos da criança e adolescentes de Santa Tereza do Tocantins, foi colocado em apreciação.

O presidente Jonas Barreira também colocou em apreciação o PL que dá o nome do ex-vereador Marcelino Campos ao Plenário da Casa de Leis, que está sendo instalado. Jonas Barreira usou a tribuna para prestar condolências pelas pessoas que faleceram recentemente na cidade.

Ele ainda falou sobre as festividades do aniversário do Município, que movimentaram a economia. “Tivemos um final de semana de muita festa e muita gente ganhou com isso, aqueles que estavam com suas mercadorias para vender, aqueles que foram para se divertir. Parabéns a todos os envolvidos no 35º aniversário de Santa Tereza”, declarou.

Solicitações

Entre os assuntos abordados pelo vereador Jurimar Rodrigues, esteve o Plano de Cargos e Carreiras (PCCR) dos profissionais da Educação. Ele sugeriu que a Gestão Municipal entre em diálogo com os professores. “Na próxima segunda-feira a classe da educação vai vir à câmara para tentar resolver, se não os procurarem até esse dia”, comentou. O parlamentar também pontuou a qualidade da água que abastece a Comunidade Quilombola Barra do Aroeira.

“O problema está sendo a sujeira da água saindo das torneiras, sendo que já venceu os três meses de créditos para as pessoas começarem a pagar a água, e como nós vamos pagar uma água suja? Nossa comunidade foi à ATS para mostrar que tem alguma coisa errada. Não tem como as pessoas serem sadias com uma água dessa, a gente se preocupa”, pontuou Jurimar, que solicitou ainda o encascalhamento das vias da localidade.

Além de parabenizar pelas festividades da cidade, o vereador Severino Cirqueira, também usou a palavra para reforçar o pedido à ATS, sobre a água ofertada à Comunidade. “O caminho mais viável quanto à ATS é ir junto com o prefeito até lá, pois não é justo a comunidade pagar uma água suja. Sobre a Educação do PCCR, juntos nós temos que buscar uma saída e isso precisa de uma reunião com todas as partes, é um direito deles e nós temos que apoiar”, destacou.

O vereador João Lourenço usou a sua fala para abordar uma dívida do Município . “Quero dar ciência a todos, sobre uma empresa prestadora de serviço do município, a Prospan Construtora, que fez algumas ruas da cidade. Foi feito um termo de aditivo em 2022, com o valor de R$ 200 mil, para ser pago assim que concluiu a obra, que tem um ano inaugurada, e a empresa lamentando que a Prefeitura nunca pagou. Creio que parte desta câmara já sabe desse débito e lamento mais uma vez, uma falta de planejamento, e o prejuízo que vai ter no futuro. Nosso prefeito tem as contas de 2021 rejeitadas e da forma que vai, se não tiver responsabilidade, vamos ter os quatro anos com todas as contas rejeitadas”, declarou.

Domingos Andrade questionou quando serão realizadas as manutenções das estradas vicinais da Região do Felicíssimo. O vereador João Leite reiterou que a Prefeitura está com problemas nas duas motoniveladoras, e assim que for solucionado vai iniciar os serviços na região.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas oferece 60 vagas em cursos de Inteligência Artificial e Social Media para jovens de 16 a 29 anos

Qualificação é gratuita e oferece auxílio-transporte, lanche e materiais de apoio A...

Número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito faz Prefeitura de Palmas avaliar oferta de ortopedia nas UPAs

Em 2025, quase 6,4 mil pacientes foram regulados os hospitais Medical e...